F L X G

Quem Somos

Adriana Vieira - doula - educadora perinatal e instrutora de yoga

Mãe de 3 filhos: Dorinha, 4 anos (2017), Thales, 24 e Aline 26 anos, e realizei o sonho de meu VBA2C (vaginal birth after 2 cesarians) em 2013 aos 42 anos.
Sim, tive um parto normal após 2 cesárias… e tudo isso aconteceu após grandes mudanças na minha vida pessoal e profissional, quando aprendi uma nova visão do mundo…sobre o nascimento amoroso, sobre o bem estar que a prática de yoga pode nos trazer, sobre a vida em si. E isso começou depois de uma viagem ‘a India (2003) e se afirmou depois de outra viagem…pra Holanda (em 2005)…e muita água rolou, lágrimas, de felicidades e tristeza também…

Sou jornalista de formação (1993), radialista (1999) e tradutora intérprete (Colégio do Carmo-1992 e Cost Caroline Community College-USA-1998), e durante 15 anos atuei nessa área com muito amor. Trabalhei 12 anos em assessoria de imprensa, e durante esse período fui também produtora do Programa Estação Saúde do Dr Drauzio Varela, por 8 anos em SP, onde aprendi muito sobre saúde (e doenças tbém) e bem estar.

Mas sempre tive duas outras grandes paixões em minha vida:
Yoga e autoconhecimento.
Nessa minha caminhada de autoconhecimento, aprendendo e praticando yoga (desde 1991), busquei saber mais sobre o corpo e a mente.
Pratiquei Yoga com prof Kalidas Nuyen e Regina Ehlers em SP, depois (ainda em SP) conheci o Prof Marcos Rojo, Shimada, Celeste, e caminhei muito com eles. Em Santos pratiquei Haha Yoga com Nancy Toledo, minha mestra e grande amiga, e quem ensinou a me aprofundar nos estudos filosóficos. Outra grande mestra e querida, Aracy, que tanto me ensinou também. Fiz cursos com Pedro Kupfer e Prof Hermógenes, e estudei meditação…de vários tipos, com Stephen Little Manjupriya, depois Vipassana e a Samarpan…
Foram dezenas retiros do silêncio, frequentei e levei muitas alunas pra Nazaré Paulista, Artemísia (Parelheiros), Centro Mandala (Atibaia), a Pró Vida (que iniciei aos 11 anos em SP e Araçoiaba), Saint Germain, Reiki, e estudei os florais, ervas medicinais, astrologia, numerologia, a Kabalah, moxa, e não me canso de estudar e aprender…adoro!

Enfim, foram muitos cursos e que hoje percebo o quanto complementam minhas atuais profissões :
Doula, instrutora de yoga e educadora perinatal.
E o jornalismo sempre me ajudou no meu trabalho como Doula ( já que primeiramente a doula fornece informações ), e acredito muito, que nada na vida se perde, e tudo serve pra agregar…conhecimento é sempre bom!

Como jornalista-doula fiz também muitas entrevistas com o pessoal da humanização: Fadynha (a primeira doula do Brasil), Mary Swartz, parteira holandesa, Marilia Largura, parteira e autora do livro: Assistência ao Parto no Brasil, Janet Balaskas, fundadora do Parto Ativo Brasil e do Active Birth Centre em Londres e autora do livro Parto Ativo, Clé Souren, instrutora de Inyengar Yoga em Amsterdam, entre outros.

Viajei pra India em 2003 pela primeira vez, pra conhecer mais sobre Yoga e a medicina Ayurveda. De lá pra cá as coisas realmente começaram a me encaminhar pra uma nova jornada…em 2004 fiz minha primeira formação em Haha Yoga (FMU_SP), e em 2005 fui para Holanda estudar Inyengar Yoga. Mas foi nessa viagem que conheci por lá uma instrutora de Yoga pré natal e para casais, e de lá voltei completamente mudada…na forma de ver o nascimento.

Voltei pra Holanda muitas vezes depois e por lá fiz vários cursos sobre yoga pré-natal e como ministrar cursos para casais grávidos. E em 2009 ministrei meu primeiro curso aqui no Brasil…com o título:
Curso de Preparo Para os Casais Grávidos com técnicas de Yoga, e não parei mais….

A Formação de doula aconteceu no mesmo ano, e nessa fase eu abri a
sede da Namaskar Yoga. E lá ministramos vários cursos: yoga, yoga pré-natal, baby yoga, yoga para adultos, massagem, moxa, shantala, ensinamos banho de ofurô, chá de bençãos, musicalização pra bebês, introdução alimentar, meditação, e cursos como o Preparo Para o Parto, aulas de Doulagem e a Capacitação de Doulas, que iniciamos em 2012.
Trouxemos muitos cursos com profissionais renomados, como a autora do livro Parto Ativo: Janet Balaskas ( que mora na Inglaterra), e Dona Francisca, parteira da tradição, que mora no Acre e veio compartilhar seus conhecimentos sobre ervas, aromas, florais, etc.


Em 2013, grávida de Dorinha (4 meses de gestação) fiz
nova viagem pra Índia pra aprofundar alguns conhecimentos em relação aos cuidados com a mulher e saúde da gestante, e passeamos muito juntas também, rsrsrs.

Como doula (desde 2009) acompanhei cerca de
400 partos, entre hospitalares e domiciliares, em diversas regiões do Brasil: São Paulo, Santos e Baixada Santista, além de Bragança Paulista, Socorro, Atibaia e região do circuito das águas e ainda em Extrema (Minas Gerais) e arredores. Com profissionais renomados e equipes fantásticas com quem também aprendi muito. O primeiro domiciliar foi com a Dra Betina e dona Francisca, uma parteira indígena, e o Cacá, pediatra. Depois foram muitos e muitos partos com a obstetra humanizada Izilda Pupo, Gilberto Mello, Maria Virginia Oliveira, entre outros que atuam em Santos. Na região de Atibaia, Bragança e circuito das águas, com a Dra Sylvia Freire, e a parteira Ioná Souza, e em Sp fiz minha estréia com Dr Braulio Zorzella e a pediatra Márcia Zani.

Coordeno os eventos gratuitos,
Rodas de Mães e Pais, que desde 2012 acontecem ( e estão online em nosso canal do You Tube), e já trouxe grandes nomes da humanização, como a pediatra Keiko Teruya (consultora de amamentação da Unicef), a obstetra Izilda Pupo (coordenadora do Projeto Parto Adequado em Santos), Gilberto Mello (obstetra humanizado, membro da ReHuNa), e Janet Balaskas, autora do livro Parto Ativo, e fundadora do Active Birth Centre em Londres.

Nessa ocasião fui convidada por
Janet Balaskas a participar de seu livro contato meu relato de parto e também como doula de um parto domiciliar (ambos estão na nova edição do livro)

Hoje, trabalho exclusivamente como Doula, instrutora de yoga pré natal e escrevendo textos sobre esses assuntos, pra que possamos juntas mudar a maneira de nascer!!!

Esse anos vamos ter muitas novidades online que estão saindo do forno…aguardem!


- Colaboradora dos blogs: Guia do bebê, Clube da Fraldinha, Amor de Mãe de A Tribuna, Loja online Grão de Gente e Namaskar Yoga blog

- Palestrante em cursos para gestantes e para casais grávidos: Unimed, Hospital São Lucas, Clinica Mar Saúde, Clinica Afetus.

- Assessoria e cursos sobre o uso de carregadores de bebês - slings/wraps babywearing - particular e em cursos para gestantes e casais grávidos bem como na Namaskar Yoga, e ainda curso de Shantala (massagem em bebês), e banho de ofurô (veja mais em nosso canal do You Tube, inclusive um banho ao vivo)


Curriculum Vitae

Formação Acadêmica:

1993 - Bacharel em Comunicação Social - jornalismo - Universidade Católica de Santos

1999 - Radialista Senac SP

2004 - Extensão em Yoga I - FMU SP
2005 - Extensão em Yoga II - FMU SP
2006 - Pós Graduação Latu Sensu em Yoga - FMU SP

University of Cambridge - Inglês Fluente



Formação Complementar:


maio 2002 - Curso de Programação Neurolinguística (PNL) - Carlos Eduardo Xavier ( master em PNL) - 32 horas

dezembro 2005 - Curso de Inyengar Yoga para Casais Grávidos em Amsterdam - Holanda

junho 2009 - “Como montar uma aula de Yoga para Gestantes” - com Prof e doula Carmen Perez - realizado pelo Yoga Shivalaya (SP)

setembro 2009 - “Curso de Formação de Doulas” - GAMA (32 horas)

maio 2009 - “Curso de Formação em Yoga para Gestantes - GAMA (20 horas)

julho 2009 - Summer Inyengar Yoga Workshop in Amsterdam ( 50 horas)

agosto 2009 - Yoga Kuruntha - Osnir Cugenotta - Yoga Shivalaya

outubro 2009 - Formação em Yoga para Crianças - Esther Mazzola e Marcos Rojo (SP)

maio 2010 - Curso de Formação de Professores de Shantala - GAMA (14 horas aula)

maio 2010 - Curso de Formação em massagem para gestantes - "Garbhini Abhyanga” GAMA

junho 2010 - Formação de Yoga aplicada ‘a Criança e Adolescentes - Appana Mind (SP) - (84 horas)

novembro 2010 - III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento ( Brasília DF) ReHuNa - (30 horas) - 8a Encontro de Doulas - 2o Encontro Internacional de Doulas

fevereiro 2011 - Curso de Formação em Yoga para Crianças - com Rosa Muniz e João Soares do Yoga com histórias

abril 2011 - Certificado Profissional em Parto Ativo Mod I - Janet Balaskas - Active Birth Centre (24 horas)
abril 2012 - Certificado Profissional em Parto Ativo Mod II - Janet Balaskas - Active Birth Centre (30 horas)
abril 2012 - Certificado Profissional em Parto Ativo Mod III - Janet Balaskas - Active Birth Centre (30 horas)
Instrutora de Yoga pré-natal certificada pelo Active Birth Centre - London

julho 2011 - Workshop “ Parto: como se livrar das armadilhas” - Dr Michel Odent (autor do livro O Renascimento do Parto) - realização Casa Jaya e- certificado da “Primal Health Research” (www.wombecology.com)

set 2011 - Simpósio Estados da Consciência: Encontro entre o Saber tradicional e o científico (SP) - participação : Dalai Lama - realizado pela Palas Athena com correalização do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein ( 6 horas).

julho 2012 - Encontro Nacional de Parteria Urbana em Sorocaba SP- ReHuNa - Ricardo Herbert Jones (presidente da Enapartu)

setembro 2012 - “O Poder do Discurso Materno” - Psicoterapeuta Laura Gutman organizado por Ligia Moreira Sena ( a cienteista que virou mãe ) e Juliana Carullion (mommysuci) em SP - (4 horas)

2013 - Curso de meditação - Professora Lia Diskin - Palas Athena SP

maio 2013 - Curso de Yoga pré-natal - Shivalaya Yoga - Laura Cavalcanti ( posturas para gestantes)

junho 2013 - “Curso de Formação de Educadoras Perinatais” - GAMA (48 horas)

maio 2014 - I Simpósio Internacional de Assistência ao Parto: Ciência, Cuidado e Tecnologia (SP)

maio 2014 - Oficina “Resolvendo Distócias: assinclitismo, posterior persistente, transversa persistente e outras posições anômalas de nascimento”, com Elizabeth Davis (EUA) - GAMA (8 horas)

maio 2014 - Oficina “Redefinindo e resolvendo partos que são considerados dissociados, com Naoli Vinaver (4 horas)

novembro 2014 - “ Curso de Capacitação para a Assistência ao Parto Domiciliar” - GAMA (24 horas)

novembro 2014 - Curso de Emergências Obstétricas - GAMA (8 horas)

novembro 2014 -Treinamento em Reanimação Neonatal , por Karen Strange (EUA) _ GAMA - (8 horas)

junho 2015 - II Simpósio Internacional de Assistência ao Parto: Ciência, Cuidado e Tecnologia : Ciência, Tempo e Espaço de Nascer (SP)

junho 2015 - Oficina “Recursos não farmacológicos para a dor do parto”, com Naoli Vinaver (4 horas)

agosto 2015 - Yoga na Preparação para o Parto - SP - Janet Balaskas Acitve Birth Centre)

novembro 2015 - única doula a participar do “Curso de Qualificação Multiprofissional” : Fortalecimento a Melhor Prática e Saberes na Atenção Obstétrica” (12 horas - Santos) - Projeto Parto Adequado - ANS



Principais Atividades:


2009 - Voluntária no “Projeto Menina Mãe” em Santos - ministrando aulas de yoga pré-natal, shantala e elaborando textos para o site do Projeto

2009 - Colunista do site “Plena Mulher” - matérias sobre Yoga, parto, gestação, entre outras.

2009 - Colunista do blog “Yoga pela Paz” - cobertura em: 2009, 2010, 2011, entre outras matérias

2009 - Matéria Revista Prana Yoga Journal - Reportagem especial de Amsterdã para a revista - “Yoga em solo holandês”

2009 - Edição 20 da revista Prana Yoga Journal - Caderno Guia do Iniciante - matéria assinada em parceria com Marcos Shultz (Florianópolis), Nancy Toledo (Santos).

novembro 2009 - 1a Coordenadora voluntária do Cinematerna em Santos (sessões de cinema pra mães com bebês)

2010 - Colunista do Portal “Guia do Bebê” - matérias sobre shantala, exercícios de yoga pré-natal para o parto, relatos de parto, entre outras

2010- Colunista Revista impressa “Viver Integral”

maio 2010 - Matéria especial pra Revista W Run - Yoga + Corrida

setembro 2010 - Participação no evento SESC - “Santos pela Vida” - aula de yoga para pais e filhos

2011 - Entrevistas na Tv Globo, no Programa de Ana Maria Braga falando o trabalho da doula, juntamente com Janet Balaskas (autora do livro Parto Ativo)

março 2011 - Participou do Programa da Eliana (SBT) ministrando aula de Baby Yoga ao vivo

maio 2012 - Idealizadora das Rodas de Mães e Pais da Baixada - encontros mensais e gratuitos para gestantes e companheiros, na Namaskar Yoga- e online - ver grupo no facebook e as Rodas online em nosso canal do You Tube

maio 2012 - SBT faz matéria com a doula Adriana Vieira e sua alunas de Yoga pré-natal - a importância do yoga e da doula no preparo para o parto

junho 2012 - Primeira notícia no portal G-1 sobre o Baby Yoga na cidade de Santos

2012 - Primeira matéria no Jornal A Tribuna sobre o incentivo ao parto normal e natural em Santos - Parto de Alexandra Dardaque (na banheira de parto), doula Adriana Vieira, médica Izilda Pupo

2012 - Portal Saúde Med divulga matéria sobre a importância do Yoga pré-natal, com Adriana Vieira doula

julho 2013- 1a. matéria no Jornal A Tribuna sobre nascimento humanizado - com Adriana Vieira e Dora (com 16 hs de nascimento)- “Nascendo pelas mãos da natureza”

julho 2013 - Matéria no Jornal Expresso Popular - Semana Mundial de Aleitamento Materno - com Adriana Vieira e Dora ( com alguns dias de vida)

outubro 2013 - Participação matéria Jornal A tribuna - “Um parto que faz toda diferença”

outubro 2013 - Coordenadora da Marcha pela Humanização em Santos - SP matéria Tv Record

novembro 2013 - Palestrante no evento “Empreendedorismo Rosa”, Ciranda com p: elas inspiram, realizam e empreendem, organizado pelo TIP - “Semana Global de Empreendedorismo.

março 2013 - Homenageada pelo Dia da Mulher - matéria no Jorna A Tribuna

abril 2014 - Participação do protesto em Santos, contra o fechamento de maternidade ( conseguimos mantê-la aberta: eu e dezenas de mulheres ativistas)

abril 2014 - Participação na audiência pública sobre o atendimento obstétrico na Baixada Santista, levando dezenas de mulheres a participar.

abril 2014- Coordenadora da Roda de Mães (evento que idealizou e produziu desde 2012) com Janet Balaskas participando em Santos, na sede da Namaskar Yoga - celebração 2 anos de Rodas

agosto 2014 - Coordenadora do evento nacional, representante em Santos - A Hora do Mamaço (Semana Mundial de Amamentação)- reunindo mais de 150 mães na rua, amamentando seus bebês ( matéria G1 entre outros sites e TVs locais), participação Dra Keiko Teruya (pediatra), Sandra Abreu (enfermeira e consultar em amamentação)

agosto 2014 - Coordenadora do evento nacional, representante em Santos - A Hora do Mamaço (Semana Mundial de Amamwntação)- reunindo mais de 200 mães na rua, amamentando seus bebês ( matéria G1 entre outros sites e TVs locais) - participação - Dra Keiko Teruya (pediatra), Sandra Abreu (enfermeira e consultar em amamentação)

2014 - Idealizadora da I Roda de Gestantes em Bragança - Jaya Yoga

novembro 2014 - Participante XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno - Enam, e do III Encontro de Alimentação Complementar Saudável (Enacs) em Manaus (AM)

maio 2015 - Idealizadora da I Exposição de Fotos de parto e nascimento por Namaskar Yoga - matéria Santa Cecilia Tv - Caderno Regional

outubro 2015 - Mediadora e palestrante do I Encontro de mães blogueiras da Baixada - Shopping Litoral Plaza - PG

maio 2015 - Colaborou na luta da aprovação da Lei da Doula em Santos- SP -
nº 3.134, aprovada em 25 de março de 2015 (ver matéria Jornal A Tribuna

agosto 2015 - Matéria dia da Gestante - Jornal A Tribuna - “Cheias de Vida

agosto 2015 - Instrutora assistente, colaboradora e apoiadora do evento Janet Balaskas em SP - “Workshop na Preparação para o Parto ministrado por Janet Balaskas” Acitve Birth Centre- London

agosto 2015 - Participação com seu relato de parto, e com relato de sua doulanda, Patricia Graccho, no
livro de Janet Balaskas - Parto Ativo - nova edição brasileira 2015

outubro 2015 - Idealizadora do I Curso de Capacitação de Doulas realizado por Namaskar Yoga + Anjos do Leite em Santos

outubro 2015 - Palestrante na I Integração de Doulas da Baixada + médicos representantes de hospitais - em pauta: a aplicação da Lei das Doulas

2015 - Matéria Tv tribuna (Globo) sobre violência obstétrica e o trabalho da doula - com Dra Izilda Pupo, doula Adriana Vieira, gestante katia Staszewski

novembro 2015 - Sediou a palestra da parteira indígena, Dona Francisca, na Namaskar - “Parto Natural e os saberes da Floresta”

2015 - Idealizadora da I Roda de Gestantes em Socorro - Namaskar Yoga

janeiro 2016 - Doula palestrante no curso de Formação de Doulas da faculdade Max Planck em Indaiatuba - SP

maio 2016 - Palestrante da XVI Semana de Enfermagem UNILUS, ministrando “ O Papel da Doula no acompanhamento da Gestante”

junho 2016 - Palestrante convidada - Curso de Gestante “Boas Vindas” - por Mari Visconti - Praia Grande-SP - tema: Cuidados durante a gestação e pós parto

agosto 2016 - Coordenadora do evento nacional, representante em Santos - A Hora do Mamaço (Semana Mundial de Amamentação)- reunindo mais de 350 mães na rua, amamentando seus bebês ( matéria G1 entre outros sites e TVs locais), participação Dra Keiko Teruya (pediatra), Sandra Abreu (enfermeira e consultar em amamentação)

agosto 2016 - Coordenadora do evento nacional, representante em Socorro - A Hora do Mamaço (Semana Mundial de Amamentação)- reunindo mães na rua, amamentando seus bebês ( matéria G1 entre outros sites e TVs locais),

abril 2017 - Doula convidada - I Roda de Gestantes do Projeto Parto Adequado - hospital São Lucas em Santos SP - coordenado por Dra Izilda Pupo e Marilice Chaves

maio 2017 - Palestrante na Clínica Afetus (Praia Grande - SP) - Workshop para grávidas: “Tipos de Parto e seus benefícios”

Palestras:

Palestrante mensal do curso de gestantes Hospital Benefencia Portuguesa - 2010
Palestrante curso de gestantes do Hospital Ana Costa - 2011 a 2013 - “O parto humanizado” / “O Uso dos carregadores de bebês e a exterogestação”
Palestrante mensal do curso para Casais Grávidos da Clínica Mar Saude - desde 2013 - “Shantala - massagem em bebês e o banho de ofurô”
Palestrante no curso de Gestantes da Unimed-Santos - desde 2014 - Parto e Pós parto
Palestrante no curso de Gestantes do hospital São Lucas - desde 2015 - “O preparo para o parto = corpo e mente”


Livros:


02 capítulos escritos no Livro “Projeto Menina-mãe”, sobre : Yoga pré natal e Shantala (massagem em bebês).
Participação no Livro “Parto Ativo” de Janet Balaskas (edição brasileira- editora Ground) relato de meu próprio parto (vba2c) e relato da doulanda Patrícia Graccho (da qual fui doula)
Doula e instrutora de yoga convidada a escrever Capítulo “Yoga Pré-Natal” do livro: Gestação, um encontro entre almas (editora Fe - 5a edição) da obstetra Cristiane Assis (Brasil)



Acompanhamento como doula:

Doula é uma profissional certificada, que possui técnicas para colaborar com gestante e preparada para acompanhar partos e dar suporte para a grávida ou o casal.
O suporte da doula é físico, mental, emocional, e com muitas informações. Pode ser um divisor de águas ter uma doula, pois após obter algumas informacões, a gestante realmente faz suas escolhas de acordo com sua real essência…

O acompanhamento se dá ainda na gravidez, passando pelo parto, e vai até o pós parto.
As doulas dão informações ao casal, para que possam fazer suas escolhas em relação ao parto e ao nascimento do bebê.(desde a escolha da equipe, local do parto, fisiologia do parto etc).
Nosso preparo começa com reuniões para esclarecer dúvidas, mitos e levar conhecimento. Isso traz empoderamento ao casal para que tenham o parto esperado.

Cada doula tem uma maneira singular de trabalhar, e habilidades diferentes também.
Experiência, responsabilidade, saber ouvir, ter informações, paciência, dedicação, amor ao próximo fazem parte de um bom currículo da doula.

Atendo nas regiões: Baixada Santista (litoral de SP), São Paulo capital e arredores, Circuito das Águas (Socorro, Lindoia, Serra Negra, Pedreira), Atibaia, Bragança Paulista, Campinas e região.

No meu acompanhamento completo organizo
 no mínimo 03 encontros durante a gestação para os esclarecimentos e ensinamentos, acompanho todo o trabalho de parto em conjunto com o obstetra escolhido pela gestante. Ensino a utilizar o epi-no, caso seja a escolha da gestante. Após o parto faço mais duas visitas em domicílio pra verificar a amamentação e ensinar o banho de ofurô no bebê.
Há pacotes mais enxutos e também mais extensos, de acordo com a necessidade particular de cada gestante/casal.

Contato via
whats app (13) 99787 6693
ou mail: 
info@namaskaryoga.com.br

Adriana Vieira (doula desde 2009 - cerca de 400 parto acompanhados)


Confira os relatos de partos AQUI
E participe de nossa Roda de Mães da Baixada gratuitamente. Confira
Saiba mais sobre o trabalho de DOULA
Doula é uma das profissões mais antigas, pois é um serviço utilizado durante o trabalho de parto da gestante para que esse momento seja o melhor possível para mãe, pai e bebê. Quando as antigas parteiras atuavam, as doulas eram as próprias mulheres mais velhas da família, que já haviam passado pela experiência do parto. Hoje, as doulas continuam a cumprir esse papel essencial de ajudar a gestante a passar pelo trabalho de parto com muita saúde, curtindo e aguardando bem o momento do nascimento do bebê.
A origem da palavra Doula:
É de origem grega e significa "Servir", ou seja, a doula vai servir a mulher que está grávida,vajudando-a em todos os sentidos: física e emocionalmente.
Mas esse trabalho começa ainda durante a gravidez. A doula informa, ensina, ajuda ao casal ou somente a gestante a aprender mais sobre a fisiologia feminina, sobre a importância do nascimento natural/normal para o bebê e para a mulher, e tira dúvidas e mitos que tanto assustam algumas mulheres. Esclarecer, informar, colaborar!

Saiba Mais:
Quando as antigas parteiras atuavam, as doulas eram as próprias mulheres mais velhas da família, que já haviam passado pela experiência do parto.
Hoje, 
as doulas continuam a cumprir esse papel essencial de ajudar a gestante a passar pelo trabalho de parto com muita saúde, curtindo e aguardando o momento do nascimento do bebê.
Praticou Yoga na Índia (2003 e 2013), celeiro mundial dessa filosofia, onde estudou as raízes da cultura local, além do Budismo, Hinduísmo  e Jainísmo.
Publicou matérias sobre Índia, Nepal, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, entre outros países e culturas para o Jornal 'A Tribuna'.
Jornalista, colunista de revistas e sites especializados em Yoga: 
Yoga pela PazViver Integral, Guia do Bebê,  Plena Mulher, Prana Yoga, Revista Run.
Casada, mãe de 3 maravilhosos filhos, filha de duas preciosidades!
foto: Adriana Vieira - Praticou Yoga na Índia (2004), celeiro mundial dessa filosofia, onde estudou as raízes da cultura local, além do Budismo, Hinduísmo  e Jainísmo.
Publicou matérias sobre Índia, Nepal, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, entre outros países e culturas para o Jornal
Como praticante de Yoga desde 1991 tenho aprendido muito nessa caminhada de autoconhecimento...e como instrutora de Yoga, aprendo também, mais e mais...
...e foi por isso que decidi fazer esse site: gostaria que outras pessoas como eu, tivessem a oportunidade de conhecer mais a fundo o que realmente é o Yoga.
E quero, através desse, poder dividir e somar o que venho aprendendo e ensinando nessa caminhada!
Quero ainda expressar toda gratidão que tenho por ter a oportunidade de aprender, de maneira tão bonita e clara a filosofia do Yoga com uma excelente e admirável mestra, que é nossa querida Nancy Toledo. Mestra por natureza, e um exemplo real do que é o Yoga, vivenciando na prática, no dia-a-dia o verdadeiro significado dessa brilhante filosofia!
Outros queridos mestres e amigos que me fizeram admirá-los pelo que são, e por isso, me fizeram com seus exemplos de vida, querer continuar a seguir esse caminho. Queridos: mestre Marcos Rojo, professores Shimada, Celeste e Hermógenes, entre muitos outros que conheci depois, e admiro em igual proporção, mas que não caberia nem nas páginas da internet enumerá-los agora...pois são muitos...que tenho a graça de encontrar a cada dia, nessa caminhada...como o holandês Clé Souren que através do Iyengar Yoga tanto me ensina a manter o equilibro e persistência em iguais proporções!
...alguns amigos queridos já se foram, deixaram o corpo físico, e deixaram também sementes plantadas, que estão sendo semeadas, adubadas...colhidas...meu muito obrigada especialmente ‘a Maria Julia...minha colega, que tanta força me deu pra iniciar nessa caminhada como instrutora...e me abriu suas portas, janelas, sua sala, sua família, alunas e muito mais... e outros ainda virão, e estão comigo...meus queridos alunos, que em cada questionamento, e em cada exemplo de vida e de perseverança por estarem compartilhando esse caminho, me ensinam e me mantém confiante e feliz aonde estou!
namaskaryoga - espacobemnascido foto: Adriana Vieira
E aos meus familiares, aqueles bem próximos, que estão sempre ao meu lado, em todos os momentos. Momentos difíceis, de mudanças, de crescimento, de aprimoramento. Momentos felizes, que compartilham comigo, me apoiando e acreditando em mim, no caminho que escolhi para seguir! Ao meu marido René, que soube colocar todas minhas ideias e sentimentos nesse site. Idealizador do design, e quem faz todos up dates (e não são poucos :-) meu muitíssimo obrigada por sua sensiblidade e paciência em viabilizar mais esse projeto, tão especilamente, juntos...aos meus filhos, que sempre me ajudam e me compreendem como Sou!
Que consigamos seguir em Paz, com muito Amor e Coragem para nos conhecermos sempre mais e melhor!

Meu muito obrigada a cada um de Vocês!
Namastê!

Adriana Vieira

O YOGA

Seja em Sânscrito, seja em português,
Em inglês ou em Francês,
Não é meu, nem de Vocês,
Nem hindu, nem holandês,
Não é Índia, nem Brasil,
Nem é branco, nem anil,
Se é quadrado ou redondo,
Nem me importo a tal ponto!
O que importa é o que se sente,
Ao praticar, meditar e ficar só com a gente!
De pé e deitado,
Sente, relaxe,
Deite e medite
Inspire e Expire,
Flexione ou Estique,
Não importa mais a ação,
Agora você entendeu
Que sentir é a melhor razão,
Quando se faz algo com emoção,
E que venha do fundo do coração...
Essa é a Essência do que Patanjali compilou e nos deixou!
(por Adriana Vieira)