Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Shantala- massagem oriental aproxima mãe e bebê!

- Além dos benefícios que qualquer massagem proporciona,
como a sensação de bem estar e calma, a Shantala, uma técnica vinda na Índia, é uma deliciosa maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê!
Ao receber o ‘toque’, o bebê sente-se mais seguro e acolhido.  Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade...um verdadeiro ato de amor!
Então, na hora de praticar a Shantala, ambos devem estar ali: 100%. 
É uma horinha reservada para estarem juntos, olho no olho, toque a toque!
Baby Yoga - Namaskar Yoga
Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer, e após recebê-la o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô, de corpo todo) para se acalmar ainda mais...e depois ter um soninho reparador...longo e delicioso!
A massagem pode ser feita em bebês a partir de um mês! Antes disso, o toque usado no bebê deve ser diferente do ensinado na Shantala (conhecido por ‘toque de borboleta&rsquoWinking.
A técnica da Shantala não é difícil, mas a arte em aplicá-la deve ser respeitada e feita com responsabilidade, e muito amor!
Existe uma ordem a ser seguida, e exercícios específicos para cada membro que deve ser trabalhado, massageado, sem pular nenhum, sem acrescentar outros. 
Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebê. Ele deve ser vegetal (extraído das plantas) e não mineral, que é vindo do petróleo! Os melhores são os de amêndoa-doce, côco, girassol e uva.
As essências também devem ser observadas. Os melhores para utilizar em bebês são: lavanda, camomila, laranja-doce e gerânio.
Tea tree e eucalipto glóbulos são bons para combater gripes e resfriados.
A massagem têm vários benefícios. Alguns deles citamos ‘a cima. Outros são: a diminuição das cólicas, melhoria da respiração do bebê, aumenta os impulsos energéticos, estimula o sistema imunológico, melhora a qualidade do soninho do bebê e relaxa ambos, mães e filhos!
Para as mamães, praticar Shantala no filho também a ajuda a desenvolver a sensibilidade do toque e a entender mais a linguagem do bebê. Na parte física, como a mãe deve esticar as pernas para apoiar o bebê sobre elas, também ajuda a alongar, deixar a coluna forte e flexível, e massageia o abdômen!

Mas, como diria Frederick Leboyer, médico francês, que nos trouxe esse presente, essa técnica, ao observar a mãe indiana, de nome Shantala, a praticar em seu bebê...fica aqui uma frase desse mestre...pra refletir...e sentir no coração:

“ É necessário conversar com a pele do bebê...
falar com as suas costas,
que tem sede e fome, como sua barriga”
Frédérick Leboyer  

Adriana Vieira, instrutora de Yoga, com especialização em BabYoga, Yoga Pré-Natal e para Crianças.  Aplica e ensina a técnica “Shantala”  em Santos.

Tags: Shantala, baby yoga, bebê, mamãe, mom, saúde, bem estar, calma, bom sono, pele, neném, banho de balde, ofurô, exercícios físicos, corpo, mente, relaxamento, Frederick Leboyer, 


newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus