F L X G

Relatos de Parto

Relato de Parto Patricia + Márcio = Pedro

Parto natural (22 feb 2017)

Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Pedro é meu terceiro filho. Tenho também Arthur, com 5 anos e Clara, com 3. Diferente das outras duas gestações que trabalhei até um dia antes de parir, tive o privilégio de passar essa gravidez em casa, bem pertinho da minha família e trabalhando com o que amo, ser doula.  Mudança de trabalho e de vida, pois viemos morar em uma cidade do interior.  Tudo isso me proporcionou ter uma gravidez mais tranqüila, uma conexão maior comigo e com meu bebê.  Pude sentir as mudanças que ocorriam em meu corpo a cada semana que passava.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Aqui conheci as outras doulas da cidade, Adriana Vieira e Carol e uma grande empatia e amizade surgiu desse encontro. Tínhamos o mesmo sonho de acompanhar nascimentos respeitosos e ver essas novas famílias se formarem com base no amor.

Com 37 semanas, fizemos o chá de bênçãos. Foi um dia repleto de emoção e energias boas. 
Nesse final de gestação, sentia que de alguma forma, eu “segurava” o Pedro.  Sempre amei estar grávida, sentir o bebê mexer é divino. Numa noite de uma linda lua cheia me conectei com Pedro. Conversei com ele, dizendo que poderia nascer. Que seria muito amado por todos nós. Meu marido se juntou a mim, rezamos e choramos. Senti muitas contrações e achei que ele nasceria naquela noite.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Passei uma semana com pródromos sem dores.  Fui à consulta médica e estava com 3 cm de dilatação.  Dr. André, obstetra, disse que o bebê estava alto e provavelmente poderia demorar alguns dias.  

No dia seguinte fui fazer uma aula de yoga pré natal com a Dri. Fizemos um exercício de agachamento e senti o Pedro descer. No término da aula comecei a ter contrações.  Dri cronometrou e viu que estavam regulares de 5 em 5 minutos.
Ela ficou com meus filhos e pediu para que eu fosse para casa e ficasse no chuveiro.  Saí do banho e as contrações estavam de 3 em 3.  Meu marido ligou para a parteira e ela disse que não conseguiria chegar a tempo, pois tinha caído uma tempestade em São Paulo e pelas contrações e também pela minha entonação de voz o bebê logo nasceria.  Pediu que partíssemos para o plano B, que era hospital.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Dri logo chegou e começou a fazer massagens que aliviavam as contrações.  Márcio contou sobre o plano B e começaram a arrumar as malas. Eu não tinha nada pronto, tinha certeza que Pedro nasceria em casa. Olhei pra Dri e pro Márcio e disse que não queria ir para o hospital. Falei pra ela achar outra parteira, numa última tentativa antes de irmos ao hospital.  Ela ligou para algumas, enquanto Márcio foi deixar as crianças na casa da Carol.  
Lembro de falar insistentemente para ela: “Liga pra de Atibaia”.  Depois de algumas tentativas, Dri falou com a Ioná, que se prontificou a estar em casa em uma hora.

Márcio voltou e começou a encher a banheira, voltei para o chuveiro. As contrações estavam mais fortes. As fotógrafas chegaram e Carol chegou em seguida.  Quando vi a Carol falei pro Pedro: “agora pode vir, meu filho, a tia Carol chegou”.  Carol além de doula é enfermeira.  Falava pra ela que o Pedro nasceria em suas mãos.
Começou a me dar vontade de fazer força. A bolsa rompeu e senti um alívio. A cada contração, me acocorava.  Fui para a piscina, relaxei um pouco e continuava a fazer força. Márcio ficou atrás de mim e eu agarrava no seu pescoço a cada contração.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
 Lembro da Dri falando “Pedrinho, espera um pouquinho que as parteiras estão chegando”. Fiz uma força e senti coroando, círculo de fogo. A dor passou. Olhei pra baixo e vi seus cabelinhos balançando na água. Comecei a respirar profundamente. Senti sua cabeça saindo, depois o corpinho, tudo bem lento.  Mais algumas contrações e segurei meu filho nos meus braços.  Foi uma emoção indescritível.
Sempre sonhei em ter um filho na água, mas nunca pensei que um dia conseguiria realizar.  Só tenho que agradecer.  
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Gratidão Regiane e Kátia por trazerem sentimentos através das imagens das fotos. Gratidão Ioná e Tami por terem me aceitado aos 45 do segundo tempo. Gratidão Carol, mulher de coração grande, sei do esforço que fez para estar comigo.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Gratidão Dri, por cuidar de mim com muito carinho durante toda gestação. Sem esse quarteto fantástico eu jamais teria esse lindo parto. Falamos sempre de sororidade e pude ter isso de vocês .
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Gratidão ao meu marido, amigo e companheiro de jornada pelo amor que nos une e pela conexão que estávamos nesse dia, junto com o Pedro.
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro
Relato de Parto Patricia + Márcio = Pedro
Namaskar Yoga - Relato De Parto Pedro - Photocredit: Kátia Mazolini

Photocredit: Kátia Mazolini