F L X G Instagram

A mudança que queremos Ver...

“Nós devemos ser  a mudança que queremos ver no mundo”
Em 2005, qdo ouvi pela primeira vez a palavra Doula, na Holanda, não imaginei que me tornaria uma delas e nem quais missões viriam pela frente.Não imagina qtas mulheres especiais iria conhecer, familias incriveis, profissionais respeitosos, bebes lindos
Tbém não imaginei qtas lutas iriamos travar, qtos manifestos iríamos participar, em prol de melhores nascimentos.
A luta era/é diária, contra um sistema aki no Brasil,que não dava/dá chances de uma mulher ter um parto vaginal e de ser um bom parto, uma pressão imensa pra q tudo seja: medicalizado, rápico, indolor, rotineiro, em série.
Hoje, pela primeira vez, sinto que a mudança está acontecendoe de dentro pra fora! cheguei a duvidar, mas assim como VC, não desisti.
Temos muito ainda a conquistar, mas o passo principal já foi dado: as mulheres já entenderam a importância do trabalho de parto pro bebê e do parto fisiológico e estão vivenciando isso. E o sistema vai ter que mudar, nao tem volta.
Romantizar o parto não ajuda. Parto é viceral, é animal, tem melecas,sangue, suor, dor, amor. A maternidade tbem:é complexa, individual, nos deixa descabelada e nos faz nos olhar de fte, medos, e virtudes e nos coloca bem de cara com à maturidade (ou imaturidade)
Hoje,meu coração está em festa, pois esse janeiro foi mais que especial, não apenas porque 100% dos partos que tive o privilégio de  acompanhar foram vaginais, emocionantes, intensos e repletos de respeito e amor, mas porque vi em cada mulher e seu companheiro, que mesmo com medo da dor e do inesperado,todas tinham em mente que estavam fazendo o melhor para o seu bebê e se superaram, foram atrás de seus sonhos e se entregaram ao processo, e sim: pariram lindamente!
Foram 10 partos normais/naturais, 2 bebês empelicados…perdi as contas dos que tinham circulares de cordão, e 1 com oxitocina no finalzinho, outros dois com analgesia: 7 naturais, 3 normais e 9 bebês estão mamando no peito exclusivamente! E a outra logo estará tbem…
É por isso que acredito nas mudanças, porque vcs são parte dela e estão fazendo acontecer!!! Parabéns pra cada um de vcs!  
E parabens para todas aquelas que tbem almejavam esse parto e não puderam ter por algum motivo real.Parabéns pra todos que praticam o Bem e fazem seu melhor por um mundo melhor pra TODOS NóS!
Que possamos celebrar em fevereio, março e o ano inteiro…

Bebê empelicado, você sabe o que é?

Esse mês de janeiro completei 9 anos trabalhando com gestantes e essa foi a segunda vez que vi um bebê nascer empelicado, ou seja, ainda dentro da bolsa de líquido amniótico, que é onde eles crescem e se desenvolvem, mas raramente nascem com a bolsa íntegra, que geralmente rompe na passagem do canal vaginal naturalmente.

image

Foto divulgação

Ao contrário do que muita gente pensa, nascer dentro da bolsa não traz nem um perigo aos bebês, pelo contrário, os protege, e mantém o bebê saudável.

Aliás, romper bolsa  é um procedimento que nem sempre deve ser utilizado, não deveria ser rotina pra “apressar trabalho de parto”,pois nem sempre essa intervenção médica pode realmente colaborar para o bom andamento do trabalho de parto - salvo algumas indicações clínicas.

Mas vamos lá ao nascimento de Elena…mamãe e papai estavam bem conectados no trabalho de parto, que foi intenso e não tão longo e mesmo a hora de nascer, ou seja, o período expulsivo, foi curto, uns 10 minutinhos e ele chegou, lindamente.

Me lembro que quando estive na India, os nascidos “empelicados” eram tidos como bebês “auspiciosos”, mas independente do que acham por lá, aqui, apenas 1 em cada 80 mil nascidos chegam empelicados! 

E o que nós, que trabalhamos em prol de partos respeitosos esperamos, é que cada vez mais, deixem os bebês nascerem com menos intervenções e no tempo deles

Encontro gratuito pra mães com bebês - em Santos - Pom Pom

image

Quem quer participar?? Para mães de bebês.
.
Oba ! Vamos reunir, dia 03/02, mães que gostam de aprender mais, trocar informações, bater um papo, conhecer gente nova e ganhar muitos brindes.

A @pompomfraldas em parceria com o Clube da Fraldinha convida você que mora na #BaixadaSantista para esse momento único. ENCONTRO MATERNO para mães de bebês. Participação de:

🚩Adriana Vieira que vai falar sobre mudanças no pós parto: emocional, sexualidade, nova rotina de vida
🚩 Bruna Bavarotti e Maira Botta sobre desenvolvimento infantil.
🚩Mari Visconti fazendo a mediação.

EVENTO GRATUITO - inscrições: contato@clubedafraldinha.com.
.
Infos: 13.99767 0725

SERVIÇO:
Dia 03/02
Das 16:00 às 19:00
Endereço. Rua Maranhão 16 - pompeia, Santos.
.
@namaskaryoga @crescercrianca @assessoriagestante @pompomfraldas

Vídeo e entrevista mostra o trabalho da Doula antes, durante e no pós parto

É sempre um prazer enorme estar lá no estúdio do Blog e a loja online Grão de Gente, pra falar sobre tudo que mais gosto e esclarecer as dúvidas de centenas de pessoas, na Live. Obrigadapelo convite! 

E aqui pra Vcs a entrevista que está no Blog sda Grão e lá em baixo vcs podem assistir a Live que fica no You tube da Grão de Gente eno nosso canal da Namaskar Yoga tbem 😉🙏 

http://www.bloggraodegente.com.br/gravidez/papo-gravida/o-que-e-doula/

image



image
image

Vamos falar sobre a perda? e ajudar que precisa de acolhimento...

image

O assunto não é fácil mas precisamos saber lidar com a perda e saber acolher que perde um bebé.  

Como Doula vejo o sofrimento de muitas mulheres que perdem seus bebês antes de 12 semanas de gravidez, e achei importante dar algumas informações que podem ser úteis pra todos nós.

 Aborto espontâneo

Durante os meses de novembro e dezembro de 2017 e a primeira semana   de janeiro, 8 mulheres que me procuraram pra doulagem, perderam seu bebê ( embrião), antes da 12 semana de gravidez, e durante esses anos todos que trabalho com gestantes vejo um número enorme de mulheres que passam pela dura e triste perda de seu embrião e ficam arrasadas, deprimidas e não encontram um acolhimento mínimo necessário nos prontos socorros ou hospitais, ou mesmo de seu médico ou parceiro…

Foi pensando nelas, e em 50% das mulheres que engravidam ( sim, esse é o número que temos de mulheres que perdem seus bebês, muitas vezes sem saber, pois estão com menos de 12 semanas de gestação), que resolvi fazer esse post, pra dizer pra Vcs, que mesmo passando por esse momento, saibam que Vcs estão saudáveis e poderão engravidar logo e novamente, e que esse processo, apesar de triste e doloroso, é natural da nossa fisiologia.

“Estudos indicam que até 50% fertilizados sejam perdidos nos estágios iniciais da gravidez e mais de 80% dos abortos espontâneos ocorrem antes das 13 primeiras semanas”

E seu corpo está funcionando bem sim!!!

Infelizmente, hospitais e PSs acabam tratando as mulheres que perdem seus bebês antes de 12 semanas como se nada tivesse acontecendo, e acho isso um despreparo…quem dera um dia tivéssemos psicólogas, doulas e outras profissionais nesses locais pra acolher essas mulheres, esses casais, e que lhe explicassem, que apesar desse momento, tudo pode ficar  bem, e logo. E os parceiros também precisam entender a dor de suas mulheres! 

Permita-se chorar sim, se preciso, e terminar esse processo para que depois, no seu tempo, possa se preparar física e mentalmente para um novo e lindo recomeço…

Nem sempre há como prevenir o aborto espontâneo, pois na maioria dos casos se dão por causas …..
Mas ao saber de uma gravidez é ideal aguardar até 12 semanas completas pra voltar a prática de esportes, e não consumir álcool, Drogas nem tabaco, e iniciar um pré natal assim que sou er da gravidez

Resumindo:

*A medicina classifica como aborto espontâneo a gravidez que foi interrompida naturalmente até a 22a semana de gestação, quando o bebê ainda pesa menos de 500 gramas.
Se ocorrer antes da 12a semana, o abortamento é considerado precoce; depois disso, e até 23 semanas é chamado de tardio.

*Cerca de 80% dos abortos espontâneos acontecem de forma precoce.

*Um dos principais fatores do aborto espontâneo são problemas genéticos que se dão no momento em que o embrião está se formando, como falhas nesse processo, que apontam até 70% dos casos.

Sintomas principais:

*Sangramento com cólicas, e em alguns casos, o desaparecimento de sintomas da gravidez, como dores no seio e enjôos.


Relato - aborto espontâneo:

A mãe de Nalu, a Ellen, que tive o grande prazer de doular ( num parto lindo, rapido e emocionante), vai compartilhar aki com vcs, momentos bem dificeis que viveu antes desse parto…e que outras mulheres de sua família tbém experenciaram…um aborto espontâneo 

“Era minha primeira gravidez, sempre quis ser mãe, sempre foi um grande sonho. Nunca pensei em parto normal, natural ou até mesmo humanizado. Pensava nas facilidades que a medicina tinha hoje, era decidida em simplesmente fazer Cesárea, escolher o dia do nascimento do meu filho, não pensava nem mesmo esperar ele dar o sinal de que estava pronto para nascer. Estava com oito semanas de gestação, um dia quando acordei tive uma secreção marrom escura e cólicas, senti que algo estava estranho, então fui fazer um ultrassom. Nele descobri que não havia batimentos cardíacos do meu bebê. Que notícia, meu mundo caiu, não esperava nunca ouvir isso. Naquele momento, já senti uma certa frieza do profissional que fez ultrassom. Ele, simplesmente, me disse que não tinha batimento cardíaco no meu bebê e que eu deveria falar com a minha médica. Me senti muito sozinha e assustada, mesmo meu marido estando sempre ao meu lado me apoiando, foi uma bomba que recebi e não tive apoio de nenhum profissional naquele momento, todos trataram aquele momento com muita indiferença e naturalidade, senti muita falta de compaixão. Tive que ir até minha cidade natal para resolver tudo. Acredito que, como a maioria, foi inevitável não ter o pensamento de culpa, primeiro pensamento que vem, o que eu fiz? o que eu poderia ter feito para evitar? Logo vem uma grande dificuldade: contar para a família. Pra piorar, logo vem a curetagem, feita na maternidade, como foi dolorido ir até esse local não para o parto. Sofri muito com esse acontecimento, mas tentei tirar alguma coisa boa de tudo isso. Acredito que todo sofrendo tem que nos trazer algum ensinamento. De repente, certa frase me veio muito a mente, que eu ouvi de uma pessoa muito querida que conheci em uma viagem: “nós não temos o poder de impedir a morte, por que achamos que podemos escolher o dia do nascimento?” Assim comecei aceitar melhor a situação e mudei completamente o modo de pensar sobre o parto. O tempo foi passando, e sim, só o tempo para a dor amenizar, porque não passa. Após 1 ano engravidei de novo, o começo foi bem difícil, cada ultrassom um medo, mas minha fé era mais forte e segui em frente. Tive uma gestação maravilhosa e um parto perfeito, sim, digo perfeito pois não poderia ser melhor! Nalu nasceu em um parto natural e humanizado! Tive o apoio do meu marido o tempo todo e encontrei profissionais que foram incríveis e competentes durante a gravidez e o parto, isso faz toda diferença!”


E o que moveu Juliana Matias, mãe de Laís, a criar um grupo de Apoio para Pais em Luto, na cidade de Santos, SP, foi uma dura experiência, e com muita sabedoria e toda minha admiração. Ela soube tranformar e agora ajuda muitos e muitos pais, avós e cuidadores.

Espalhe sobre esse grupo: Lado a Lado e participem das reuniões que podem acolher a dor de outros pais. 🙏🏻🙏🙏🏾

Compartilhem a dica do grupio Lado a Lado e acolham quem estiver nesse momento. 

image

A primeira quinzena de janeiro de 2018 foi assim: só parto lindo!

image

E lindo por aqui quer dizer : um parto respeitoso, amoroso, do melhor jeito que pode ser para cada mulher, bebê, pra cada casal! 

Não importa se foi na banheira, em casa, na cama, enfim, não é o local que define a “beza”do parto, e sim o RESPEITO a família!!!

Nesse primeiro de janeiro chegou Guilherme, o primeiro filho de Isabel e Leandro  e foi o bebê da virada!!! até saiu no Jornal A Tribuna de Santos, cidade em que nasceu!Família linda e especial, e um parto rápido ( cerca de 4 hs de trabalho de parto e aí chegou o meninão!!!

image

Depois foi a vez da Laís, linda, delicada e um parto emocionante. E ela escolheu o dia do de janeiro. E foi tão bem vinda e repeccinada com imenso amor! Os papais de primeira viagem Vanessa e Victor estão se saindo muito bem na nova etapa de vida. Já até rolou banho de ofurô e muio mais!

Entre uma mamada e outra a mamãe conseguiu escrever e contou um pouquinho de seus momentos especiais!

image
image

E então, na madrugada do dia 9, um casal querido me ligou…Mas ela estava de 36 semanas…atendi, conversei com o Bruno ( o pai ) e percebemos que a bolsa tinha rompido. Fomos pro hospital e pela manhã, Nelson nasceu!!! 

A mamãe, vcs podem imaginar! Centrada, forte,bem silenciosa e compenetrada: pariu lindamente. Agatha foi guerreira e parideira, e teve l amparo e a força de seu marido o tempo todo. E a doula fica como? Feliz demais pelo lindo momento! 

image

Dia 12de janeiro!!! Que parto!!! Quantos momentos e emoções que ainda vamos retratar lá nos relatos de parto, mas quero registrar aki que foi um dos trabalhos de parto mais rápidos que já presenciei e aprendi muito com esses três: Elisa, Bruno e Levi, um bebezão que chegou chegando, com 4.200 gr e a mamãe que se preparou e muito bem não teve nenhuma laceração. Sim, um parto sem cortes, sem medicação nenhuma (como a maioria dos partos que acompanho com equipes humanizadas) e lindissimo!!!

Foi o segundo filho d Elisa, e ela havia me contato que sua primeira experiencia nao tinha sido boa ( apesar deter sido tbem um parto vaginal, nao foi nado bom pra eLa) , e enfatizei, que pelas experiencias que eu tonha, nunca um parto era como o outro….e assim foi : maravilhoso, segundo ELA e Bruno, o paizão!

E essa foto tirada uma hora após o parto! 

Alguém ainda tem dúvida que um bom parto natural faz bem? E o bebê agradece, vai poder mamar e mamae esta sem dor e bem feliz, disposta!!!

Viva!!!!

Janeiro promete 🎁😉❤️👼🏻

Vídeo novo com exercícios de yoga para gestantes e papais

image

Eu, Juliana Góes e o papai Crika preparamos um video bacana pra Vcs gestantes e casais grávidos, com dicas pra que possam praticar em casa nos últimos meses de gravidez, últimos dias e até na hora do trabalho de parto.

Elaborei uma série que podemos usar a bola suiça pra que a gestante não se canse muito, já que no último trimestre, e até a hora do parto, o peso do bebê já tá em tonrno de 3 kilos e a mamãe já tem cerca de dez kilos a mais…o que pesa mesmo gente!!! 

image

Mas quem não tiver a bola suíça pode fazer os mesmos movimentos de pé, aue funcionam da mesma maneira ok, tanto pra encaixar o bebê, como relaxar o períneo, e também fazer o bebê descer - caso esteja em trabalho de parto dilatando e com bebê alto.

Bom, o vídeo está lá disponível no You Tube da Juliana Goes e vou deixar o link aki pra Vcs:

https://youtu.be/Nm-_ooxwrGc

Mas lembre-se, é importante fazer um pré natalbom, com o profissional da sua confiança e para praticar exercícios, sejam eles yoga, pilates, musculação etc é preciso ter tbém um profissional especializado em gestantes, ou que Vc confie.

Aki dou algumas dica, junto com a Ju Goes, sobre livros para se ler na gravidez:

https://youtu.be/a3iNWMuoudQ

 e outro vídeo que falamos sobre o que a Doula faz :

https://youtu.be/LT3bXqOYWhI

Desejo que as informaçoes os ajudem bastante 🙏

E caso precisem de uma consultoria durante esse período, ou uma doula para o parto podem entrar em contato via zap 13 997876693 ou mail: adriana@namaskaryoga.com.br

Uma linda gestação pra Vc, um Excelente parto e uma maternidade consciente, ativa e com leveza e muito amor!

image

E aki, Ju Goes e AnneLiv, slingando ❤️🤱🎁🙏🏻

Para comprar seu slings online: www.slingnamaskar.iluria.com

Loja online no ar - Confira!

 Vocês pediram e aki está! Nossa loja online contém os produtos que usamos, aprovamos e indicamos…e os primeiros, já estão online: os slings, que são carregadores de bebês com vários benefícios para os nenéns no período pós parto e na exterogestação, que são os nove primeiros meses de vida. 

O bebê que fica grudadinho no colo com o sling, mantém o contato com o corpo da mamãe ou do pai, e ouve os batimentos domcoração, mantém o contato pele a pele, e com isso relmbra sua sensações intra útero, o que lhe traz segurança, além de ser anatômico, confortável e seguro.

Para quem os carrega é uma delícia também: bebê coladinho e seguro, carinho, amor e mãos livres!!! 👏👏👏👏

image

Aqui alguns dos nossos clientes queridos que já aprenderam a usar o sling e aderiram!!!

Escolha o seu e bora slingar: www.slingnamaskar.ilura.com

image
image

Uma mensagem especial para o ano que inicia…pra refletirmos sobre cada fase da Vida e nos amar de verrdade em cada uma delas!

Mulher ao centro da vida*

“Chegou ao meio da vida e sentou-se para tomar um pouco de ar. Não sabia explicar. Não era cansaço, nem estava perdida. Notou-se inteira pela primeira vez em todos esses anos. Parou ali, entre os dois lados da estrada e ficou observando as margens da sua história, a estrada da vida ficando fininha, calando-se de tão longe que ia.

Estava em paz observando a menina que foi graciosa, cheia de vida. Estava olhando para si mesma e nem notou. Ali, naquele instante estava recebendo um presente. Desembrulhava silenciosamente a sabedoria que tanto pediu para ter mais.

Quando a mulher chega à metade da estrada da vida, começa lentamente a ralentar o passo. Já notou como tem gente que adora conturbar a própria rotina, alimentar o próprio caos? Ela não.

Não mais.

Deixa que passem, deixa que corram, a vida é curta demais para acelerar qualquer coisa. Ela quer sentir tudo com as pontas dos dedos, ela quer notar o que não viu da primeira vez. Senhora do seu próprio tempo.

Percebeu, à metade da vida, que caminhou com elegância, que viveu com verdade, que guiou a própria sombra na estrada em direção ao amor. E como amou! Amor por si, pelos outros, amou em dobro, amou sozinha, amou amar. A mulher ao centro da vida traz a leveza que os anos teceram, pacientemente. Escuta bem mais, coloca a doçura à frente das palavras, guarda as pessoas com preciosismo. Aquela mulher já perdeu pessoas demais.

Ao meio da estrada, ela já não dorme tanto, mas sonha bem mais. Sonha pelo simples exercício de sonhar. Sonha porque notou que é o sonho que tempera a vida. Aprendeu a parar de ficar encarando as linhas do corpo. Seu espírito teso, seu riso aberto, sua fé gigante não têm rugas, nem celulite, sem encanação. Descobriu que o segredo é prestar atenção no melhor das coisas, nas qualidades das pessoas, nas belas costas que tem e deixá-las ao alcance da vista dos outros.

Sentada ali, ao centro da própria vida, decidiu seguir um pouco mais. Há mais estrada para caminhar, mais certezas para perder, mais paixão para trilhar. Não há dádiva maior do que compreender-se, que encontrar conforto para morar em si mesmo, que perdoar-se de dentro pra fora. Ao centro da vida ela descobriu que a gente não se acaba, a gente vai mesmo é se cabendo, a cada ano um pouco mais.”

Diego Engenho Novo

Escolha seu Sankalpa e trilhe um Feliz 2018!

Sankalpa significa em sânscrito determinação, propósito, objetivo!

É uma resolução interior, então deve ser feita como uma frase curta, direta, no presente e de fácil assimilação, para que você possa sempre se lembrar!
É utilizado para que possamos seguir nosso próprio Dharma, nosso caminho, nosso propósito!
Por isso, a escolha do Sankalpa deve ser muito bem pensada, para que tenhamos o resultado esperado.
O Sankalpa é uma frase que deve expressar seu novo propósito e você deve conservar esse Sankalpa até que ele se concretize. Para que isso aconteça você deve manter essa frase em sua mente, num estado de meditação. Quando repetimos uma frase, mesmo que mentalmente, ela se mantém em nosso subconsciente, em nosso “Akasha”, para então, se realizar.
Para escolher seu Sankalpa a sugestão é que você se aquiete, fique num lugar calmo, tranqüilo por alguns minutos e sinta o que você quer futuramente, e então tenha em mente alguns detalhes para escolher seu Sankalpa:

Escolha apenas um propósito;
A frase deve ser curta para ser memorizada facilmente;
Deve ser afirmativa;
Deve ser feita no tempo presente;
5-  Apenas mentalizar a frase; não é preciso verbalizar ;
Sinta com todos os seus sentidos o seu Salkalpa;
Visualize seu Sankalpa já acontecendo;
Deve ser algo bom para você e para os demais;
Seu Sankalpa não deve interferir no propósito de outras pessoas

Seguem alguns exemplos de Sankalpas:

Minha saúde é perfeita (nunca mentalize: Não tenho doenças)
Sou paciente (nunca : não sou nervoso)
Tenho confiança em mim
Tenho ótima memória
Me relaciono bem com as pessoas
Sou capaz de realizar meu propósito
Sou inteligente e aprendo com facilidade
Atraio cada vez mais boas situações
Realizo um bom trabalho
Sei receber amor, sei doar amor…

Nosso cérebro não entende a negação, por isso quando, você diz uma frase com o “não” em frente, você  logo imagina a situação em si, sem a negação. Por isso, se seu propósito é ter saúde mentalize exatamente isso: Sou saudável , e não: Não tenho doenças.Nossa mente capta a vibração das palavras que pensamos ou emitimos. Por isso, cuide de seus pensamentos e do que você fala, para si, de si mesmo e aos outros.
Aproveite esse momento para fazer uma “faxina geral” em sua mente. Tire tudo o que você não precisa mais manter por lá…e renove abra espaço para as coisas novas…novos pensamentos, sentimentos, emoções…
Mentalize novas frases, boas, positivas, e escolha uma delas como seu Salkalpa a partir de agora!
Relaxe, medite, e escolha seu novo propósito! Assim, você vai trilhar seu caminho e  seguir mais feliz consigo mesmo

Namastê! Adriana Vieira 💟💎🔮📿🕉

Mãos 🙏🏻👍🙏🏽👏🙏💪🏼🤰🏻🤱🏽🙏🏿

Mãos

Mãos que se unem
Em prece
Que encontram a outra pra expressar amor
Que tocam o coração
Que tocam a alma

Mãos que acolhem
Que afagam
Que agarram
Que abraçam

Mãos, mãos, mães, mães

Mãos que deslizam
Que desenham
Que buscam sanar a dor
Que partejam

Que acariciam
Que apertam
Que minimizam a dor
Que doam calor
Amor

De mãos
De mães

De mulher

Mãos que inspiram
Mãos que exalam
Mãos que inalam
Mãos que embalam…

Mãos que tocam
Que fazem toque
Que vêem
Que sentem
Que adivinham
Que sabem

Que precisam saber
Sem ver…

Sentir
Cobrir
Acolher
Unir
Amparar

O nascer
Nas mãos
De quem tem Mãos
De doação

Poema de Adriana Vieira - doula, inspirado nos dias em que teve a linda oportunidade de participar do Curso de Parteria com Naoli Vinaver - nov 2017

image

Relato de Parto natural - Renata + Thiago = Théo

• Parto Adequado • parte 1 por Renata Ruiz 


Agora um relato de uma mulher que não acreditava na sua própria força natural.
Filho, quando eu e seu pai descobrimos que estávamos grávidos, nos entregamos de corpo e alma à você. Começamos nossas pesquisas, nossos estudos, conversas sem fim. Tudo pensando no melhor pra mim e pra você. Contamos com a ajuda das amigas da mamãe que foram minha referência sobre esse assunto. Nós viemos de longe, onde o parto normal é natural. E chegamos ao Brasil com algumas decepções médicas. É, o médico da mamãe não quis mais me atender se eu não pagasse para fazer o parto com ele. 

Mas como tudo em nossas vidas tem a mão do papai do céu, nós descobrimos uma roda de gestantes no Hospital São Lucas. 

image

Encontro onde as mamães e profissionais do Hospital se encontram para estudar e tirar dúvidas. Foi aí que encontramos um anjo, nossa doula. 

A gente não sabia o que era isso, muito menos o que ela faria. Mas a Adriana Vieira, ela sim, nossa doula, anjo, e que virou grande amiga, nos ajudou desde o dia que a conhecemos. Fizemos um curso com ela e outros casais grávidos, onde aprendemos o que estava acontecendo dentro de mim, como você estava se desenvolvendo na minha barriga e tudo sobre o parto adequado. 

Como seria, a ordem das coisas, maneiras que pudéssemos aliviar a dor, e muita, muita conversa. Depois disso, no finalzinho da gravidez, onde a ansiedade já era bem grande, a mamãe e a nossa anjinha da guarda, foram fazer exercícios, acupuntura, andamos na praia, tudo com muita alegria sempre pq essa é a marca registrada dela rs.

image
image

• Parto Adequado • parte 2


Enfim, chegamos à 41 semanas e você continuava no quentinha da minha barriga sem sinal de querer vir ao mundo. E por orientação médica, nos internamos para induzir o parto. Horas depois, começaram as contrações. Uma dor e uma sensação que eu jamais tivera sentido antes


image
image

. Nós três juntos como combinamos, eu, seu pai e nossa anjinha. Do chuveiro para cama, da cama para banheira, e mais suspiros de dor,   e aí a parte fundamental do nosso parto. Sim filho, a mamãe não trouxe você ao mundo sozinha. O parto foi nosso. Meu, seu e do seu pai. Papai teve fundamental, essencial importância naquele momento. Quando vinha a dor, o papai pedia pra mamãe pensar no lado positivo da dor e eu em cólicas, gritando, já perguntava qual? E ele me acolhendo e fazendo tudo o que era possível, me relembrava que a cada dor forte que vinha, mais perto do nosso filho nascer estava. Entre uma contração e outra, ele estava lá, jogando água quente na minha barriga fazendo massagem, colocando músicas pra me acalmar e a nossa anjinha também ao nosso lado, fazendo massagem, óleos de lavanda e muito amor

Quando a dor já era tamanha e a vontade de você nascer infinita, pronto, mais ajuda do papai do céu. Chegou a médica. Era a plantonista do hospital. Que eu tinha medo de ser um médico cansado, louco pra fazer cesariana e ir embora pra casa descansar, apareceu ela. Firme, sem me dar muita moleza, falando que existe parto sem médica, sem doula, sem pai mas não sem mãe. Era preciso me concentrar pra te trazer ao mundo. E com força, uma força que eu não sabia que tinha e muita ajuda, você nasceu. Em um parto adequado, lindo e natural. 



Esse foi o parto adequado pra mim, pra nós. E cada mulher tem direito de ter o seu. Do jeito que quiser e sonhar.
Hoje você está aqui conosco, e como sempre, a palavra da nossa nova vida, é gratidão. Gratidão pela sua vida, pelas pessoas que conhecemos e pela força e amor que a mamãe nem sabia que tinha 💙

Viagem divertida para o sul do Brasil, com crianças - por Natali Gifone

Eu vi umas fotos lindas demais no instagran, de uma família muito querida que admiro demais e  que tive o prazer de doular, e foi de uma viagem que eles fizeram com as duas filhas…aki pro sul do nosso país. Pedi pra Natali me dizer como foi a viagem deles, e ela fez esse lindo texto, bem completinho com dicas preciososas pra todos nós. Obrigada pelo carinho Natali e Beto , e as lindas meninas Gigi e Bia 👍😘

image


Tudo começou com a vontade das meninas de andarem de avião e ver a neve, mas tínhamos que juntar os dois sem gastar muito (fora do país)


Ida ao aeroporto optamos por ir de carro e deixar em um dos milhões de estacionamentos próximos que tem transfer até lá, pagamos super baratinho, o nosso foi o Decolar, mas tem muitos outros.

A companhia foi a Avianca. Fazia um pouco de tempo que eu não viajava de avião. Achei super ok, com uma telinha pra cada um, entretenimento para as crianças, jogos e séries. Serviço de bordo e comissários atenciosos. Eu levei o carrinho de bebe que fecha guarda chuva, na ida despachei com as malas e na volta somente na porta do avião e foi bem útil porque já era terde.
Transfer aeroporto hotel foi uma van com um guia bem comunicativo que já dava algumas dicas.
Hotel escolhido foi o Prodigy Alpenhaus.

Quarto grande com uma sala, mini cozinha americana e uma suíte. Trocaram o sofá cama da sala por duas de solteiros pras meninas. Café da manhã incluso e bem gostoso com bastante opção de doces e salgados.
Piscina aquecida, ofurô, sauna, academia e espaço kids. Usamos todos menos a sauna. Tudo em ótimo estado de conservação e limpeza.

Passeios:

Começamos pela Snowland já que elas queriam muito ver a neve.
O lugar é bem grande, mas tem outras atrações que não são neve. Tem um parquinho que quase tudo é pago a parte, tem a patinação.
A área da neve é realmente muito fria, as roupas e botas que eles fornecem aquecem, mas mesmo assim estávamos com duas calças e duas blusas e casaco por baixo. As luvas são de lã então logo ficam molhadas pra quem brinca muito com a neve.
Dica: colocar luva de latex por baixo.
O tubbing infantil é a partir de 90 cm e super tranquilo. Já no tubbing adulto criança acima de 1,20 podem ir acompanhadas. Nós demos uma xavecada no moço e fomos nós 4 juntos Gigi 97 cm e Bia 1,07 m.
Falaram que ficaríamos no máximo 1h lá dentro, mas como elas curtiram muito ficamos 2h30. Outra dica é um chocolate quente no meio do tempo pra aquecer e continuar a brincadeira.

image

Em seguida como o dia estava lindo corremos para o passeio nos bondinhos aereos com vista para a Cascata do Caracol. A vista é linda e andar de bondinho já é diversão garantida para os pequenos. Tiramos bastante fotos, passamos num lugar que tem esculturas de animais em madeira que reproduzem os sons deles… elas amaram.

Dia seguinte começamos pela Aldeia do Papai Noel.
Ela tem opiniões bem divergentes. É um lugar enorme a céu aberto que está super mal cuidado, mal conservado e não é barato. Porém bem lá no final do parque tem a casa do Papai Noel onde ele se encontra o ano inteiro para conversar e tirar foto com os pequenos. Você tem a opção de comprar uma cartinha que escreve o pedido e coloca numa caixa de correios de lá e o papai Noel  responde a carta que chega em sua casa depois.

Fomos almoçar em um restaurante chamado Alemanha Encantada que dentro dele tem a torre da princesa Rapunzel. Custa 8 reais pra subir na torre que não tem nada demais lá em cima, mas é o quarto dela. Se comer um certo prato no restaurante fica de graça a subida na torre. Fotos com a Rapunzel que fica lá embaixo tiramos várias. O restaurante é típico alemão pra quem gosta, mas tem também pratos kids com arroz, carne ou frango e batata.

image

Depois partimos para um dos lugares mais lindos que fomos lá, o Parque Terra Mágica Florybal. Que lugar mágico… só que chegamos bem no final do dia, então vimos um show, elas brincaram um pouco e logo fomos embora. Acontece que eles não divulgam isso,  mas se você deixar o seu nome na saída eles dão um ingresso de retorno e é claro que pegamos pra voltar.

Próximo dia, como estava chuvoso optamos por passeios fechados.
Iniciamos pelo Play House Florybal. Nada mais é do que um simples parque de diversões, mas tem uma pista de patinação de chocolate e a mamãe queria andar pq o menor patins é número 28 e não dava pra elas kkkkkk
Saindo de lá fomos no Mundo a vapor que é um cartão postal. Lugar onde tem varia réplicas de máquinas que funcionam a vapor. Tudo muito explicadinho por monitores. Tem um trenzinho incluso no passeio. As meninas ficaram fascinadas com as máquinas trabalhando.

Após o almoço fomos rapidinho até o Alpen Parque, que é um parque de diversão tradicional aberto, mas tem um dos brinquedos que é um trenó controlado na mão.  Fomos até lá só pra ir no trenó pq falaram que valia muito á pena. E não é que vale mesmo!! Não pelo valor, mas sim pela diversão. Por isso fomos duas vezes rs

Em seguida fomos para o Reino do chocolate Caracol. Lá fazemos um túnel do tempo interativo sobre a história do chocolate e as crianças podem produzir seu próprio chocolate.

Finalmente fomos até o centro de Gramado passear na rua coberta e tomar um lanche na Casa da velha Bruxa. Ainda não tínhamos conseguido ir no centro e como todos diziam que não podia faltar uma foto na rua coberta fomos lá tirar.

Último dia acordamos mais cedo pra aproveitar mais. Tomamos café e saímos direto pro Parque Terra Mágica Florybal pela segunda vez.
Chegamos direto na casa da Fada pra conversar com ela e fazer a pintura, aí depois seguimos pela rota certinha do parque. Como eu falei antes o lugar é encantador.
O parque é bem grande então demora pelo menos 1h30 pra dar a volta parando nas atrações e brinquedos.


image

Dicas gerais:

1- a grande maioria dos restaurantes vem buscar e leva de volta para o hotel.
2- o parque Terra Mágica Florybal e o Play House Florybal também buscam e levam no hotel ou em qualquer loja da Florybal.
3- o Bustour não vale a pena pra quem quer realmente aproveitar os parques porque ele demora muito e tem muitas paradas, acaba perdendo tempo. Use uber ou alugue carro.
4- desistimos do passeio de Maria fumaça em Bento Gonçalves por ser uma cidade mais afastada e pelo passeio focar mais em vinícolas onde as crianças ficariam entediadas.

Restaurantes:

Cantina de Vícolos
Comemos uma brusqueta de entrada, um tortelli recheado com moranga e noz moscada  e acompanhado por um vinho da região uva Tanná. Tudo simplesmente divino e serve super bem.

Pizzaria Cara de Mal
Lugar fora do normal de tanta animação.
Todos os garçons vestidos de piratas incorporadas. Sem contar a hora da balada pirata onde a alegria rola solta, com direito a brinde coletivo e show de pirofagia dos pizzaiolos.
E a qualidade da pizza não fica longe, massa fina, sabores inusitados e tradicionais, deliciosa.

El fuego
Fomos comer o tão tradicional festival de fondue. Começando pelo de queijo, depois de carne  a pedra e finalizando com o de chocolate Caracol.

Mamma Mia
Festival de massas e Galeto ao Primo Canto
Deus do céu, como comemos… não deixe de experimentar o molho de carne de panela.

Nossas dicas de livros para Gestantes no Diário de Gravidez de Juliana Goes

Gente!!! Já está online na bio da Ju Goes nosso segundo video o de selecionamos livros bacanas par vcs, gestantes e tentantes, poderem ler e terem muitas boas informações!!! 

A Ju Goes está de 30 semana de gestação da “fadinha” e no blog dela vc encontra docas bacanas demais, que vão desde alimentação saudável, beleza, saúde, até dezenas de dicas de produtos lindos e úteis que todas vão gostar

Nosso vídeo tá aki nesse link : 

http://www.julianagoes.com.br/livros-para-gravidas-juliana-goes-e-doula-adriana-vieira/

image


Aki, pra que, ainda não conferiu nosso primeiro vídeo falando sobre O Que É Doula? O que elas fazem e não fazem…confere lá com a gente!

https://youtu.be/LT3bXqOYWhI

image

E aki vc encontro o link pra comprar Livros  e Sling (carregadores de bebês)  com a gente: https://www.namaskaryoga.com.br/servicos/servicos/Produtos.html

image


Patrícia e Pedro ( 8 meses de muita alegria e 9kg de pura gostosura) estreando nosso novo sling para o verão 2018, em tecido leve eresistente!!! 

image

Nosso vídeo/paródia sobre Parto Adequado no jornal 👍❤️

image

E hoje, dia 18 de outubro, celebramos o Dia do Médico assim…com uma linda matéria que saiu no Jornal A Tribuna, de Santos, sobre uma paródia idealizada pela obstetra humanizada, Izilda Pupo, que teve essa ideia de parodiar a música de Anitta, a Paradinha, para “Agachadinha”, e essa equipe bacana adorou a ideia e lá fomos nós gravar e colocar online.

A ideia era mesmo espalhar ainda mais informações sobre o parto normal, natural, e seus benefícios, e que uma mulher grávida, pode sim agachar, abaixar e levantar….e que o trabalho de parto pode ser um momento deliciosos pra familia que se forma.

Leia a materia online Aki:

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/gravidas-e-equipe-medica-gravam-video-para-incentivar-o-parto-normal/?cHash=2ce10384b44ec5a68bd697013f6d533d

E assista ao video da “ Agachadinha” https://youtu.be/inBlBbuwCLI

Relato de Parto normal após cesária - Lidynalva + Sérgio = Miguel - 17/09/17

image
image
image

Semana Mundial de incentivo ao uso do Sling - outubro 2017

E por aki são anos e décadas de uso de sling, os panos carregadores de bebês!!! Sim, usava há 26 anos agrás quando tive minha primeira filha, depois usei com o segundinho e com a Dorinha, hj com 4 anos, usei até os 3 e sempre amamos.

image

E nessa semana especial tenho recebido muitas fotos lindas de mães, pais e avós com seus bebês nos slings! 

image

Adoramos quem usa e abusa dos slings - pois além de ser perfeito pra esse momento pós parto chamado exterogestação - os slings deixam os dois grudadinhos e bem seguros e são confortáveis demais para os bebês!
As amarrações podem variar e o ideal é vc aprender ao menos 2 ou 3 pra escolher!
Geralmente quem produz os slings ensina também a usar com segurança e nós produzimos há mais de 8 anos 😉

image

Uma das dicas que a gte por aki dá é começar a usar desde o primeiro dia após o parto, como a veterinároa Adriana Leão da foto 4 lá em cima de verde - Já saindo do hospital já colocou o Ivanzinho no sling. 

E olha só a mamãe  Priscilla Lucena -foto 1 - com sua Cecília slingando e criando! Treinando novas amarrações e com louvor! 

A vovó Lia tbém arrasou com seu netinho JP no sling… agora então com outros 2 netinhos chegando, o sling vai colaborar ainda mais 😉

E a família de Ana Paula Loubech que fez sua primeira viagem até São Roque, e o pequeno Miguel e ele ficou lá, no quentinho e protegidinho!!! 

É!!! Por aki a Semana de Incentivo ao uso de Sling acontece o ano todo! 

Namaskar Yoga incentiva o uso dos slings com segurança e muito conforto! 💜


Aki os papais de Laura: Deborah e Pedro! 👏👏👏👏👏👏👏

Social Mom Day reune cerca de 150 mulheres incríveis!!!

image

Foi num domingão ensolarado, e mais de 150 mães, mulheres, profissionais estaval lá em Itupeva, bem em frente ao Hopi Hari, no Hotel Quality Itupeva. Tudo muito bem organizado e repleto de palestrantes incríveis, mulheres que viersm passar suas experiências, nã o apenas profissionais, mas de Vida!!! 

Eu e minha querida amiga Vanessa Medeiros - que aliás, foi quem me convidou para o evento e sempre serei grata - nos divertimos muito durante esse lindo dia, mas nos emocionamos também bastante!

image


Foi um evento pra falar de blog, de melhorar conteúdos, visualizações e nos atualizarmos sobre as novas mídias, seus conceitos e nossa responsabilidade perante outras mulheres e mães que nos seguem! 

As palestrantes foram escolhIdas no capricho, pela querida Carla Falcão e equipe!!! 

Aqui um pouquinho de cada uma delas que ficará em meu coração, e saibam que estarei com vcs em todos próximos eventos! 

Carla Falcão- Blog aventuras de mãe

SImone Toigo - simine toigo

Lilian Ruas - Dicas para Festeiras

Viviane Ferreira - Vivificar 

Mariana Bastos -  marina bastos Historias

Raquel Bimashar - 


image
image

Aki as mamaes blogueiras:

Helena Sordilini - eu, ele e as crianças

FLavia Ferrari - a dica do dia 

Cynthia Le Bourlegat -  Fala Mãe 


image
image
image

E ao final do evento…quantos presentes!!! 

o que a Doula faz?

image

Pois é?! São tantas dúvidas…muitas ainda!!! 

Então recebi um convite delicioso, da minha querida colega de profissão Juliana Goes ( sim, nós duas somos jornalistas tbém) e nos reencontramos agora nesse lindoe novo momento da vida dela!!! A Ju me convidou pra gravar alguns vídeos, no Diário de Gravidez , e fizemos esse primeiro vídeo esclarecendo sobre a ocupação da Doula e outras dicas!!! 

Vai lá no Diário da Ju ver e ler mais…

http://www.julianagoes.com.br/o-que-e-doula-diario-de-gravidez


image
image

O que é o Plano de parto?

E pra que serve?
É um documento?

Bom, o plano de parto é sim um documento e serve para que a gestante e seu companheiro enumerem o que realmente desejam para a hora do trabalho de parto e o nascimento de seu bebê.
Lá o casal pode esclarecer o que querem que seja respeitado e quais são os principais pontos a serem respeitados.
Como doula, o que gosto muito de fazer as gestantes e casais que acompanho é conversar passo a passo sobre um modelo de Plano de Parto para que ambos possam saber todos os seus direitos e então depois dessa conversa e estudo com eles, peço que juntos façam o plano de parto deles e depois me entreguem e façam uma cópia para o hospital e outra para quem irá acompanhá- los no parto, seja o médico, a parteira, etc

Aki segue um exemplo
De Plano de Parto, lembrando que ele pode ser modificado de acordo com suas vontade e claro, possobilidades.

Modelo de Plano de Parto


“Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em
relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não
puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das
alternativas.

Trabalho de parto:

- gostaria de ter a presença de meu marido e doula,

- que não haja tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e enema (lavagem intestinal),

- sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina, sem
Meu consentimento

- que eu tenha liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado

- liberdade tbém para caminhar e escolher a posição que quero ficar

- liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro

- que o monitoramento fetal seja apenas feito quando for essencial, e não contínuo

- analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário

- que não haja rompimento artificial de bolsa


Durante o Parto:

- prefiro escolher as posições maia confortáveis

- prefiro fazer força só durante as contrações, ou quando eu sentir vontade,ao invés de ser guiada.

Gostaria de um ambiente especialmente calmo e silencioso nesta hora


- não vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo

- episiotomia: só se for realmente necessário. Não gostaria que fosse uma
intervenção de rotina.

- gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e o ar condicionado
desligado na hora do nascimento.

Gostaria que meu bebe nascesse em ambiente calmo e silencioso.

- gostaria de ter meu bebe colocado imediatamente no meu colo após o parto
com liberdade para amamentar.

- gostaria que o pai cortasse o cordão após o mesmo ter parado de pulsar.

Após o parto:

- espero que aguardem a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Se possível ter auxílio da amamentação.

- ter o bebê comigo o tempo todo enquanto eu estiver na sala de parto, mesmo
para exames e avaliação.

- liberação para o apartamento o quanto antes com o bebê junto comigo. Quero estar ao seu lado nas primeiras horas de vida.

- alta hospitalar o quanto antes.

Cuidados com o bebê:

- administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos apenas se
necessário e somente após o contato comigo nas primeiras horas de vida.

- administração de vitamina K oral (nos comprometemos em dar continuidade nas doses)

- quero fazer a amamentação sob livre demanda, então,
em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê

- alojamento conjunto o tempo todo. Pedirei para levar o bebê caso esteja muito cansada ou necessite
de ajuda

- gostaria de dar o banho no meu bebê e fazer as trocas (ou eu ou meu marido)

Caso a cesárea seja necessária:

- exijo o início do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea

- quero a presença da doula e de marido na sala de parto

- anestesia: peridural, sem sedação em momento algum

- na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer

- gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado

- após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segura-lo

- gostaria de permanecer com o bebe no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia

- também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes

Agradeço muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para
nós em um momento também feliz e tranqüilo como deve ser.

Muito obrigada,

Local e data completa

Assinatura dos pais

Assinatura do médico obstetra

assinatura do pediatra - caso leve o seu pediatra pro parto

Assinatira da Doula

Older Posts

Custom Post Images