F L X G Instagram

Relatos de Parto

Relato de Parto Fernanda + Diego = Heitor

Parto normal hospitalar ( 20 julho 2016)

Era manhã de quarta-feira, dia 20 de julho de 2016, por volta 7h30 quando despertei de um sono profundo, senti vontade de urinar e ao levantar da cama notei que me lençol estava manchado de sangue. Sem saber, eu estava despertando para o dia mais importante da minha vida, era o dia que iria parir meu filho.

Recordo-me de cada detalhe, de toda emoção. Eu estava grávida de 38 semanas e 2 dias do Heitor, meu primeiro filho,um bebê muito desejado.

Sou Fernanda, tenho 30 anos, casada com o Diego, somos de Santos.
Recordo-me de cada detalhe, de toda emoção. Eu estava grávida de 38 semanas e 2 dias do Heitor, meu primeiro filho,um bebê muito desejado.

Sou Fernanda, tenho 30 anos, casada com o Diego, somos de Santos.
Namaskar Yoga - Relato de Parto Fernanda + Diego = Heitor
Considero-me uma pessoa muito ansiosa, mas por incrível que pareça durante toda a minha gestação fiquei calma, consegui curtir cada fase do desenvolvimento da minha cria em meu ventre.

O ioga para gestante que pratiquei na
Namaskar Yoga, me ajudou muito nesse controle emocional, foi uma maneira que encontrei para diminuir o estresse do dia a dia e aprender a relaxar, eram dois encontros semanais com exercícios para o corpo e para mente, além disso, foi uma grande oportunidade de conhecer outras gestantes e trocar experiências. A ioga me preparou muito fisicamente me dando condicionamento físico para a hora do parto.
Namaskar Yoga - Relato de Parto Fernanda + Diego = Heitor
Por indicação de uma amiga conheci o Namaskar Yoga e lá fui apresentada a universo novo, lindo e cheio de respeito com as mamães e seus bebês. Enquanto grávida eu e me marido participamos de todas as Rodas de Mães, encontros maravilhosos e gratuitos, onde eram explanados diversos assuntos desse novo mundo, foi a partir desses encontros que comecei a pensar a respeito de como eu gostaria que fosse meu parto, e muito rapidamente decidi que eu iria me preparar para que meu filho viesse ao mundo do jeito mais humanizado possível e no dia que ele escolhesse. Hoje considero que todo aprendizado obtido naqueles encontros foi fundamental para o sucesso do meu parto natural.

Digo que foi fundamental porque me preparou perfeitamente para tudo que eu passei, fiz meu pré-natal com a Dra. Izilda Pupo e contratei a Adriana Vieira como doula, dois anjos que apareceram na minha vida e me incentivaram nessa minha decisão... 
 
Dia 20 de julho - foi para Adriana que eu mandei uma foto via 
whatsapp daquela mancha de sangue no meu lençol e logo em seguida ela me respondeu que eu poderia ficar tranquila que era apenas o meu tampão que tinha saído, não consegui voltar a dormir e fui para sala, depois de uns 5 minutos senti uma vontade que parecia que era de urinar, mas ao levantar minha bolsa rompeu e incontrolavelmente escorreu bastante liquido pelas minhas pernas a ponto de formar uma poça no chão, só fiquei prestando atenção na cor, sabia que teria que ser claro..imediatamente avisei meu marido o ocorrido pois ele estava em Brasília a trabalho e eu sozinha em casa, eu continuava calma tinha conhecimento que ainda tinha tempo para fazer tranquilamente. 

Retornei o contato para
Adriana e ela pediu que ligasse para Dra. Izilda e assim eu fiz. Liguei no celular dela e uma enfermeira atendeu pois ela já estava no hospital realizando outro parto, expliquei tudo e a enfermeira pediu para que eu fosse para hospital para ser examinada.

Com tranquilidade tomei banho e esperei pelo meu irmão e pela minha mãe que iam passar para me pegar, somente no caminho que comecei a sentir levemente uma cólica bem espaçada, chegamos ao hospital por volta das 9h30 / 10h, ainda esperei um pouco na recepção, a maternidade estava cheia..tinha “virado a lua”, acho que devia ser umas 11h quando a Dra.Izilda me chamou, e ao me examinar ela constatou que eu estava com 4 dedos de dilatação, na sequência foi feito o cardiotoco e checado que estava tudo bem com o meu bebê – minha mãe a essa altura estava bem nervosa, enquanto eu a acalmava.


Dra. Izilda disse que eu já ficaria no hospital e como eu era meu primeiro filho provavelmente meu trabalho de parto se estenderia até o final da tarde.

A Adriana chegou e aguardou comigo a liberação do quarto que eu iria ficar e minha mãe aproveitou para almoçar, e aquelas cólicas espaçadas começaram a se intercalar com intervalo menor, comecei a sentir bastante dor na lombar, e num cantinho da recepção começamos a fazer uns exercícios para aliviar a dor... 
o quarto que eu ficaria foi liberado e no caminho eu e a Adriana paramos três vezes para ela me ajudar a alongar e pressionar minha lombar, era única coisa que aliviava aquela dor.. só depois que me dei conta que naquele momento eu estava sendo “transportada” para outra dimensão, para outro plano, outro estado de espírito.. sim, eu estava embarcando para a “Partolândia”. 
Namaskar Yoga - Relato de Parto Fernanda + Diego = Heitor
Quando chegamos ao quarto a primeira coisa que eu fiz foi tirar a roupa e ir para ducha, recordo me que a água estava bem quentinha e o quê também ajudava aliviar minha dor, e lá ficamos por algum tempo fazendo alongamento.. até que eu senti vontade de fazer coco (eu sabia também que isso era um grande sinal que meu bebê já estava chegando), Adriana chamou uma enfermeira para me examinar e com toda delicadeza do mundo essa enfermeira me examinou ali mesmo, dentro do banheiro e ela disse que eu já estava com dilatação total, o bebê estava encaixado e que iríamos para o Centro Obstétrico, uma vez que todos os quartos para Parto Humanizado já estavam ocupados, nesse ínterim meu celular tocou algumas vezes, preferi não atender... Adriana atendeu uma das ligações, e pediu para pessoa avisar meu marido e minha família que o Heitor já estava prestes a chegar.

Seguimos para o C.O no corredor encontramos Dra. Izilda que vinha toda sorridente e beijou-me no rosto, dizendo algo do tipo: “Chegou a hora!”, ao chegarmos no C.O. Dra. Izildaselecionou uma estação de rádio que tocava músicas tranquilas, começou a se preparar, a Adriana permaneceu do meu lado, me ajudando a encontrar uma posição que eu ficasse o mais confortável possível, juntou-se a nós a Enfermeira Fernanda, um doce de pessoa, e a única ordem que eu recebi foi que eu fizesse força de expulsão no momento da contração e assim que a contração passasse eu podia relaxar.

Sem eu saber, minha família já estava do lado de fora, foi cogitado da minha mãe entrar para assistir ao parto, pois achavam que meu marido não chegaria a tempo. O voo dele saiu de Brasília às 10h30 e ele conseguiu entrar no hospital às 14h25, confesso que foi extremamente emocionante e libertador ouvi-lo adentrar ao C.O. dizendo com uma voz engasgada de choro: “Amor, eu cheguei, estou aqui!” parece que o Heitor também estava esperando o papai chegar para querer conhecer o mundo do lado de fora. Diego deu a volta na maca, se posicionou atrás da Dra Izilda e me falou que conseguia ver a cabecinha do Heitor, fiz mais uma força prolongada e às 14h31 Heitor nasceu, e naquele momento fui inundada por um sentimento de alegria plena, empoderamento, alívio.. Heitor nasceu com 49,5 cm, 3,675kg, com uma circular de cordão, e foi posto no meu colo e só quando o cordão parou de pulsar que meu marido o cortou.
Namaskar Yoga - Relato de Parto Fernanda + Diego = Heitor
Se eu sentir dor? Senti, mas já não me recordo aintensidade da dor, não sofri. Se fui sortuda? Realmente não sei, só sei que me preparei, acreditei, tive vontade de fazer a acontecer e consegui! Não dei ouvidos para um monte de besteiras que se ouve por aí. Sem ocitocina, sem episiotomia, com amor, carinho, com respeito. Foi meu filho quem escolheu o melhor dia e hora para vir ao mundo.
Hoje sou uma mulher que se orgulha de ter sido atuante nesse momento tão incrível, fui leoa, tive garra, descobri o quanto sou capaz. Deus é Perfeito, A Natureza é perfeita e simplesmente os deixei serem os Protagonistas no meu Parto.