F L X G Instagram

Como cuidar dos 'futuros papais' e relato de um Pai

(por Mario Lima)
NamaskarYoga - DESEJO A TODOS OS HERÓIS, PAIS DE VERDADE, EM TODAS AS HORAS, UM FELIZ DIA DOS PAIS!!!
Em julho assisti uma palestra de um grande obstetra francês, autor de vários livros sobre parto e gestação, que esteve em São Paulo e no Rio. Michel Odent, como de costume, nos trouxe muitas novidades e vários dados de pesquisas e comprovações, e entre elas estava também um alerta: a depressão e doenças em pais de recém-nascidos.Na verdade, Odent levantou uma questão interessante e com muito fundamento. A questão de como o marido se comporta durante a gestação e também após a gravidez, com a chegada do bebê!
A gestante é o centro da atração durante os meses da gravidez. Com o nascimento de bebê, o foco fica todo voltado para o pequeno, e muitas vezes o pai, o companheiro fica com a carga toda de ‘segurar a onda’ da família que se forma e acaba realmente com algumas conseqüências desagradáveis.Por isso, repensar na ‘qualidade de vida’ do casal durante a gestação e após o nascimento é de grande responsabilidade para o futuro dessa família que se forma.
Segue aqui um belo depoimento de um pai que passou por três gravidezes com sua esposa e tiveram um final feliz, durante a gestação e após! Espero que essa seja também a sua história!!! Faça ela acontecer...
Mario Lima, empresário e artista plástico.
Pai de 3 filhos nascidos de parto domiciliar: Ruda, Serena e Aysso
Relato do nascimento do Aysso - 03/01/10
29/12/09 - Hoje montei o teu berço. Ficou do lado da cama, sob a janela do nosso quarto. Todo quietinho o teu berço, ali naquele canto. Um silêncio destoando das cores do quarto, cativando aos poucos a minha atenção. Era um traço da tua presença, meu querido, um gesto ainda pálido da tua existência. O espaço já reservado para as tuas cores. Me emocionei, pois fui tocado por mais que uma ideia a teu respeito.
03/01/10 -  As contrações da tua mãe começaram ontem por volta da meia noite. Eu estava pintando no atelier, mas ela não me disse nada. Tomei banho e fui me deitar e só hoje pela manhã ele me avisou pra chamar a tua avó e pedir que leve o Rudá e a Serena para lá. Agora estou sentado aqui, a mais ou menos um metro da tua mãe. Ela está na banheira que trouxemos para o teu nascimento. As contrações estão bem próximas. É cerca de 15h30. Há pouco, a Lu me disse que a gente esquece mesmo da dor depois que o bebê nasce. Ela está bem relaxada na água quente, mas dá pra ver a dor chegando, se aproximando como uma enxurrada que traz tudo consigo e não deixa nada, e depois vai passando e fica um caminho aberto atrás de si. Dá pra perceber no semblante da tua mãe que ela vai para um lugar próximo de você e depois volta. Vai e volta. Mergulha na dor pra te buscar.
A sala está escura, iluminada apenas pela vela sobre a toalhinha branca que a Lu pois em cima do piano, e por um pouco de luz que vem de fora, através das frestas dos janelões. Há pouco, após uma contração, a tua mãe me olhou e disse: “Você está tão lindo”. Eu segurei a ponta dos seus dedos. Ela olhou com força nos meus olhos e disse entre lágrimas: “eu te amo tanto, tanto...não se esqueça disso”. “ Eu queria estar ainda mais com você, eu nem sempre consigo, mas...” Aí eu falei: “eu faço as coisas difíceis, às vezes...”. Ela segurou minha boca, e seguiu dizendo que era muito feliz e muito grata a Deus, pois nunca ia poder nem desejar uma pessoa como eu ao seu lado. Me agradeceu por ser pai dos filhos dela e por estar com ela. Agradeceu a Deus dizendo que Ele devia ter grandes planos para ela, por ter lhe dado tanto. Fiz força pra não chorar. Me deu mais uma vez tanto medo. Desta vez, medo de perdê-la. Em cada parto, o medo foi uma constante e eu ia lidando com ele ao longo das horas de um jeito ou de outro.
Obrigada aos queridos Mario e Luciana Lima, pelo relato, pela coragem, pelo AMOR!
DESEJO A TODOS OS HERÓIS, PAIS DE VERDADE, EM TODAS AS HORAS, UM FELIZ DIA DOS PAIS!!!
Adriana Vieira –instrutora de Yoga Pré-Natal e para “Casais Grávidos”, feliz em ver cada vez mais pais participando da gestação, do parto e do pós-parto...Pais que darão exemlpo aos filhos, que futuramente serão também grandes Pais: POR UM MUNDO BEM MELHOR...
Dica de Leitura para o marido e Casal Grávido: livro- "Memórias de Um Homem de Vidro"

IA 6 DE AGOSTO- Curso com técnicas de Yoga para 'Casais Grávidos'">Próximos cursos - 06 de agosto e 22 de Outubro - mais detalhes AQUI

Fotos curso 'Casais Grávidos'
Fotos Curso Shantala
Fotos Yoga para Pais e Filhos
newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus