F L X G Instagram

Em meio à natureza - Jardim Botânico

Por Adriana Vieira
Cada vez mais estamos distantes da natureza, do verde, do divino e do real. Criamos caixas pra morar, pra nos locomover, pra estudar, pra passear...e lá, passamos nossas vidas! Dentro de casa, do carro, das escolas, de hotéis, e vamos assim, gradativamente, perdendo a conexão com a natureza, conosco mesmo!

Paramos então de perceber as dicas e recados da nossa mente mais pura, do nosso corpo, e então, ficamos cansados, doentes, tristes...desconectados!

Mas nem tudo está perdido! Claro que não!

Recarregar nossas pilhas é preciso, e se tivermos percebimento, discernimento, podemos ‘sentir’ a hora certa de refazer essa conexão antes de adoecermos.

Um passeio na praia, um final de semana em meio as montanhas podem ser uma boa saída! Ler um bom livro, escrever algo de bom, vindo lá do seu coração também! Pra que isso aconteça é preciso se aquietar.

Em meio ao feriado de Corpus Christi fui me reconectar no interior do Rio de Janeiro, em Paraíba do Sul, região serrada do Rio de Janeiro onde o cenário é montanhoso, tem cheiro de mato e animais silvestres passeando pelo jardim. De noite conseguimos ver estrelas no céu que nem sabíamos mais que ainda estavam por lá, pois em São Paulo, ou Santos não conseguimos enxergá-las. Estrelas cadentes cruzando o céu, dando um show de brilho e divindade!

NamaskarYoga-Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Depois de dois dias por lá, resolvemos seguir viagem para conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Pegamos a estrada e depois de 4 horas estávamos lá! É difícil explicar o que senti com palavras, pois o local é maravilhoso: 9 mil espécies de diferentes de plantas, flores, macacos soltos e andando pelas árvores, bambuzais assoprando, lagos, espécies raras de plantações, árvores de pau-brasil de todos os tamanhos, frutas exóticas, espécies de cravos da Índia, e muitos mais. A nova praça Tom Jobim, em meio ao parque, é também um centro de atrações cultural, onde acontecem performances, shows de música, dança, entre outros.

O Jardim Botânico é também parte da história brasileira, construído por D João em 1808, ou seja, completou 203 anos!  Há ainda a fachada a antiga escola de arte, do século XVII, e um casarão português conservado, que é patrimônio da UNESCO (séc XV). Uma riqueza em meio a nossa querida Cidade Maravilhosa!

NamaskarYoga-Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Bom pra relaxar, pra aprender mais sobre nossa história, pra se reconectar consigo mesmo, com a natureza, com o que há de mais divino em nós!


Em Santos temos também um lindo Jardim Botânico, O Chico Mendes, que fica na Zona Noroeste. R João Fraccaroli, s/n – Jardim Bom Retiro

Fone (13) 3203 2905

Jardim Botânico Rio de Janeiro

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus