F L X G Instagram

Cursos e Palestras

- Palestra: Mitologia Hindu
Ministrante: Osnir Cugenotta
Data: 19 de Setembro de 2009 (Sábado)
Horário: 15:30
Local: SESC Santos - Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos - SP Tel. (0**13) 3278-9800


Esta palestra tem como objetivo desvendar os segredos e os significados contidos nas imagens dos deuses Indianos, pois cada figura encerra em si um universo de ensinamentos que irão ser apresentados pelo professor Osnir Cugenotta. Cada imagem através de sua postura, gestos, atributos e ornamentos nos revelam a natureza da divindade, uma vez que dentro da tradição do Hinduísmo as imagens falam.
O que hoje é conhecido como Hinduísmo leva um nome bem diferente para os Hindus, o que mostra a profundidade desta "religião". Seu nome original é "Sanathana Dharma".
O Sanathana Dharma é a lei eterna que controla toda a manifestação do universo e cada Deus desempenha um papel especifico dentro deste controle. Dentro do Hinduismo existe o conceito de Brahman, o absoluto, o supremo, o infinito, o eterno, a causa de todas as causas, aquele que não possui nem começo nem fim. A palavra Brahman vem da raiz sânscrita "brh" significa crescer, aumentar ou expandir e "an" significa respirar, se mover, então Brahman é aquilo que se move, que expande dando origem a todo o universo.
A manifestação do universo se da através de sua energia primordial ou Adi Shakti em seus três principais aspectos que regem o universo. Estes três aspectos são conhecidos como Trimurti, ou trindade, sendo esta a base do panteão Hindu (Brahma , Vishnú  e Shiva).


Osnir Cugenotta teve seu primeiro contato com o Yoga em 1968 por influência de seus pais. Desde então, esteve sempre ligado à sua prática e filosofia. No final dos anos 70, aprofundou-se ainda mais no estudo da filosofia Hindu no Ramakrishna Vedanta Ashram e nos estudos e práticas do Hatha Yoga. Estudou Sânscrito, Vedanta, Samkhya, Yoga, Mantra, Meditação, Alimentação e Massagem Ayurvedica e tudo mais sobre a Índia e suas tradições. Aqui no Brasil, formou-se professor pelo Centro de Estudos de Yoga Narayana em 1987.
Sempre que viaja à Índia estuda com os discípulos e graduados professores do Yogacharya B.K.S Iyengar para aprofundar seus conhecimentos em Hatha Yoga, e com outros mestres para aprofundar seu conhecimento sobre Yoga, Samkhya, Vedanta, Meditação, Mantra, Sânscrito e Ayurveda.

blog comments powered by Disqus