F L X G Instagram

Yoga para crianças e os contos de fada:


Foto: Adriana Vieia -- Namaskar Yoga, Yoga para Crianças
Crianças precisam brincar e muito! Todos nós sabemos disso, mas atualmente vemos crianças tão cheias de compromissos e afazeres que seu tempo para brincar e se expressar ficou mais curto! E sem as brincadeiras, sem os personagens e os contos de fada,  a criança dá menos vazão aos seus sentimentos, que muitas vezes não são possíveis de serem verbalizados! Esses sentimentos vão se acumulando e gerando o stress maléfico.

Os contos de fada e as histórias tem a função também de fazer com que a criança manifeste seus desejos, anseios, angustias e frustrações.

Quando ela se coloca na pele de um personagem corajoso, ou de um dragão que luta e vence o inimigo, ela sente esse poder de vencer também, mesmo que de maneira lúdica!

Durante as aulas de yoga para crianças, eles aprendem a se conhecer mais através dessas historinhas que eles mesmos criam ou escolhem encenar naquele momento! E vamos praticando as posturas junto com a contação da história!

Por isso, é muito importante sabe ouvir os pequenos, o que eles querem contar, criar e principalmente, o que eles querem e gostam de ouvir!

Criança aprende por repetição, então, é comum que peçam a mesma história por algumas vezes, até que os novos elementos daquele contexto façam sentido para eles.

Quando uma criança é incentivada a criar, ela desenvolve a auto-estima, faz mais conexões e sinapses cerebrais e amplia sua capacidade de lidar melhor com os diferentes tipos de emoções que todos nós adultos enfrentamos durante nossa caminhada.

Os contos de fada tem sempre uma mensagem a ser assimilada, e os pequeninos a entendem diferentemente em cada momento de sua vida e também de acordo com sua individualidade. Por isso, também, a responsabilidade na escolha das historinhas e no que vai ser apresentado para os pequeninos! Eles estão abertos para todas as mensagens e as captam com muita facilidade!

Segundo um grande mestre  atual do Yoga para Crianças, um exímio professor e contador de histórias,  João Soares, “os contos de fada alimentam a alma das crianças!”

Yoga para crianças não é somente alongar músculos, ficar mais flexível, respirar corretamente e meditar. Isso tudo é de extrema importância também para o desenvolvimento infantil. Mas os contos de fada citados durante as aulas, servem para que eles se conheçam ainda mais e melhor! São um belíssimo instrumento, pequenas obras de arte que nos possibilitam levá-los, através da símbolos e do imaginário, ao mundo real e quem sabe, trazer, nós adulto de volta ao mundo infantil, e despertar a criança que temos adormecidas dentro de nós!!!

Bom mês das crianças, boas risadas e muita pureza e amor no coração de cada Um!

Adriana Vieira – Instrutora de Yoga para crianças no Colégio ‘Jean Piaget' em Santos, doula e jornalista.

Veja as fotos das aulas

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus