F L X G Instagram

Iyengar yoga é um estilo criativo de Yoga – parte 01

- por Delilah King, diretora do B.K.S. Iyengar Yoga Institute Amsterdam
Os benefícios do Iyengar Yoga são muitos. Todos, jovens e idosos, saudáveis ou não, procuram uma maneira de melhorar fisica, intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente. Qualquer um pode sentir os benefícios que o Iyengar Yoga proporciona.
 
O que distingue o Iyengar de outras linhas é a precisão do alinhamento do corpo, a utilização de acessórios (próps), a sequência e o ritmo.
 
O posicionamento preciso, anatomicamente para fazer cada asana (posturas psicofísicas do yoga), trabalha os músculos uniformente e eficientemente. A atenção detalhada a cada asana desenvolve a boa postura e uma consciência corporal.
 
Namaskar Yoga foto: Adriana Vieira
O Sr. Iyengar chama essa atenção ao asana de: “ação hábil”. Com a prática contínua, o praticante aprende como penetrar da “pele ao osso” - a postura de yoga transforma-se numa maneira de auto-conhecimento, no nível físico, psicológico, emocional e intelectual. O corpo e a mente trabalham de maneira harmoniosa.
 
Uma das inovações mais criativos do Iyengar Yoga é uso de próps (acessórios).


Eles foram criados para ajudar na construção do asana, de modo que todas as pesssoas, saudáveis ou não, idosas ou jovens, pudessam fazer a postura e sentirem os benefícios da prática do Yoga.
 
No caso do praticante saudável, os próps proporcionam a estabilidade na postura, de modo que ele possa penetrar ainda mais no asana. “Eles (os acessórios) proporcionam ações que vão além da imaginação”.
 
*** No próximo mês leia mais sobre Iyengar Yoga e Asanas , por Delilah King (parte 02)
click here for english version
 
Tradução: Adriana Vieira & Jacira Garner

blog comments powered by Disqus