F L X G Instagram

E depois do parto? Posso fazer Yoga?

- E depois do parto? Posso fazer Yoga?
Pode e deve sim! Após 30 dias do parto normal, ou dois meses após a cesária, a mulher já pode voltar a praticar Yoga.  É o baby yoga.
O corpo ainda vai levar algum tempo até voltar ao lugar...o útero vai se contraindo conforme a amamentação vai acontecendo, as medidas da mulher vão diminuindo com o passar dos meses...mas é claro que praticando Yoga esse processo pode ocorrer mais rapidamente! A série pós-parto é bem diferente da série anterior, do período pré-natal! Por isso, descondicione sua mente...se abra pra aprender novidades e aproveite sua nova fase de vida!
Antes, com o bebê em seu ventre, poupávamos os abdominais e enfatizávamos a contração do períneo para fortalecê-lo, visando uma melhor dilatação na hora do parto. As visualizações e relaxamentos estavam ligados à saúde do bebê e ao parto natural...e algumas respirações fizemos pela boca, pra soltar o ar...na hora da 'expulsão' do bebê.

Agora a ênfase é no abdome! As visualizações enfocam a nova fase da mamãe, para que ela tenha flexibilidade para lidar com tantas mudanças: físicas, psicológicas e de toda estrutura de vida, daqui pra frente, com o bebê. A nova família requer adptações!
Novas responsabilidades, novas alegrias também! Lidar com o desconhecido! Um período em que muitas mulheres acabam sentindo depressão!
A prática do yoga vai ajudar a combater esses possíveis sintomas também! O Yoga pós-parto também ajuda a mãe a ter contato com um grupo que passa pelas mesmas mudanças e questionamentos. É um momento, ao mesmo tempo, de descontração e de se “re-conhecer”!

Então, não perca seu tempo pensando: “um dia eu volto”, “vou recomeçar quando isso tiver feito isso, ou aquilo...”, ou “quando voltar a trabalhar recomeço”, "quando o bebê estiver na escolinha”, enfim...você não precisa esperar nada mais...apenas um mês e volte a praticar!
As visualizações vão te dar a oportunidade de ficar um tempinho consigo mesma, os ásanas vão liberar endorfina, permitindo que o bom humor e a vitalidade estejam presentes em seu dia a dia, além da autoestima, e ainda vai fortalecer mais seu vínculo com o bebê.

Bom, aliás, falando em bebê, quando ele tiver dois meses vocês dois juntos podem praticar as aulas de Baby Yoga...mãe e bebê juntos! Mais novidades pra vocês ficarem ainda mais juntinhos! Boa prática!
Namastê!

Adriana Vieira, instrutora de Yoga, especializada em Yoga Pré-Natal e ministra Shatala (massagem indiana para bebês) e dá aulas de Baby Yoga e Yoga para Crianças.
Leia mais no  ícone “
Baby Yoga




newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus