F L X G Instagram

Parto natural , parto normal ou parto via baixa

- Depois do sonho de encontrar o príncipe encantado...talvez o pensamento mais comum do mundo feminino, seja o nascimento de um filho...
Para isto, é preciso engravidar, gestar, sonhar, e dar a luz.    
Um Pré Natal bem feito faz toda diferença.
Qual o melhor caminho para um parto tranqüilo?
Exercícios preparatórios para o parto podem ser fator decisivo para o parto sem dor.
A gestante orientada tem maior chance de levar o trabalho de parto sem muito "sofrimento".  Caso não tenha tido oportunidade de frequentar aulas propriamente ditas ela poderá ser orientada por seu médico sobre alguns exercícios pré-parto.  
A gestante deve se cuidar mais; é hora de olhar pra si mesma como nunca antes.
O aumento de peso pode ser o fator determinante para um parto maravilhoso, seja ele normal ou cesárea.
Tente não engordar alem de 10 a 12 kg na gravidez e se possível estar com peso bom desde a concepção.
Seguindo os conselhos de seu obstetra e indo ao hospital quando iniciar sinais de trabalho de parto, você terá grandes chances de ter um parto natural.
Após a internação, você será orientada e cuidada de acordo com o padrão do Hospital e a conduta de seu obstetra.
As orientações que se seguem devem ser aprovadas por ele e por você é lógico.
Durante o período de dilatação pode-se manter o corpo em decúbito lateral esquerdo (deitada sobre o lado esquerdo do corpo) podendo-se apoiar a cabeça com um travesseiro e a barriga também. Algumas gestantes não se sentem bem nessa posição preferindo ficar com a barriga para cima. Não há problema desde que o bebê esteja bem.
Caso você queira pode-se optar por analgesia do parto ou parto sem dor.           
Como é assustador para alguém, pensar que sentirá dor! Ainda mais se a “amiga”, inimiga, irmã, cunhada, mãe, sogra, prima, avó........... disser que dar à luz, “dói” e que precisa ser muito forte para suportar as dores”....Como saber se aguentará ou não a dor se nunca passou por ela antes?
A orientação que damos é a seguinte: Espere sentir as primeiras contrações. Não marque seu parto. Pode ser que você não sinta nada, ou se sentir, ache muito tranqüilo, tão tranqüilo, tão fácil, que nem entenderá porque falaram tanto. E se na primeira contração, você achar que é ruim, peça socorro para seu médico.
As pessoas são diferentes, cada um sente as dores de um jeito.  
A dor do período de dilatação é do tipo visceral, isto é, parece não muito bem localizada, no abdômen como um todo.. como uma “dor de barriga” e no início tem intervalos de até 30 minutos. Até aí, a mulher está com grandes períodos de descanso, suportando muito bem as contrações. Com o evoluir do trabalho de parto, as dores têm seu intervalo diminuído, até chegar à contrações de 3 em 3 minutos. Numa fase mais adiantada da dilatação, os estímulos dolorosos chegam a incomodar muito e então costumamos dizer que a parturiente perde seu bom humor, passa a não achar graça das conversas e piadas ao redor, pelo contrário às vezes fica extremamente irritada e “chata”. Está na hora de instalar a anestesia para o parto sem dor. 
A dor do parto pode ser aliviada de várias maneiras. 
Medicações aplicadas por via endovenosa do tipo morfina, ou calmantes.
Anestesia geral. 
Medicações por via intramuscular.
A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor do período de dilatação é a anestesia Peridural, pois alivia ou quase anula a dor mas as contrações se mantém. 
A anestesia Peridural contínua consiste em injetar na região da coluna lombar anestésicos através de cateter de acordo com a dor e o período do parto.
Um obstetra experiente lado a lado com um anestesista também experiente podem ajudar substancialmente a parturiente tirando-lhe a dor completamente, devolvendo àquele rosto o sorriso inicial, quando ainda não estava incomodada pelas dores. 
A indicação para iniciar a anestesia ou não fica por conta do obstetra, só ele poderá decidir quando e como fazer.
Caso você faça opção por fazer sem anestesia você pode tentar outras maneiras de aliviar a dor 
Podem ser usadas técnicas de Yoga, para seu conforto e do bebe, com excelentes resultados.
Exercícios usando a bola, incenso, elásticos, cadeiras, musica, cores, massagens, água, tudo com orientação e acompanhamento, no caso por seu medico, auxiliado pela família,e/ou doula, fisioterapeuta, professora de yoga ou de ginástica, habituadas com o trabalho de parto.
A respiração deve ser lenta com expiração prolongada.  Durante as contrações a respiração deve ser superficial e rápida.
Durante o período expulsivo (fase final do trabalho de parto) estarão a seu lado as pessoas mais indicadas para orientá-la como e quando fazer o exercício e a força correta para a finalização do trabalho
No período de expulsão deve-se adotar a seguinte posição: deitada com a barriga para cima as pernas flexionadas sobre a barriga e bem abertas. Segura-se as coxas puxando em direção ao rosto. Inspirar profundamente prendendo o ar no peito, levantar a cabeça pressionando sobre  o peito ao mesmo tempo agarrando as coxas pelo lado externo e ir exalando o ar do peito de maneira lenta. Nessa atitude fazer força para baixo para empurrar o bebê longa e continuamente. Soltar o ar e repousar o corpo descontraindo-se todo o corpo quando acaba a contração. Essa posição para parto é a mais usada no mundo todo.     
Temos as camas adaptadas para as mamães que preferirem.
Cadeiras de parto também são uma opção.
Banheiras também podem ser usadas e devem ter um tratamento especial visando a saúde da mamãe e  do bebe. São muito relaxantes.           
O parto de cócoras também é bastante usado sendo preferido por algumas mulheres. Nesse caso segue a mesma orientação com relação à respiração durante o período de dilatação e expulsão. A diferença fica por conta apenas da posição adotada pela paciente, que deve seguir rigorosamente as orientações de seu médico. Força sem orientação pode ser lesiva para o assoalho pélvico.
Podemos ter ainda o parto feito com a paciente deitada lateralmente pois algumas assim o preferem.
Um decorrer de parto sem muita ansiedade, tranqüilo, sem agitação, pode evoluir para um parto sem anestesia o mais natural possível.
 Apagam-se as luzes fala-se baixinho, colocando-se o bebê no peito da mamãe antes mesmo de cortar o cordão. Tudo isso tentando passar calma e tranqüilidade desde o nascimento para o bebê. 
Após o parto imediato a mãe deve descansar respirando normalmente soltando bem o corpo, descontraindo...e curtindo esse momento mágico...a própria criação de Deus que nos eleva até os anjos.
 
    
SINAIS DE TRABALHO DE PARTO
 
Quando se deve ir para a maternidade?
 
O sinal mais característico de trabalho de parto é sem dúvida a presença de contrações. 
Como são essas contrações? A sensação é de que estamos com cólicas parecidas com menstruação; como se fossem  cólicas de intestino...uma sensação estranha ....como saber se é mesmo... ?                        
Deitada bem acomodada sobre uma cama ou um sofá colocar a mão sobre o abdômen, na região do umbigo e apertar. Nessa região normalmente é fácil conseguir "afundar" um pouquinho a mão enquanto em volta ou nas laterais tudo está duro. Pois bem, quando começa a contração, todo o abdômen fica duro...como uma tábua. As contrações começam lentamente com duração aproximada de 30 segundos e intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem ser acompanhadas de sangramento (tipo sangue vivo ou em quantidade grande) nunca, a não ser tipo um sinal de sangue como o finalzinho da menstruação. O intervalo entre uma contração e outra vai diminuindo, diminuindo até chegar a 3 em 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto!
 Hora de ir para Hospital!
Caso não sinta cólicas mas comece a escorrer água em quantidade grande às vezes ate escorrendo pelas pernas... então está perdendo água mesmo! Deve ir para o Hospital ou ligar para seu médico para pedir orientação...
Outro sinal importante é sangramento. Caso seja um sangramento discreto como se fosse um final de menstruação, ou mesmo apenas algumas manchinhas na roupa pode-se ter calma e ligar para seu médico ou mesmo procurar o serviço médico direto para que possa ser examinada e ver se está com dilatação do colo do útero ou não. Muitas vezes vemos pacientes apenas com o sinal e já com dilatação importante, perto de "ganhar" o seu bebê.
Deve-se ter muito cuidado em não pecar por falta, melhor por excesso, isto é, na dúvida vá para o hospital, onde poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto, se o bebê está bem, se a mamãe está bem...Nunca fique em casa para ver o que vai acontecer...Muitas vezes isto pode ser desastroso.
Uma coisa importante é a cor do líquido amniótico. Se estiver clara, é sinal que o bebê está bem. Se o líquido estiver esverdeado, por exemplo, é sinal de sofrimento fetal, urgência!!   
Contrações muito seguidas sem intervalos são muito ruins para o bebê.
Parada dos movimentos do bebê é sinal de alarme!  
O tampão mucoso pode sair até 15 dias antes do parto, portanto não é sinal característico de trabalho de parto.
Todos esses sinais são só sugestivos e devem ser lembrados e não supervalorizados. Nada substitui um bom exame clínico e uma conversa com seu obstetra!!! 
 
 
Cesárea: Parto via alta
 
Um procedimento cirúrgico, utilizado para resolver dificuldades inerentes a um parto.
As indicações precisas são inúmeras, mas a mais comum é vontade materna.
Parece que as mamães estão fazendo seus bebes nascerem, isto mesmo: fazendo seus bebes nascerem de modo que não as atrapalhe, não lhes de trabalho, não haja imprevistos, não haja surpresa, não haja ...amor maior, doação, submissão, humildade e serenidade para esperar o hora do bebe.
Sera que estamos todos muito errados? Muito certos? É assim que é agora?...
Quais são as indicações mais comuns para se realizar um parto via alta?
A falta de dilatação do colo, o sofrimento fetal, diminuição do liquido amniótico, placenta baixa, centralização da circulação fetal, descolamento de placenta, pré eclampsia, algumas cardiopatias, mal formações maternas, alguns tipos de defeitos de bacia e de membros inferiores com comprometimento do assoalho pélvico, polihidramnios, doenças cardíacas, problemas neurológicos, evolução do trabalho de parto desfavorável.... etc, são algumas das indicações para se fazer uma cesárea.
A taxa de cesárea no Brasil é muito alta.
Falo que é por ignorância.
Não ignorância no sentido pejorativo da palavra, mas no exato significado que é ignorar. O que é, quais são as indicações, como é realizada, quais são os riscos, as dificuldades, as intercorrências, o pós operatório...????
O que é melhor para saúde física, intelectual, psíquica do ser humano?
O homem se desenvolveu por milhões de anos e evoluiu de que maneira?
Como nascia e se multiplicava?
Mudou? O que mudou? Quem mudou?
 
Dra Izilda Ferreira Pupo
Ginecologista e Obstetra

blog comments powered by Disqus