F L X G Instagram

Respiração e postura correta melhoram o humor:

- O Yoga é uma filosofia de vida que foi sistematizada pelo mestre Patanjali por volta do séc II a.C.
De maneira muito clara e didática Patanjali tornou o Yoga acessível para todos, pois ele enumerou os 8 principais passos a serem seguidos para termos uma vida melhor e mais adequada, agindo de acordo com nosso “interior”, ou seja, com suas próprias necessidades, respeitando aos outros e a si mesmo.
Os dois primeiros passos citam como podemos manter a harmonia conosco mesmos e com os outros que nos rodeiam, e manter a mente, o corpo e a alma saudáveis.
O terceiro passo explica sobre as posturas psico-físicas, chamdas de ‘asanas.
E o quarto passo trata-se da respiração, os pranayamas.
Todos os passos estão interligados...assim como todos nós, mas vamos agora nos ater a respiração, esse ato tão importante e que nem sempre recebe a atenção que deveríamos dar a ela. 
foto: Adriana Vieira, Namaskar Yoga

Quando nascemos respiramos corretamente e naturalmente. Com o passar dos anos vamos adquirindo alguns hábito não tão “naturais” e acabamos por respirar erradamente. As crianças (e nós adultos também) devem aprender a respirar somente pelo nariz...respirar pela boca não faz bem a saúde! Resseca a garganta e não filtra o ar.
A respiração, ou seja o ato de receber o ar...e doá-lo novamente, para que um novo ar entre...e encha nossos pulmões, deve ser feita apenas pelas narinas. 
Crianças que inspiram pela boca podem ficar mais nervosas e agitadas, além de terem mais problemas na garganta.
Outro ponto importante é o ritmo da respiração. A exalação deve ser mais longa e profunda do que a inspiração. Ou seja, sempre devemos soltar mais o ar do que inspirar...recebendo um novo ar, mas exalando mais longamente do que a inspiração. Isso nos acalma e faz com que a troca do ar seja mais profunda e eficaz. Então, entre no ritmo...inspire em 3 a 4 tempos  (segundos) e solte o ar mais longamente, contando agora de 4 a 6 tempos...faça seu ritmo de maneira que você sinta conforto, e ensine o mesmo aos seu(s) filho(s)...eles adoram a brincadeira de inspirar e expirar. Para que eles percebam melhor o ato de respirar, faça o exercício deitado (a) e com seus filho ao seu lado. Faça uma barquinho de papel, uma dobradura e coloque o barquinho em sua barriga e outra na de seu filho...e agora, ao inspirar deixe a barriga subir, mostrando ao seu filho que ao inspirar o ar entra, a barriga sobe...e o barquinho também, e ao exalar, a barriga afunda...o ar sai mais longamente...e o barquinho afunda, desce...e continue, lembrando que seu ritmo é diferente do seu filho... 
A respiração interfere ainda no humor das crianças. Respirações curtas e rápidas agitam e estimulam. Já as longas e profundas acalmam e harmonizam.
Um terceiro detalhe importante quanto a boa respiração é a postura. Crianças cabisbaixas e com ombros arqueados ‘a frente tendem a ficar deprimidas e cansadas, isso porque a caixa torácica fica comprimida,  e recebe menos ar, então, a postura correta para que o ar entre com mais facilidade e flua corretamente é: coluna ereta, cabeça  erguida, queixo paralelo ao chão, e peito aberto!!! Adeus mal humor...Respire fundo...e aprecie a vida!

blog comments powered by Disqus