F L X G Instagram

Ioga reduz sintomas de depressão na gravidez – e melhora o humor


Ioga reduz sintomas de depressão na gravidez –
e melhora o humor

Ioga reduz sintomas de depressão na gravidez – e melhora o humor


Mulheres grávidas que praticam séries de ioga por pelo menos dez semanas apresentam melhora do humor, afirmam se sentir mais conectadas com seus bebês no útero e reduzem os sintomas e o risco de depressão antes e após o parto, segundo pesquisa da Universidade de Michigan divulgada nesta semana (artigo completo aqui).
Quando se pensa que 1 em casa 5 mulheres grávidas apresentam algum sintoma de depressão, um resultado como esse pode ajudar médicos e gestantes a adotarem as aulas de ioga como medida preventiva, que não envolve medicações (de uso mais restrito durante uma gestação) e praticamente não tem efeitos colaterais.
É claro que qualquer atividade física precisa ser antes discutida com o médico que acompanha a mulher e até mesmo as posturas feitas precisam ser avaliadas previamente. Cada gestação é uma gestação e muitas mulheres têm diversos tipos de restrições e precisam de um acompanhamento especial – por isso, novamente, é importante conversar com médico e também procurar instrutores de ioga que sejam especializados em aulas para gestantes antes de começar qualquer prática.
A imagem aí de cima, belíssima, é da americana 
Lisa Down Angerame, uma ex-funcionária do JP Morgan que largou tudo para se tornar uma instrutora de ioga, hoje especializada em aulas para mulheres.
Voltando para a pesquisa, publicada no periódico científico 
Complementary Therapies in Clinical Practiceforam avaliadas mulheres que afirmaram se sentir muito irritadas, ansiosas e estressadas durante a gestação, resultado de mudanças hormonais e demandas familiares e profissionais.
“Sempre vimos mulheres grávidas procurando aulas de ioga para tentarem reduzir o estresse, mas não havia nenhuma informação sobre a eficácia do método”, afirma a principal autora do estudo, a psiquiatra Maria Muzik, do Centro para Crescimento e Desenvolvimento Humano da universidade.  ”Com nossos resultados, percebemos que a ioga pode ser uma alternativa para tratamentos farmacêuticos para mulheres grávidas que começam a apresentar sinais de depressão”, completa ela.

A série abaixo, para ilustrar do que estamos falando, foi feita pela
 Richardson Bikram Yoga.

A série abaixo, para ilustrar do que estamos falando, foi feita pela Richardson Bikram Yoga.

Fonte: Jornal Estadão 
09.agosto.2012 


Namaskar Yoga - Blog: Saúde é que interessa
Clique AQUI
newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus