Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Yoga para casais grávidos:

- por Adriana Vieira, de Amsterdam:
Mais uma experiência fantástica! Viajar, aprender, ensinar! Uma troca incrível de experiências, cultura, conhecimentos...muitas vezes quase que indescritível...
Enquanto estou de férias passeando pela Holanda aproveitei para fazer um novo curso no B.K.S. Iyengar Institute Amsterdam.
Dessa vez, o intensivo de verão foi com Delilah King, americana, radicada na Holanda há 15 anos. Depois das aulas sempre trocamos muitas ideias e conversamos sobre os ensinamentos do Iyengar Yoga, Hatha Yoga, e mais...e assim,  entre uma aula e outra, a amizade foi crescendo.
Aconteceu assim também com Barbara. Outra professora de Iyengar Yoga. Italiana, sempre sorridente, mora em Amsterdã há 10 anos. Assim como eu, Barbara se especializou em yoga para gestantes e casais ‘grávidos’. 
Ela ministra um curso mensalmente para os casais aprenderem exercícios de yoga para a hora do trabalho de parto (partner class as preparation for labour) e me convidou para participar do curso e  esclarecer alguns pontos de vista diferentes, para que seus alunos pudessem ter uma nova experiência. 
Foi uma tarde maravilhosa no verão holandês, com 34 graus lá fora e muito calor humano dentro da sala!
Aproveitei minha formação de doula para trocar ainda mais ideias com essas gestantes, que vivem num país, onde 90% das mulheres tem parto natural, normal, sem intervenções desnecessárias. Aqui ( na Holanda) elas praticam yoga pré-natal porque sabem o quanto ajuda na hora do trabalho do parto. Elas querem ter um parto ativo, e o governo incentiva e banca todos os gastos para o parto domiciliar. 
No curso tinham 12 casais cheios de vontade de aprender ainda mais. A maioria era mãe de primeira viagem, mas 3 delas já eram mamães. Os parceiros sempre questionam e participam muito das aulas, querendo ajudar ainda mais suas mulheres a terem uma ‘boa hora’!
Aqui vão algumas dicas do que ensinei e aprendi por lá, para os casais, na hora do trabalho de parto:
Respiração: é importante que o parceiro aprenda e tenha em mente a respiração, para que sua mulher possa ser guiada por ele, quando estiver em trabalho de parto. Mantenham sempre o ‘olho no olho’ e estejam 100% nessa ação, juntos!
A inspiração é  longa e profunda.  A exalação é  maior do que a inspiração.
Para praticar juntos em casa: inspirar pelo nariz contando até 3 tempos e soltar o ar também pelo nariz contando de 5 ou 6. 
Respiração para a hora da expulsão do bebê:
Quando as contrações tiverem mais constantes, a exalação pode ser feita pela boca, para que a mulher possa sentir um alivio ao exalar. O parceiro mantém a ritmo para que a mulher não perca e consiga seguí-lo.

Foto: Namaskar Yoga, Adriana Vieira


Relaxar a Lombar: a gestante ajoelha e separa os joelhos dando espaço para a barriga. Levar o tronco abaixo, em direção ao chão. Apoiar a testa nas mãos ou deixar um bloco entre as mãos. O parceiro massageia a lombar da mulher por alguns minutos. Para aliviar ainda mais, colocar um bolsa de água quente no local, após a massagem.

Foto: Namaskar Yoga, Adriana Vieira


Relaxar o Baixo Ventre: A gestante deita na lateral esquerda, e o parceiro acaricia o baixo ventre pela lateral, de baixo para cima, ou seja, do lado esquerdo para o direito por alguns minutos. 
Namastê! E uma ótima hora para os casais grávidos! 

Foto: Namaskar Yoga, Adriana Vieira


Para obter mais informações sobre yoga pré-natal e para casais, entre em contato com: 
Adriana Vieira- Instrutora de Yoga em Santos e Doula

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus