Adriana Vieira - Namaskar Yoga

III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento  em Brasília (parte 01)


III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento  em Brasília
O papel da doula no atendimento ao parto é discutido em Brasília

 
Centenas de mulheres do Brasil e do mundo participaram ontem, dia 26, da III Conferência Internacional sobre a Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília. Apesar da abertura oficial ser hoje, dia 27, às 19h30, com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os debates e cursos já começaram.
 
Durante a manhã as participantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com vivências de auto cuidado, como o self healing, a biodança, o pilates, os florais e a visualização do parto. O espaço das rodas de convivência foi dedicado a reflexão sobre a atuação da doula, a dor no parto e o luto no parto.
 
O trabalho do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, pioneiro na implantação do trabalho da doula no Sistema Único de Saúde (SUS),foi um dos destaques das mesas redondas. Desde 1997 o Hospital desenvolve o projeto doula comunitária, que proporciona suporte físico e mental a parturiente e seus familiares antes, durante e após o nascimento. O objetivo é resgatar o processo natural do parto e do nascimento e, dessa forma, diminuir a alta taxa de cesarianas feitas no Brasil, 15% acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Para Maria de Lourdes, conhecida como Fadynha, presidente da Associação Nacional de Doulas e doula há 32 anos, o primeiro dia foi emocionante e surpreendente pela quantidade de gente e intensa de troca de saberes. “Nessa pré-conferência eu achei importante o fortalecimento do papel da doula, fundamental no processo do parto. Aqui é o início de um longo caminho”, ressaltou.
 
A preocupação com capacitação de parteiras profissionais foi o tema central dos debates do I Encontro Internacional da Relacahupan – Rede Latino Americana e do Caribe pela Humanização do Parto e Nascimento, que acontece dentro da Conferência. Doulas, parteiras, indígenas, profissionais da saúde de diversos países da América do Sul vieram à Brasília para mostrar os esforços realizados em suas comunidades na integração das práticas científicas com os costumes ancestrais.

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus