Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Revisão:

- Ano Novo... Novo ano...

Abrir uma nova conexão, expandir meus horizontes, criar novas maneira de ver o mundo. Sei que devo, mas como?

Resolvo rever meu armário. Coisas guardadas por muito tempo, sem uso: jogar fora. Melhor, posso doar. Um bom começo. Cansativo, porém recompensador. Ao final, tudo estará limpo e organizado. Balanço: quatro sacos plásticos de 100 litros de coisas que não me farão falta: sapatos dos anos 70; roupas ainda boas mas fora de moda; um casaco de pele, que há vinte anos espera ser usado, coitado! Separo-me definitivamente do que não me interessa mais.

Na cozinha faço o mesmo. Separo peças em duplicata; louças e copos lascados vão para o lixo reciclável; pratos das crianças, agora adultos, terão novos donos. Enfim, revisão geral e faxina. Até que não foi tão difícil! Muitas vezes temos medo de encarar as tarefas porque elas são piores enquanto a imaginamos. Já me sinto mais leve, arejada e com vontade de novidade. Vou para a sala, dou uma olhada e de repente enxergo enfeites antigos que mais parecem peças de museu. Sabe aquela peça que foi presente de casamento e que sem utilidade jaz em cima do piano? Nem bonita ela é! Está ali por descuido, descaso ou comodismo, sei lá... Sustentando a peça ele, o piano, num lugar nobre, mas sem uso, desprezado. Sei que é bonito, até elegante! Seria lindo se fosse tocado. Melhor quem tem um violão, um pamdeiro ou um chocalho, pra alegrar a vida. Um piano sem uso é como um bolo sem açúcar. Penso no assunto... foi de minha filha quando menina, talvez um dia ela o queira de volta... ela volte a tocar... Por enquanto é peso morto. Ai, que dor nas costas!

No dia seguinte toco pra uma instituição que há muito desejava ajudar e sempre adiava. Descarrego o carro, conheço pessoas e me comovo ao ouvir suas histórias de vida, tanto as que dali dependem, quanto as que ali trabalham; mulheres e homens que doam parte de seu tempo com prazer e dedicação. 
Sinto-me bem, volto com uma sensação diferente, quase um alívio como o que sentimos quando nos livramos de sapatos apertados ou um par de óculos em cima do nariz... Óculos? Onde estão? Apalpo a testa, reviro os bolsos e... ah! me lembro... deixei-os em cima da bancada do banheiro hoje de manhã e nem senti falta deles até agora?!
Devo me livrar do piano...

(por Alice Vieira de Moraes)
Alice Vieira de Moraes

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus