Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Mantenha a atenção...brincando:

- Quando o yoga chegou ao Ocidente muita gente o intitulou como um exercício físico apenas, mas o yoga é muito mais que isso!
Ele prepara nossa mente e o coração para o contato com o mais divino dentro de nós mesmos, ou seja, com a nossa essência!  Isso requer “atenção”...e os pequenos estão sempre “abertos” para aprender e receber uma nova filosofia...de corpo e alma...
As aulas de Yoga para as crianças são bem diferentes das aulas para os adultos! 
E mesmo entre as crianças, cada um, na sua idade, requer uma aula diferente. Crianças de 3 a 4 anos gostam de historinhas...e mantém menos o equilíbrio do que as crianças de 5 a 7 anos, que preferem mais ação e movimento, e podem manter as posturas de equilíbrio por mais tempo...e assim por diante!
Precisamos respeitar as diferenças entre as idades, as questões motoras e ainda o desenvolvimento psíquico e físico de cada indivíduo...e o yoga faz isso...respeita cada um como um ser “Único”...que somos!
O Yoga não ensina a competir “contra” o próximo, e sim, a conhecer-se mais e melhor...e a “melhorar” a si mesmo, respeitando seus próprios limites e ampliando e enaltecendo seus potencias (sejam eles físicos ou psíquicos). 
Nas aulas de yoga não é necessário olhar para o amiguinho do lado para ver se está “certo” ou “errado”, mas sim...se concentrar em si mesmo e sentir, se dá pra ficar paradinho na postura por mais tempo, ou não...e a cada dia ir “melhorando” a si mesmo! Autoconhecimento aliado ‘a gratidão, por ser quem se é!
As crianças, no geral, gostam muito de ação, de estímulos visuais e sonoros para poderem manter o foco da atenção...assim, elas aprendem brincando!
O Yoga ajuda e muito as crianças a terem uma mente mais focada, mais estável e consequentemente mais criativa. 
Eles aprendem a ter uma constância, persistência e ordem, com o passar do tempo, pois para se praticar yoga é necessário estar “presente onde se está”. 
A principal diferença da atividade “Yoga” de outras atividades físicas é que só se faz yoga quando se está concentrado, pois as posturas são “psico-físicas”, ou seja, precisamos estar pensando e sentindo o que estamos praticando para que então o corpo e mente focados elaborem a postura. Se isso não acontece a postura também não sai bem feita!
Por isso estimula a atenção e concentração das crianças.
Elas passam a curtir aquele momento existente que é o único que temos: 
o momento presente! 

Adriana Vieira- instrutora de yoga, jornalista.

blog comments powered by Disqus