Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Yoga é Yoga, criança é criança!!!

- E os dois se entendem muito bem!!!
Fotos: Adriana Viera
Mas devemos sempre lembrar disso para não fazer cobranças desnecessárias aos nossos pequenos!
Essa é uma frase de um grande mestre, nosso querido Marcos Rojo, (responsável por trazer os estudos científicos de yoga, da Índia, para o Brasil) 
que enfatiza sempre que todos podem praticar, mas lembrando sempre de respeitar cada um, na sua fase da vida!
O Yoga adaptado ‘as crianças requer muita brincadeira, ações lúdicas e um tempo de aula diferenciado  para cada faixa etária! 
Não adianta querer que uma criança entre 2 a 5 aninhos fique muito tempo quieta (isso nem é bom). As aulas nessa idade devem ser de meia hora ( no máximo 40 minutos)....e muuuuuuita brincadeira!!! Aos poucos, eles vão sim aprendendo a se aquietar mais e mais...mas claro, dentro do limite deles! Assim como nós adultos! Temos que reaprender a nos aquietar...e ouvir nosso silêncio!
Depois dessa idade, entre 6 a 9 anos, podemos aumentar esse período de aula para 40 a 50 minutos...e somente para os maiores, a partir dos 10 anos e que podemos dar aulas de uma hora!
Os pais e educadores sabem que o desenvolvimento motor é diferente para cada idade...e que Yoga não é apenas postura, ou seja, os ‘asanas, como chamamos em sânscrito!
Fotos: Adriana Viera
Yoga é também respirar corretamente, é ter boa postura...postura física e mental!!! Então, falando do nosso lado “mental”, no Yoga aprendemos alguns preceitos éticos, conhecidos como  yamas e nyamas, que nos dão dicas de como nos conduzir num caminho mais tranqüilo para conosco mesmos e para com os outros, a sociedade, a comunidade!
As crianças entendem muito bem esses conceitos através de historinhas, e eles mesmos acabam descobrindo que respeitar o outro e a si mesmo é fundamental!
Então, vamos praticar, brincando com seriedade e muito discernimento, respeitando sempre o seu limite atual!!! 
Vamos alongando o corpo...e trazendo mais flexibilidade dentro ( nos pensamentos, na mente) e fora (no corpo físico).
Namastê!

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus