Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Por que particar Yoga  quando criança?

- Essa pergunta é feita por muitos pais que têm a oportunidade de ter o Yoga como uma disciplina na escola em que seus filhos estudam:
o Colégio Jean Piaget, em Santos (SP). A ideia deste projeto surgiu da necessidade do “Jean Piaget” em trazer os benefícios do Yoga para seus educandos, visto que o mesmo busca o bem estar piscofísico e social de todos seus alunos.
Para esclarecer um pouco mais sobre o Yoga na fase da infância, aqui vão algumas dicas:
 
O que é o Yoga?
Yoga significa União, e essa união entre nós mesmos e o que temos de mais íntimo e profundo dentro de nós,ou seja, através do Yoga podemos nos conhecer melhor. Para que isso aconteça, o Hatha Yoga usa exercícios psicofísicos, trabalhando o corpo e a mente juntos. Trabalhamos ainda no Yoga a respiração, que nos leva a ter a mente mais focada, concentrada, assim, aquietando nossa mente e nosso corpo. 

O que não é Yoga?

Yoga não é apenas exercício físico. Não é ginástica. Também não é somente relaxante, ou algo passivo.
 Yoga é uma atividade psicofísica, que usa o corpo como ferramenta para trabalhar também nossas energias, nossa respiração, nossa mente, e nosso “eu” mais profundo, nossa essência. 
O Yoga tem preceitos éticos e morais, que nos guiam rumo ao caminho da paz, um estado de tranqüilidade, conhecido como Samadhi. 
Yoga é um estado que visa atingir a saúde perfeita, entre corpo e mente.

Colégio Jean Piaget - Adriana Vieira
O que é Yoga para crianças entre 2 a 6 anos?
O primeiro contato das crianças nessa faixa etária com o Yoga, tem a mesma função que o Yoga leva aos adultos, ou seja, o autoconhecimento. A diferença está na maneira didática das aulas. Tudo é feito de maneira lúdica, através de historinhas, músicas, desenhos, etc.
O primeiro e o segundo passo a serem aprendidos no Yoga são os conceitos éticos , os Yamas e Nyamas, que ensinam como nos respeitarmos e como respeitarmos os outros para conviver em sociedade, em grupo. 
No Yoga cada indivíduo deve ser respeitado e visto como único e divino. Não há melhor ou pior, bom ou ruim. Há diferenças, e por isso devem ser respeitadas! 
Então, nas aulas de Yoga, sempre será respeitado o limite psicofísico de cada aluno. 
Entre 2 e 6 anos as crianças podem aprender com o Yoga a conhecer seu próprio corpo, as sensações diversas, sua coordenação motora, seu ponto de equilíbrio, o  limite de seu corpo, e ainda, a fala, sua concentração e respiração. 
Nessa fase começamos introduzir alguns dos conceitos éticos do Yoga (primeiro e segundo passos dentro do Yoga) por meio de historinhas. 
Esses conceitos falam sobre Limpeza (física e mental, como não ter pensamentos ruins, escovar os dentes, tomar banho, cuidar do corpo por fora e por dentro) , a não violência (respeitar seus limites)  e a ser verdadeiro (não mentir para si mesmo). Tudo é passado através de historinhas e brincadeiras. 

O que é Yoga para crianças entre 7 e 9 anos?


As crianças maiores podem usufruir do terceiro passo do Yoga, que são os Asanas, ou seja, as posturas.

Tendo eles aprendido os dois primeiros passos ( conceitos éticos para com ela própria e com os outros, aprendendo a respeitar seus limites e dos colegas) agora então eles passam a experimentar as posturas e a se manter por mais e mais tempo nelas. 
O quarto passo, a concentração, também é vivenciada ainda mais profundamente nessa fase, pois conseguimos com essa faixa etária, trabalhar a respiração, que aquieta a mente, os desenhos e mandalas, que fazem a mente ficar mais concentrada, e entoação de mantras, que é divertido e ajuda a aquietar a mente dispersa.
Crianças que praticam Yoga nessa fase, são comprovadamente mais conhecedoras de si mesmas, de seus sentimentos, emoções e lidam melhor com frustrações naturais do dia a dia e problemas emocionais. Elas aprendem a se respeitarem mais, e aos outros também. Saberão se concentrar com mais facilidade que outras crianças e terão um sono mais tranqüilo.
A respiração correta aprendida nessa fase se tornará um hábito para eles, e isso trará benefícios físicos e psicológicos para eles. 

Yoga é para ser praticado em todas as idades...

Leia sobre Yoga para adolescentes no ícone: Pesquisas ou Meditação (desse blog)

Adriana Vieira- instrutora de Yoga, jornalista. Pós-graduada em Hatha Yoga pela Uni-FMU S.P, curso de Yoga para Crianças com Maria Ester Massola.

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus