Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Jalaneti, respire fundo e livremente!

- Jalaneti, respire fundo e livremente!
Namaskar Yoga foto: Adriana Vieira
A respiração é um ato tão comum que nem sempre damos a real importância que ela merece. Mas quando sentimos o nariz congestionado, aí sim, lembramos como é bom respirar livremente!
Quem mora nas grandes cidades, sente de perto os efeitos da poluição e está mais sujeito a ter problemas respiratórios e alérgicos.
A sabedoria do Yoga pode ajudar a aliviar esses problemas com uma técnica simples e barata, chamada Jalaneti.

Basta pegar meio litro de água filtrada e fervida e misture uma colher de sal, de preferência, o sal marinho. Utilize a água ainda morna (a temperatura deve estar em torno de 36 graus). Coloque num recipiente limpo. De preferência num pote de cerâmica, o jalaneti. Caso não tenha, pode utilizar um outro recipiente que tenha uma abertura, como uma ponta de bisnaga. O mais importante é que seja bem higienizado antes da utilização. Agora coloque a misturada da água morna com o sal dentro do recipiente.

Namaskar Yoga foto: Adriana Vieira
Siga os seguintes passos: introduza a ponta do pote em uma das narinas e deixe a água escorrer devagar por dentro dessa narina. A água não deve ser introduzida com força. O movimento deve ser suave, e a água deve começar a sair pela outra narina. Para que isso aconteça com facilidade é preciso ficar na seguinte posição: pernas semi-abertas, tronco inclinando em 45 graus para frente e cabeça ligeiramente inclinada para frente e para a lateral olhando para cima, ou seja, numa posição oblíqua que irá facilitar a entrada da água por uma das narinas.

Namaskar Yoga foto: Adriana Vieira


Terminada a ação na primeira narina, assopre o que restou de água tapando a outra. Depois repita o processo do outro lado!
Faça sem pressa. Relaxe e deixe a água morna limpar as vias respiratórias.
A sensação de alívio é imediata! Simplesmente gratificante.
Você vai sentir o prazer que a água e o ar podem lhe proporcionar!

Adriana Vieira- Instrutora de Yoga em Santos-S.P, especializada em Yoga Pré-Natal.



blog comments powered by Disqus