Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Segundo dia da III Conferencia Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento:


Aqui em Brasília, o segundo dia da Conferência foi riquíssimo.
Fadynha, introdutora do Yoga Pré-Natal no Brasil (mais especificamente no Rio de Janeiro) é doula há 33 anos, e aceitou me dar uma entrevista entre uma e outra palestra.


Foi simplesmente fantástica!


Ela comentou que a realidade brasileira ainda está engatinhando no movimento do parto consciente, e que o índice de cesárias desnecessárias ainda continua aumentando no Brasil. Mas, por outro lado, mulheres mais informadas estão fazendo suas escolhas do tipo parto que querem ter.
Fadynha esclareceu ainda a importância do trabalho de uma doula, para a gestante e para o médico: “ a doula deve ajudar a mulher que vai parir, sem interferir no trabalho do obstetra. Costumo dizer que a doula, quanto melhor é, mais invisível. Ela tem que colaborar para que tudo ande bem, para que a mulher tenha segurança, conforto e bem-estar. Ela deve trazer o conforto físico e emocional para a parturiente”.
Fadynha relembra da importância do Yoga pré-natal para as futuras mães: “ com o yoga elas aprendem mais sobre seu corpo, sua mente, com seu bebê, e entram em contato com o que há de mais profundo nelas mesmas, para poderem então, serem donas de si mesmas na hora do parto, assim, se fortalecendo.”

Segundo dia da III Conferencia Internacional sobre Humanização de Parto e NascimentoSegundo dia da III Conferencia Internacional sobre Humanização de Parto e NascimentoSegundo dia da III Conferencia Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento

Depois, muitas palestras aconteceram durante a tarde toda. A norte americana Mary Barnett, do Texas, que nasceu num parto natural em casa, em 1952, nos trouxe a dura realidade dos EUA, com um índice atual de 90,1% de cesárias, em 2007. Mas também, nos diz que esses números estão mudando, pois segundo ela, muitas mulheres estão percebendo a importância de um parto mais humanizado para a mãe e para o bebê.
Outro importante momento do dia foi o flash mob, a mobilização rápida, que ocorreu em frente a Torre de TV de Brasília. Uma coreografia de Yoga pré-natal foi feita em praça pública e cerca de cem pessoas participaram. Gestantes e mulheres, alem do público que foi entrando, aprendendo, fazendo...gerando um grande círculo de paz e união por um mundo com bebês mais bem nascidos!
Mais novidades amanhã!
Namastê e uma ótima semana,
Adriana

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus