Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Alguns desconfortos da gravidez que afetam a maioria das mamães podem ser amenizados com uma boa alimentação. Confira!


Alguns desconfortos da gravidez que afetam a maioria das mamães podem ser amenizados com uma boa alimentação.
Confira!

Link: Conheça os alimentos que aliviam os desconfortos da gestação

Reportagem: Camila Saipp

20130122Blog-alimentos_para_gestantes_interna
Inchaço, enjoo, prisão de ventre, câimbra e alguns outros desconfortos afetam grande parte das mulheres durante a gravidez. E não pense que com o passar do tempo e o desenvolvimento do feto tudo isso vai desaparecer, pois alguns desses sintomas costumam durar até o nascimento do bebê. Mas, para você não desistir de ser mãe desde já, aí vai uma boa notícia: a alimentação correta é capaz de amenizar todos esses incômodos comuns na gravidez.
De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann, a mãe deve ingerir um 
cardápio variado com todos os tipos de nutrientes que ela e o bebê precisam. “O ideal é se alimentar de maneira saudável e sem excessos, para suprir as necessidades da gestante e do neném. É importante consumircereais, frutas, carnes, laticínios e produtos integrais. Lembrando que todos devem ser ingeridos na quantidade correta”, explica a especialista.
A nutricionista Juliana Menegazzi recomenda: “As futuras mamães devem tentar sempre manter uma
 alimentação equilibrada, com alimentos frescos sempre que possível, evitar produtos industrializados ericos em gorduras (deixam a digestão mais lenta), preferir alimentos integrais, ingerir bastante líquido e alimentar-se a cada 3h evitando o jejum prolongado”.

Alimentos indicados
Como já dissemos, a alimentação pode ser um poderoso remédio para amenizar o mal-estare os desconfortos comuns durante a gravidez e, pensando nas mamães que podem estar sofrendo com algum desses sintomas nesse momento, selecionamos alguns alimentos ideaispara ajudá-las. As indicações foram feitas pela nutróloga Liliane Oppermann, confira!

Para os enjoos: espinafre, rúcula, frutas cítricas e grãos são ricos emácido fóliconutriente que é fundamental para as gestantes. Esses alimentos estimulam a formação dos ácidos digestivos que favorece o esvaziamento gástrico e auxilia na diminuição dos enjoos.


Para as câimbras: as câimbras que ocorrem em algumas gestantes acontecem por causa da falta de cálcio e potássio no organismo. Para amenizá-las, beba bastante água e consuma banana que é uma excelente fonte de potássio e vitamina B6.


Para o inchaço: o inchaço na gravidez ocorre devido à retenção de líquidos que comprimi os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. Para evitar esse problema a gestante deve reduzir o consumo de sal e evitar alimentos com alto teor de sódio e gordura.


Para ânsia e vômito: o abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, considerado um nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta. O seu consumo ajuda a reduzir ânsia e os vômitos durante a gravidez.


Para a prisão de ventre: o crescimento do útero é um dos fatores que acarretam a prisão de ventre. O segredo para amenizar esse problema é ingerir bastante líquido e consumir mamão, ameixa e alimentos ricos em fibras. Para potencializar o efeito, polvilhe farelo de aveia ou farinha de linhaça sobre a comida.

Fonte:
revista Corpo a Corpo

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter
blog comments powered by Disqus