Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Yoga = uma prática milenar que une corpo e mente!

- Atualmente fala-se muito sobre Yoga! Mas o que é realmente essa prática? 
O que diferencia Yoga de outros exercícios físicos? É religião?
Bom, vários são os questionamentos! 
Mas Yoga não é religião e nem apenas exercício físico!
Yoga é uma filosofia de vida milenar, com mais de 5 mil anos, que surgiu na Índia. Lá, indianos de diferentes religiões praticam Yoga diariamente.
NamaskarYoga Santos Brasil
A palavra em sânscrito significa União. A união nesse caso é do corpo físico e do mental, ou seja, o Yoga é feito através do corpo, com o objetivo de aquietar a mente. Com uma mente menos inquieta podemos então nos ‘ouvir’ melhor,  nos conhecer mais e viver de acordo com o nosso propósito, com a nossa missão! 
Yoga é uma ferramenta maravilhosa para nosso autoconhecimento! 
Une exercícios físicos, respirações, filosofia (a parte ética), relaxamento para se chegar ‘a meditação.
Um sábio hindu chamado Patanjali sistematizou o Yoga em pequenas frases, os conhecidos Yoga Sutras. Ele dividiu o Yoga em oito partes.
A primeira e a segunda delas são os: Yamas e Nyamas. São dicas de como viver bem em comunidade e conosco mesmos, como o autorespeito, a não violência, ser verdadeiro consigo e com os outros, o amor ‘a natureza, disciplina, autoestudo, entre outros.
Somente depois de conhecermos (e praticarmos) esses preceitos éticos é que praticamos as posturas, conhecidos por: ásanas. As posturas também tem um porquê de serem praticadas. Elas nos ajuda a dominar nosso corpo, para podermos então ficarmos numa postura ereta, correta, por um bom tempo, e meditarmos.
Mas devemos lembrar que Yoga é para todos e de qualquer idade. Então, não são malabarismos que devem ser feitos, e sim posturas que nos ajudem a manter nosso corpo flexível, forte, estável e principalmente,  saudável. A filosofia yogue prega sempre o autorespeito, aos limite de cada um.  
Se apenas fizermos os exercícios físicos do Yoga sem estarmos presentes no que estamos fazendo, não estaremos praticando Yoga.
NamaskarYoga Santos Brasil
Quando estamos numa postura, e permanecemos nela por alguns segundos com estabilidade e ao mesmo tempo, com conforto, e sentimos o resultado dessa postura em nosso corpo e mente, aí sim, estaremos praticando Yoga.
O Yoga deve nos trazer paz interna, calma, clareza e discernimento. 
Através do trabalho corporal que fazemos quando praticamos o Hatha Yoga (uma das quatro linhas tradicionais do Yoga) vamos desbloqueando nosso corpo físico e nossa mente também! Aprendemos ‘ouvir’ os avisos do corpo, e vamos, conseguindo assim, sair dessa roda viva de stress e agitação, nos permitindo ‘relaxar’: corpo e mente!
Outro passo importante dessa prática é a maneira de respirar, ou seja, os pranayamas, que são o quarto passo dos Yoga.
Através da respiração que nosso sistema nervoso pode se estabilizar, deixando nossa mente mais tranqüila. Os pranayamas são compostos por três partes: inspiração, exalação e retenção do ar. Deve-se expirar e inspirar sempre pelo nariz, soltando mais o ar do que inspirando. A respiração correta estabiliza nossa mente, que é geralmente tão agitada. Essa é a meta principal do Yoga.
Quando conseguimos realmente nos conhecer melhor, sabemos fazer boas escolhas e assim, vivemos em mais harmonia.
Namastê,

Adriana Vieira: instrutora de Yoga em Santos,  especializada em Yoga Pré-Natal e Yoga para Crianças,  doula certificada. 
Pós-graduada em Hatha Yoga pela FMU- SP e  pelo B.K.S. Iyengar Yoga Institute Amsterdam (Holanda). Jornalista.

Saiba mais no site

ou ligue para (0XX13)9787-6693.

E-mail: yoga@adrianavieira.com.br


newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus