Adriana Vieira - Namaskar Yoga

A importância do Pré-Natal Dra Natália de Souza

- Um período de reconhecimento

O nascimento de uma criança saudável com o mínimo de risco para a mãe está relacionada a um tripé constituído por planejamento familiar (gravidez desejada e planejada), assistência pré-natal e assistência ao parto. Tendo como principal objetivo os cuidados com a saúde das gestantes e de seus conceptos, a assistência pré-natal atua em caráter preventivo, assistencial e educacional.
Para que isto ocorra, é importante que o pré-natal seja de inicio precoce, já no primeiro trimestre , assim que a gestação for diagnosticada.
Não sendo constatado risco obstétrico, a gestante poderá realizar consultas mensais até 28 semanas, quinzenais de 28 a 36 semanas e semanais de 36 semanas até o parto.

Exames:

Com a finalidade de rastrear condições patológicas maternas e fetais, alguns exames são solicitados logo na primeira consulta: tipagem sanguinea, hemograma, glicemia de jejum, sorologias (HIV, sífilis, hepatites, toxoplasmose, rubéola) exame de urina e fezes e coleta de papanicolauou.Há um grande mito em torno da coleta de papanicolau por parte da maioria das gestantes.Muitas acreditam que de alguma forma, aquele aparelho e aquela espátula usadas pelo obstetra podem causar danos ao feto. Definitivamente não! Trata-se de um procedimento inócuo e muito importante na prática clinica para rastreamento de uma serie de patologias. No terceiro trimestre, rotineiramente, pede-se novas sorologias para sífilis e HIV e realiza-se um exame muito importante, a coleta de cultura anal e vaginal para Streptococcus. Por volta de 35 a 36 semanas este exame deve ser colhido em todas as gestantes, coletando-se com um cotonete esterelizado uma secreção da região anal e outra da região vaginal. É totalmente indolor e previne infecções neonatais.
No que concerne a realização de exames de imagens, a ultra-sonografia é uma ferramenta importante. Para uma boa assistência pré-natal, recomenda-se a realização de 3 a 4 ultra-sonografias durante toda a gravidez. Idealmente, o primeiro exame ultra-sonográfico deve ser realizado até a décima semana de gestação visando, principalmente uma datação mais fidedigna da mesma. Posteriormente, ultra-sonografias morfológicas deverão ser realizadas no primeiro trimestre (11-14 semanas) e segundo trimestre (20-24 semanas) e por fim, uma ultra-sonografia obstétrica após 34 semanas. A solicitação de exames ultra-sonográficos além destes citados, em gestações de baixo risco, ou seja, aquelas sem patologias maternas ou fetais, servem somente como reforço psicológico aos pais com a visibilização das imagens fetais, não tendo nenhum benefício efetivo na saúde de mãe ou concepto.


Você e seu Médico:

Não podemos nos esquecer, entretanto, que além da prevenção e promoção a saúde, o pré-natal tem também uma outra função muito importante: acolhimento. É função do obstetra reconhecer os anseios, temores e desejos da mulher em relação à própria gestação, ao seu parceiro e à maternidade que está por vir. Você pode acreditar, ninguém melhor do que o seu obstetra para entender as suas angustias, tão justificáveis neste período de transformações profundas físicas e emocionais. É no momento da consulta de pré-natal que se estabelece o vínculo de confiança entre você e o seu médico. A prática clínica deve sempre ser uma troca e para isso, as partes têm de se desprender de seus pré-conceitos. Portanto, fale! Peça explicações! Coloque para fora as suas ansiedades e temores. A consulta, por vezes é o único momento em que você se dará conta dos seus reais medos. Falar é um bom exercício de auto-conhecimento, tão imprescindível para a aquisição de uma gestação tranqüila.

Foto: Cris Betolli (Grupo de Yoga Pré-Natal, Namaskar Yoga, Santos S.P.)
Foto: Cris Betolli (Grupo de Yoga Pré-Natal, Namaskar Yoga, Santos S.P.)


Modificações do corpo da gestante:

Toda gestante deve saber, por exemplo, que seu corpo passará por muitas modificações como alteração da postura e da forma de caminhar, com acentuação da lordose lombar a abertura maior das pernas, devido mudança do seu centro de gravidade, alteração no metabolismo de todos os nutrientes, alterações cardiovasculares acarretando pressões arteriais menores do que aquela encontrada em mulheres não gestantes, principalmente a partir do segundo trimestre de gestação. Além disso, a dinâmica respiratória também se altera, a gestante, passa a respirar mais profundamente. A freqüência respiratória pode aumentar um pouco em decorrência do aumento de progesterona no organismo e ao final da gravidez, quando o volume abdominal está mais pronunciado, algumas gestantes podem queixar-se de falta de ar, devido a elevação fisiológica do diafragma que diminui um pouco a distensão e capacidade pulmonar. Saiba também que alguns sinais característicos da gestação podem aparecer como a linha nigrans. É uma linha abdominal escurecida que surge verticalmente cruzando a linha do umbigo e que desaparece algum tempo após a gravidez. O mesmo pode ocorrer em outras áreas do organismo como mamas, com escurecimento da aréola mamaria, vulva e bochechas.
Entender o seu organismo é importante para que você possa compreender os sintomas, por vezes desagradáveis, que podem surgir com o evoluir da gestação.
Portanto, tenha o seu médico como um aliado. Ele lhe ajudará a conhecer o novo organismo que está surgindo, e o autoconhecimento físico, mental e emocional deve ser sempre a nossa meta em busca de uma vida mais serena e harmônica.

Dra. Natalia de Souza - Ginecologista e Obstetra, Médica do Hospital Santa Casa de Misericordia de São Paulo
E-mail:
Dra. Natalia de Souza

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus