Adriana Vieira - Namaskar Yoga

A mulher no jardim de Buda..

..esse foi o tema abordado na palestra que a Monja Coen fez em Santos, no Sesc, celebrando o Mês da Mulher.

A mulher no jardim de Buda
O tema é também título do mais recente livro que conta a história da mulher Coen desde sua infância, passando pela adolescência, juventude, sua vida como jornalista no Rio, a mudança para a Califoria (EUA), a transformação através da meditação, e então sua nova perspectiva de vida como monja e agora a maturidade.
Durante a palestra a monja, que é missionária da tradição Soto Shu (Zen Budismo do Japão) enfatizou a importância do feminino, do sagrado, do poder ser mãe e de gerar um filho no ventre. Falou da força da mulher...
No início da palestra ela nos ensinou como podemos nos ‘ sentar na calma’ nos posicionando relaxadas e ao mesmo tempo atentas! Fez uma meditação consciente...e depois, num papo descontraído e muito bem humorado ela nos deu dicas e diretrizes para ter um dia a dia com mais discernimento, atenção e saber apreciar cada momento da vida na Terra! 
Com sabedoria ela nos mostrou a importância de apreciar cada época da vida, cada pessoas que cruza nosso caminho, e cada fato que nos acontece! E falou ainda a importância da respiração e dos nossos pensamentos: “ nós temos a porta de entrada para aquietar a mente: a respiração. Então, por que utilizar a janela apenas? Não precisamos de nada mais além de nos aquietar!
A monja deixou um recadinho pra todos: “ Parem de resmungar e de reclamar, mesmo que apenas pra si mesmo, em sua mente. Parem! Percebam que nada é permanente e tudo muda: a felicidade acaba, a dor também, a euforia acaba, a tristeza também! Percebendo que sua vida pode acabar a qualquer momento você começará a dar mais valor ao que tem agora!”, enfatizou.
Coen, que pratica yoga e também aprecia a filosofia yogue como os Yamas e Nyamas, lembrou da importância de ter atitudes benéficas para si e para os outros, como Satya ( a verdade) e Ahimsa ( a não violência) em todas nossas ações para um mundo melhor!

Namastê!


Para saber mais sobre a linha do zen budismo em Santos acesse: zendobrasilsantos.blogspot.com ou 3029-2902

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus