Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Iyengar Yoga, por Delilah King, do B.K.S Iyengar Yoga Institute Amsterdam (parte 03)

- As inversões como o Halasana (postura do arado) e o Salamba Sarvangasana (postura do pouso sobre os ombros, “mãe dos asanas&rdquoWinking reforçam o alongamento do pescoço e ombros; fazem as pernas, quadris e a região lombar mais maleáveis e fortes.
Tonificando os sistemas: hormonal, glandular e nervoso, que são rejuvenecidos.

Halasana

foto: Namaskar Yoga



Salamba Sarvangasana



foto: Namaskar Yoga


Os efeitos calmantes que o Sarvangasana e o Halasana promovem trazem ainda uma energia serena ao corpo e tranquidade ‘a mente e o Sirsasana (pouso sobre a cabeça, o pai dos asanas) deve ser ensinado aos iniciantes somente após aprenderam o Halasana e o Sarvangasana. Sirsasana é um elixir para o cérebro (quando praticado corretamente!).


Sirsasana


foto: Namaskar Yoga



A circulação sanguínea venosa fornece oxigenação ao cérebro e, as glândulas pineal e pituitária são imersas em sangue venoso puro (renovado). O cérebro rejuvenece e a mente fica alerta. “… Sirsasana faz bem ao corpo, disciplina a mente e amplia os horizontes do espírito.” A prática do Sirsasana e do Salamba Sarvangasana permite que o aluno lide com os altos e baixos da vida com mais equilíbrio. 


Na medida em que o aluno pratica mais e vai melhorando suas posturas ele é capaz de ficar por mais tempo em cada asana, e dessa maneira pode experenciar os aspectos mais profundos de cada postura.


Natarajanasana (postura de equilíbrio)

foto: Namaskar Yoga

O Savasana (postura em ponto morto, ou do cadáver) é feito no final da prática. É o esforço consciente, onde acontece a atenção plena, para aprofundar ao máximo o estado de relaxamento e paz, ao corpo e à mente. O Savasana é pré-requisito para a prática de pranayama (exercícios de respiração) e meditação. Os benefícios do Savanasa são recuperadores, rejuvenecedores e renovadores—tanto física, mental, quanto emocionalmente. 

Texto original: Delilah King 

Tradução: Adriana Vieira & Jacira Garner 
Fotos: René Schaap 
Local: Pier – Santos S.P.


blog comments powered by Disqus