Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Janet Balaskas ministra curso sobre Parto Ativo


Janet Balaskas ministra curso sobre Parto Ativo no Brasil para profissionais da saúde da Gestante
por Adriana Vieira

Elas vieram de diferentes estados do Brasil e até de fora do país, como Chile e Uruguai em busca de informações sobre um melhor parto para mães e bebês. São 38 mulheres, profissionais de diferentes áreas da saúde da Gestante, fazendo parte de uma formação única que acontece no Brasil, ministrada por Janet Balaskas, autora do livro Parto Ativo, que chegou de Londres e fica em Curitiba até 30 de abril.
                        
Janet Balaskas ministra curso sobre Parto Ativo no Brasil para profissionais da saúde da Gestante<br />por Adriana Vieira
Janet Balaskas, educadora perinatal e instrutora de ioga, iniciou esse trabalho pioneiro, que ficou conhecido como Parto  Ativo há exatos trinta anos completos agora em abril. “Foi um questionamento meu em relação as posturas que eu tinha que mandavam ficar na hora do parto quando fui ter meu bebê,  e comecei a pesquisar isso a fundo. Percebi que em nenhuma cultura a mulher poderia parir se estivesse deitada. Isso impede em um terço a abertura pélvica, além de ser antigravitacional. Não é bom nem para mãe, nem para o bebê”, afirma Janet.

Balaskas tem um Centro de Parto Ativo em Londres, onde ensina profissionais da saúde da mulher, bem como os casais grávidos, as técnicas de Ioga entre outras ferramentas que são úteis para uma gestação saudável e um parto mais natural. Agora ela está no Brasil ministrando esse mesmo curso.

“ O preparo da gestante e de seu companheiro é fundamental para que eles tenham o parto desejado. Quanto mais a mulher sabe sobre seu corpo e confia em si mesma, melhor para todos. A mulher que pratica ioga aprende a se reconectar consigo mesma e passa a acreditar mais em si e no seu poder de parir”, diz a instrutora e educadora.

Janet afirma ainda, que, o Parto Ativo quer inspirar os casais a ter suas próprias escolhas, fornecendo informações, e respeitando o que é melhor para casa um, e  ainda concluiu: “minha filha teve uma cesariana necessária, e isso é muito importante de se perceber. A cesariana pode sim salvar vidas, quando necessária, pois é uma cirurgia, e não deve ser rotina na vida das mulheres”.

Ioga na gravidez:
Janet aconselha suas alunas a praticar Ioga sempre, não apenas na gravidez, mas sempre que puderem, para aprender a se conectar consigo mesma e obter mais conhecimento sobre si: corpo e mente. E reafirma que na gravidez a prática pode ser decisiva para um bom parto para mãe e para o bebê. “ Ioga está no topo da minha lista quando indico uma atividade. As gestantes aprendem a perceber as melhores posições que serão úteis para o trabalho de parto, para melhorar azia, falta de ar, dores na virilha, no osso pubiano, na coluna, etc. Há exercícios para tudo, e o autoconhecimento é fundamental para a mulher. Nos relaxamentos a mulher vai se comunicando mentalmente com seu bebê e a relação de ambos irá se aprofundando desde a gestação”, enfatiza Janet.

NamaskarYoga-InsidepageFotosBIG966

Para os casais, o ioga também é fundamental. “Quando o companheiro pratica junto, ou faz um curso de ioga com sua mulher, ele percebe o quanto é importante pra ela se conhecer mais e respeitar seu corpo e suas necessidades”.

Alguns depoimentos durante o curso:

Sara Helena Dadam, 41 anos, grávida de 30 semana
Sara Helena Dadam, 41 anos, grávida de 30 semanas e veio de Santa Catarina, para o curso em Curitiba. Ela é psicóloga e doula há 7 anos e busca de mais informações e conhecimento na prática: “li o livro de Janet Balaskas há mais de 7 antes, e agora ela está aqui pra nos passar todo seu conhecimento. O curso está me dando muito suporte pra trabalhar principalmente com os casais agora, mas mais do que tudo, me ajudando na minha própria gestação. Janet fala de uma maneira prática, fácil e com muita naturalidade”.






Mônica Lopes Stange, 32, mãe de Olivia (3) e Estela (10 meses)
Mônica Lopes Stange, 32, mãe de Olivia (3) e Estela (10 meses) teve seu primeiro parto normal hospitalar, mas o desejo de ter o parto domiciliar era muito forte. Fez o workshop com Janet Balaskas em 2011 em Curitiba ainda grávida, e então realizou seu desejo dia 27 de junho de 2011, no nascimento de Estela. “O workshop foi decisivo para meu parto domiciliar, pois meu marido estava comigo no curso e passou a entender mais sobre a fisiologia e todas as possibilidades seguras e então, me apoiou ainda mais. Aprendi ainda como usar a bola e todas as explicações hormonais. Durante meu trabalho de parto estava em casa, com minha filha mais velha, fizemos brigadeiro, ficamos juntas, e então, em trabalho de parto franco meu marido ficou comigo o tempo todo. Foi ele quem pegou Estela, e passamos o tempo todo juntos, os quatro. Foi algo que nos uniu ainda mais. Nunca vou me esquecer dessa emoção!”, conclui emocionada, Monica.
Cristal Sampaio é carioca, 39 anos, terapeuta floral e doula pós-parto.
Cristal Sampaio é carioca, 39 anos, terapeuta floral e doula pós-parto. É deficiente visual e foi assistir a palestra de Janet Balaskas no Rio de Janeiro, dia 19 de abril e adorou.  Então, não parou mais! Fez o curso para profissionais, o módulo I, que também aconteceu no Rio esse ano, e agora termina o módulo II em Curitiba. Diz que a simplicidade com que Janet expõe assuntos que ainda são tabus para muitos é admirável, e isso a encantou: “quando vi Janet na minha frente, autografando meu livro, fiquei trêmula e emocionada. Ela é uma assumidade no assunto, eu a admiro muito, sua energia é contagiante. Além da equipe e carinho de toda sua equipe comigo. Também recebemos um material precioso durante o curso, uma pelve feminina feita especificamente para mostrarmos ‘as gestantes toda a fisiologia da mulher, e um bebê, que utilizamos também para mostrar o nascimento e como ele faz a passagem na pelve. Para mim, esse material é fundamental. Durante as aulas pude tocar e sentir tudo o que Janet explicava e demonstrava para as demais participantes, conclui Cristal, que agora se prepara para fazer o terceiro e último módulo dos cursos de Janet Balaskas, esse ano no Brasil, também no Paraná.

Próximo evento no Brasil: Dia 26 de abril- Workshop para Casais Grávidos
Janet Balaskas Workshop de Parto Ativo ©
Curso para profissionais- Módulo III
Parto Ativo com Yoga: Respiração, Meditação, Relaxamento e Asanas para Gravidez e Parto


newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus