Adriana Vieira - Namaskar Yoga

O Ato de Respirar! ‘Respire fundo e viva melhor...

- (parte 01)
Foto: Namaskar Yoga, Adriana Vieira
Nem sempre damos atenção devida para nossa respiração. A não ser quando ela se torna difícil. Isso pode acontecer com mais freqüência no outono e inverno, ou ainda no caso de pessoas que tem alguma doença respiratória, como asma e bronquite,  ou alergias, como sinusite e rinite atrapalham a vida de milhares de pessoas. A boa respiração é fundamental para o funcionamento correto de nosso organismo, além de ser a responsável por grande parte do nosso humor e bem estar.
A inspiração é nosso primeiro ato ao nascermos! Respirar é estar vivo! 
E ao deixarmos esse mundo damos um último suspiro para então exalarmos pela última vez! Durante a vida, respiramos cerca de 500 milhões de vezes. Por dia são mais de 17 mil respirações!
A boa respiração é fundamental para o funcionamento correto de nosso organismo, além de ser a responsável por grande parte do nosso humor e bem estar.
No Yoga damos grande importância para a respiração e chamamos os exercícios respiratórios de ‘pranayamas’. Eles são o quarto passo do Yoga, dentro dos oito enumerados pelo sábio Patanjali (o compilador dos yoga sutras, no séc II a.C.)
O ‘prana’ é a força vital que nos dá energia para estarmos aqui, agora!
A maneira como conduzimos essa energia é de total importância para pelo bom funcionamento de todos nosso corpo!
E a respiração faz parte do sistema autônomo do nosso organismo. Há o voluntário, que é por exemplo, o bater palmas, o andar, comer, etc,  e o 
involuntário, ou seja, o batimento cardíaco, a pressão sanguínea e a respiração!
Mas essa nós podemos controlar de certa maneira. Podemos modificar seu ritmo.
Um ritmo longo e profundo ao respirar, acalma. Um ritmo curto, estimula e estressa nosso corpo e mente. Quando sorrimos, respiramos longamente,  e durante o choro ou soluço,  a respiração fica curta. Então, saber conduzir e controlar o sistema autônomo, através da respiração, é conduzir também nosso humor, nossa vida!
As respirações devem ser feita pelas narinas para que não haja o ressecamento da garganta, o que causa muitas doenças respiratórias.

***ATENÇÃO:  Gestantes nunca devem fazer a retenção durante as respirações, os pranayamas.

Adriana Vieira – instrutora de Yoga em Santos, doula certificada, com especizaliações em Yoga pré-natal na Holanda (B.K.S.Iyengar Yoga A’dam)
Fone: (13) 9787-6693
E-mail: yoga@adrianavieira.com.br

Leia mais clicando aqui

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus