Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Yoga para Crianças e Meio Ambiente,

- por Bruna Fogaça e Adriana Vieira
Muito se fala sobre educação escolar, educação ambiental e atualmente em ‘Yoga na educação infantil’ ou seja, em Yoga para Crianças. 
As aulas para crianças devem ser criativas e lúdicas! Por isso, as historinhas devem permear todas as aulas! Então, que tal pensarmos em unir todas essas ‘educações” numa aula só! Partindo do conceito que Yoga é União, essa união sendo do corpo e mente, ou mesmo uma volta a nossa própria essência, então, nada melhor do que unir as educações e inserir sempre o contexto ‘meio ambiente’. 
Foto: Namaskar Yoga by Adriana Vieira
No Yoga buscamos sempre respeitar nossos limites, nos interiorizando e praticamos a não violência (para conosco e com os outros)! E a não violência a nossa mãe Terra, que nos fornece tudo o que temos! Nosso meio ambiente, pois somos parte dessa natureza! 
Respeitar a nós mesmos começa com o respeito aos animais e plantas, a água e a utilizar os 3 “erres” da reciclagem: reduzir, reaproveitar e reciclar.
Se nossas crianças puderem aprender isso desde cedo, talvez elas nem venham a se separar da natureza, para que depois tenham que fazer todo esse caminho de volta!
Temos que nos preocupar e ensinar aos nossos pequenos desde cedo a pensar melhor qual o lixo  que ele irá produzir, (então, pensar melhor antes mesmo de comprar algo), o que ingerimos e o que descartamos! 
Observar a natureza é um grande aprendizado... 
Os antigos indianos observaram e criaram os ásanas (posturas), imitando a própria mãe natureza: os animais, as árvores, os sons, então, nada mais propício do que fazer o mesmo ao ensinar nossos pequenos! Façamos a nossa parte e o que podemos: vamos praticar com roupas leves, confortáveis, não sintéticas, descalços, e quando possível, num jardim, ao ar livre!
Trabalhar ensinando Yoga para Crianças é uma grande responsabilidade, pois o período em que o corpo e cérebro deles está em grande transformação e absorvendo todas as informações, sejam elas físicas ou psicológicas.
Durante as aulas podemos conduzir as historinhas ligado-as ao meio ambiente, fazendo com que eles vivenciem as posturas e sintam-se em harmonia e união com a natureza.
Foto: Namaskar Yoga by René Schaap
Por exemplo, uma historinha pode se passar no fundo do mar, ou num lago, e assim vamos conduzindo os personagens e criando a história juntos, e  aos poucos, passo a passo, elaboramos algumas posturas, como o peixe, o golfinho, o crocodilo o sapo, etc. Num outro dia, que vamos trabalhar mais estabilidade, equilíbrio, podemos fazer um passeio pelo céu, encontrando alguns pássaros, cegonhas, e até uma avião, por que não!!! Mas vamos lembrando de falar sobre esses bichos, sobre o amor que temos por eles, sobre o respeito ‘as diferenças, e assim, ensinamos também yamas e nyamas aos pequenos!!!
Ao final de aula podemos enfatizar as posturas por meio de desenhos, mandalas, para que eles fixem os nomes ‘as posturas...então, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, e até massinhas e colas coloridas são bem vindas! Lembrando sempre de reciclar, economizar papéis, lápis, giz, etc 
Assim, fazemos com que eles entrem em nosso mundo real e ao mesmo tempo, natural...e entramos no mundo deles, claro, levando tudo isso até eles, numa linguagem clara, lúdica e divertida!

Yoga para crianças: uma brincadeira levada ‘a sério! 


Matéria inspirada no belíssimo trabalho feito pela engenheira de alimentos e permacultora, Bruna Fogaça, que além de exercer um papel importantíssimo Ambiental em Jacareí, está sempre preocupada em fazer desse, um mundo melhor! Grande incentivadora do Yoga para Crianças.
link: clique aqui para ler

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus