Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Relato de um Pai amoroso, um Homem corajoso por Fábio Tavares


Relato de um Pai amoroso, um Homem corajoso por Fábio Tavares
(pai de Bruna 11-09-12 e esposo de Zanza Freire)


Alguns anos após o casamento sentimos que era o momento. Não falo de estar preparado emocionalmente, ter uma renda financeira adequada, do cálculo matemático de quantos anos já existem de união ou da pressão dos familiares. Chega um momento que você sente a maior responsabilidade que tem perante o planeta. É maior que você. É a hora de eternizar.
Precisamos iniciar deixando algumas coisas claras. Minha filha, você nasceu da mulher mais linda do mundo. Que bobeira, você deve saber disto muito melhor que eu. 
Muito antes de você existir, sua mãe só pensava em você. Em qual seria o momento, como deveria ser, o que necessitávamos saber, o que era melhor pra você. Então alguns livros foram dilacerados rapidamente por ela. Muitos vídeos, filmes, documentários. Algumas pesquisas científicas e por fim a busca por profissionais, ou melhor, por seres humanos especiais que exaltam este momento sublime.

NamaskarYog


Foi então que sua mãe iniciou um trabalho árduo. O de convencer seu papai sobre o momento mais belo da vida. E sem usar desculpas, todas as mães possuem esta capacidade infinitamente mais evoluída. 
Mamãe avisa que terá um parto normal. Até aí nenhum problema. Papai, titio já haviam nascidos de partos normais. Sua avó sempre valorizou isto. Estranhei apenas a convicção, visto que praticamente todas amigas e conhecidas tiveram cesáreas. Como a maioria eu também era mais um ignorante. Questionei mamãe que quem decidiria qual o melhor parto seria o médico, de acordo com as circunstâncias. E de pronto fui rebatido com uma indagação. No SUS (Sistema único de saúde) praticamente todos os partos são normais, e no sistema de saúde privado o oposto, todos cesáreas. Parei, pensei. Será que Deus abençoou as mulheres das classes C, D e E, justamente para compensar a questão financeira, e todas elas tem dilatação, os cordões umbilicais não enrolam no pescoço, não pressionam na cabeça, os quadris são largos, todos seus bebês encaixam perfeitamente para o parto normal? Minha filha, sua mãe estava preparada para esta conversa. Ela havia estudado, e muito. 
Até agora não sei se eu não tinha tempo suficiente ou se faltou dedicação. Mas sua mãe começou o trabalho de ensinar papai sobre este lindo tema, o nascimento. Ela foi exímia nas aulas. Aprendi rápido.
São cesáreas, pois grande parte dos médicos quer ter uma agenda. Não querem estar presos no ano novo, carnaval, congressos, aniversários. Querem ter suas noites tranquilas, sem rotineiros telefonemas exigindo sua rápida presença no hospital para atender mais um ser humano que decidiu simplesmente nascer. E é claro, não poderia esquecer a questão financeira. Cesárea é cirurgia e, portanto ganharão mais dinheiro assim do que num parto normal. Além disto os hospitais precisam liberar os profissionais, liberar as salas cirúrgicas. Não da pra ficar esperando um bebê decidir quando quer nascer. Nestes casos tempo é dinheiro.
Foi difícil aceitar isto. Pra onde está indo nosso mundo? Um profissional decide fazer um procedimento cirúrgico em milhares de casos que não é a indicação adequada, que prejudica um novo ser humano, uma nova família, simplesmente pensando nos seus benefícios? 
Eu reprovo tudo isto. Se esta é a profissão que escolheram, se esta é a especialidade dentro da medicina que escolheram, sabiam dos benefícios e prejuízos que teriam. Mas me deparei com algo pior. Todas as vezes que você informar ao médico que deseja um parto normal ele lhe responderá que não há problema, que ele faz parto normal. Ou não foi assim com todas as suas amigas? Que apenas caso seja necessário preservar a saúde da mãe e do bebê usará a cesárea. Você agradecido por ter encontrado um grande profissional fará todo pré natal e iniciará um relação de confiança durante os nove meses. Mas no final da gestação, este querido profissional sabendo do momento extremamente delicado que é uma nova vida sendo gerada, do momento infinitamente emocional para os pais que receberão um novo ser humano, que começarão uma nova família, e principalmente que ninguém terá capacidade técnica para contra argumentar, o mesmo INVENTARÁ o de sempre. Que o bebê não está encaixado, que o cordão enrolou, que não há dilatação, que não pode mais se responsabilizar na tentativa de parto normal e finaliza: Devemos fazer a cesárea! Quem é o cidadão neste planeta, que neste momento, terá capacidade emocional para analisar se temos um excelente profissional fazendo um diagnóstico ou um irresponsável definindo sua agenda e sua conta bancária? Com certeza absoluta não em todas às vezes, mas em muitas é um irresponsável. 
Como terá dilatação se as cesáreas são feitas muito antes da data para o nascimento? Mães, vocês não têm culpa alguma. Mas se duvida do que estou dizendo, lhe provoco a estudar realmente sobre o tema. Porquê em alguns países como EUA, Holanda, etc, e no SUS aqui no Brasil mesmo, praticamente todos os partos são normais? Você realmente acha que as mulheres de lá e as do SUS são privilegiadas geneticamente?

NamaskarYoga


Eu discordaria, mas o respeitaria se na primeira consulta informasse que não faz parto normal. É fora da lei, mas entendo que é um direito dele. Mas da maneira como fazem, enojam a vida.
Mas minha filha, lembre-se que quando verdadeiramente necessária a cesárea é algo sensacional. Este procedimento e a capacidade do profissional de executá-lo salvam muitas vidas. E que também jamais papai criticaria a decisão de uma mãe em optar pela cesárea. Jamais! A DISCUSSÃO AQUI É RESPEITAR A DECISÃO DA MULHER, DA MÃE. Mas quando tratamos o parto normal envolve um sério problema de agenda e financeiro para o profissional e hospital, colocando em risco a decisão da mãe, e a saúde da mãe e do bebê. 
Com tudo isto na pauta, emoções a flor da pele, sua querida mamãe surge com a pancada final. Não quer ter o parto normal e sim o parto natural, humanizado, e pra matar o papai, parto NATURAL e DOMICILIAR. “Entende-se por parto natural aquele realizado sem intervenções ou procedimentos desnecessários durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós parto, e com o atendimento centrado na mulher. Também pode ser chamado de "parto humanizado", devido todo o respeito e ternura com que são tratados a mulher e o bebê neste período.”
Semanas de discussões, acusações que papai sem conhecimento fez da mamãe, consultas com diversos profissionais de saúde, aulas práticas, etc. Muita informação até papai entender o que a OMS (Organização Mundial de Saúde) já preconiza: “Respeitar a escolha da mãe sobre o local do parto, após ter recebido informações.”
Minha filha, você não poderia ter escolhido mãe melhor. Foram meses de preparação e dedicação para você nascer da melhor forma possível, natural, humanizado. Aqui em casa, você ensaiou na piscina montada na nossa sala e nasceu no nosso quarto. Incrível, não é? Como o próprio nome diz, não precisamos fazer nada, a natureza quem realizou. Você nasceu quando quis. Jamais pude sentir algo parecido. Todos me sinalizavam que você mudaria nossas vidas. Mas já havia mudado sem eu saber.

NamaskarYoga
NamaskarYoga


Mamãe lutou contra tudo e todos. Toda a imensa dedicação por anos de preparação pode vencer tudo. O medo existiu sempre, mas não a dominava.
Diferente de tudo que é rotineiro, você veio ao mundo de forma especial. Mamãe estudou e sabia que a anestesia era ótima para retirar a dor dela, mas poderia ter efeito desnecessário em você. Acredite minha filha, você nasceu sem sua mãe ser anestesiada, sem efeito de remédio algum. Ninguém ousou retirá-la das mãos de papai e mamãe. Você nasceu e não recebeu tapa algum para chorar. Ao contrário, você foi festejada e carinhosamente debruçada sobre o colo mais protetor que existe, o da mamãe. Ninguém cortou imediatamente seu cordão umbilical lhe assustando. Aqui em casa não existiu qualquer pressão sobre o tempo, sobre agenda, liberação de profissionais, liberação de salas cirúrgicas, etc. Não colocaram mamãe no famoso “sorinho”, a ocitocina para acelerar seu nascimento. Aqui e pelo resto da vida, papai lhe promete que o melhor tempo será sempre o SEU tempo. Você manteve esta ligação física com mamãe até que simplesmente o cordão parasse de pulsar naturalmente. Até quando deliciosamente já se amamentava na mamãe e não precisava mais dele. Você nasceu e ninguém ousou retirá-la da gente. Ninguém esfregou você com aquele tecido médico horrível, grosso, duro. Aqui em casa tudo estava preparado para você. Exigimos que nada se parecesse com o formato habitual, o NASCIMENTO INDUSTRIALIZADO. Não permitimos isto. Você não é um automóvel, uma televisão, geladeira ou um frango. Você é o melhor que existe no mundo. Aqui em casa, pudemos vencer todas as barreiras. Fizemos um ser humano ser tratado como SER HUMANO.

NamaskarYoga


Tudo estava preparado para você. A luz era a mínima possível, a adequada para você que estava abrindo os olhos pela primeira vez, e não a adequada para o médico executando um procedimento cirúrgico de alto risco. Em vez do ar gelado necessário para vários profissionais dentro de uma sala, a temperatura ambiente e a temperatura da água eram ideais PARA você. Ninguém amarrou mamãe numa mesa, deixando-a na melhor posição para o médico. A posição do parto foi escolhida pela mamãe naquela hora, a que fosse mais confortável.
Momento de êxtase. Só foi possível por inúmeros fatores. Mamãe não deixou nada acontecer. Preparou-se pra tudo. Achou grandes profissionais, Rose Pereira, Adriana Vieira e Ana Cristina Duarte, seremos sempre gratos. As mulheres de hoje em dia não batem mais roupa a beira do rio, não carregam mais baldes de água. Mamãe foi orientada, teve que exercitar-se, yoga, pilates, massagem, caminhada, etc. Fez diversas aulas, foi em diversos encontros.

NamaskarYoga


São exatamente 2,1 km em 4:37 minutos até hospital mais próximo. Temos o privilégio de possuir um dos melhores convênios médicos, poderíamos nos hospedar no Einstein, mas o hospital escolhido era do SUS. Lá existe um programa chamado, Hospital Amigo da Criança. Valorizam o parto hospitalar, mas humanizado. Sem ninguém saber em todos os últimos dias antes da sua chegada papai executou dezenas de caminhos em diversos horários do dia. Papai sabia exatamente os degraus da escada caso o elevador parasse. As chaves de casa e do carro foram conferidas centenas de vezes. Não devo satisfação a ninguém por esta decisão. A você sim minha filha. Afinal, estávamos tratando da sua vida. Tenha a certeza meu amor, que jamais colocaria sua vida em risco. Sem ninguém saber, papai dominava cada buraco, cada lombada, cada farol até o hospital. Eu não brincaria com sua vida meu amor. 
Se eu tive medo? Muito, filha. Mas o meu medo era nada se comparado a confiança que papai tinha na mamãe. Eu tive a honra de ver uma mulher se preparar por dois anos aproximadamente, se transformar para festejar a vida.

NamaskarYoga


Preparar o quarto? Eu tive que preparar minhas emoções, angustia e medos. Foram quase 24 horas de contrações, massagens, piscina, chuveiro, bola, etc. Eu tive que reaprender sobre a vida, sobre o que é essencial.
Só os raríssimos casais que passaram por isto saberão do que estou falando. Foi uma grande força poder conhecer histórias, vídeos de mulheres lindas que também tomaram esta difícil decisão de remar contra a maré. Minha filha, decido tornar pública a história da sua vida por alguns motivos: Primeiro para pedir desculpas para sua mãe, por ter acusado-a lá no início, de querer chamar atenção. Em segundo por saber o quanto importante foi ter conhecido histórias de outras guerreiras que enfrentaram tudo para fazer o mesmo. Desconhecidas, anônimas, mas foram fundamentais nas nossas vidas. Relutei muito em tomar esta decisão. Acredite, eu não desejo nada, mas tinha obrigação de retribuir a tantas outras mães e casais que podem estar neste momento tão difícil e especial.
Para nós esta foi a melhor maneira. 
Se puder e quiser entender a analogia: Aprendi que carro é algo sensacional. Mas prazer de andar na beira do mar é apenas descalço.
Muito obrigado a agora mamãe Zanza. 

Papai (
Fábio Tavares pai de Bruna, amada e sortuda, esposo de Zanza Freire, guerreira, determinada, forte e sensível)

Frase escolhida pelo paizão Fábio Tavares e impressa em seu quarto e em nosso coração pra sempre!!!
Frase escolhida pelo paizão Fábio Tavares e impressa em seu quarto e em nosso coração pra sempre!!!

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus