F L X G Instagram

Mulheres que amamentam seus bebês não dormem menos que aquelas que dão mamadeira, mostra pesquisa


FOTO: VIVA O LEITE MATERNO
NOVA YORK - Mães que acabaram de dar à luz seus bebês e estão amamentando não dormem menos do que aquelas que dão mamadeira aos filhos, mostra um novo estudo da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, as que dão o seio aos recém-nascidos dormem o suficiente à noite e sentem-se menos cansadas durante o dia do que aquelas que não amamentam ou os bebês não estão exlcusivamente no peito.
- Apesar dos benefícios da amamentação serem indiscutíveis, as preocupações das mães sobre como a amamentação afeta o sono são pertinentes - explica o pesquisador e pediatra Hawley E. Montgomery-Downs, da Universidade de West Virginia University. - Mais informações devem ser dadas para ajudar as mães a tomarem decisões sobre que método usar. Elas devem, principalmente, saber que dar mamadeira não vai melhorar o sono delas.
Neste estudo, 80 mães com bebês recém-nascidos tiveram seus sonos monitorados de dia e de noite durante 10 semanas, duas semanas após o nascimento. Os pesquisadores mediram o tempo de sono total, o tempo em que ficaram acordadas durante a noite, a qualidade do sono, o cansaço e as dormidas durante o dia. Os resultados não apresentaram diferenças no total de horas dormidas à noite entre as que amamentavam versus as que davam mamadeira ou combinavam os dois métodos (leite artificial mais leite materno). Também não houve diferença quanto ao cansaço e as horas dormidas durante o dia. Os pesquisadores disseram que as mães que amamentavam acordaram com maior frequência à noite mas voltaram a dormir rapidamente e não registraram esses intervalos.
"As possíveis explicações para isso é que elas não se expuseram a ambientes com muita luz ou a alguma atividade física em comparação com aquelas que tiveram que levantar para preparar a fórmula", escreveram os autores da pesquisa.

(PUBLICADA EM 10/11/2010 - VIVA O LEITE MATERNO)

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter



blog comments powered by Disqus