F L X G Instagram

Natal e seus significados



por Adriana Vieira
Um dos intuitos da prática do Yoga é estar mais consciente, ter mais discernimento, para então fazer nossas escolhas com verdadeiro significado!

E foi a prática que me ajudou a descobrir o que querem dizer alguns festejos.
A palavra Natal, por exemplo, significa Nascimento, bem como a palavra Noel!
Foi no século IV que a Igreja católica começou a celebrar o nascimento de Jesus no calendário católico. Isso, no ano de 324.
Mas esse ‘nascimento’ não tem credo, religião, ou mesmo um significado único. O nascimento pode ser de você para consigo mesmo...um renascer a cada dia, um resignificar... o culto ao nascimento de sua nova diretriz, nossa perspectiva, novos conceitos! O nascimento interno de mais bondade, mais compaixão, menos egoísmo e individualismo!
As velas simbolizam a luz do mundo, da sabedoria e é uma tradição nórdica que se espalhou.
As bolas coloridas representa nossos talentos, nossos dons, nossas boas ações, nosso amor, nossas atitudes! Inicialmente eram feitas de vidro, para refletir o que somos, o que temos de melhor em nós!
guirlanda, esse círculo que atualmente enfeitamos, significa uma mandala! Essa, por sua vez, simboliza o ciclo eterno de nossa vidas.
Os sinos representam os sons que nos trazem boas novas!
Árvore de Natal também tem seu significado especial. Ela cresce no sentido vertical, apontando para o Céu, e por isso era considerada um intermediário entre os poderes sagrados da  mãe terra e do céu.
As cores são de grande importância e cada uma tem sua peculiaridade:
- verde = renovação, esperança, resignação;
- vermelho = fogo, força e poder de aquecer;
- dourado = luz do sol, da sabedoria, clareza de pensamentos, discernimento, e também, a transformação do material para o espiritual.
Papai Noël Namaskar Yoga
Quanto bom velhinho, nosso querido conhecido Papai Noel, não se tem ao certo apenas uma história, mas conta-se que no século IV, um casal com dificuldade em ter filhos, depois de muita espera deu ‘a luz a Nicolas (na Ásia Menor). O casal, muito feliz, começou a presentear os mais pobres com roupas, alimentos e dinheiro, após a graça de ter seu filho. Ambos faleceram numa epidemia, e o menino Nicolas herdou uma grande fortuna. Quando adulto tornou-se bispo e então continuou a distribuir presentes aos mais necessitados. Esse costume assimilado pela cultura alemã e holandesa, e então se espalhou pelo continente. Papai Noel, também conhecido por Sintarklass, Saint Nicoleses, Santa Claus ou Santa Klaus, virou símbolo de um gesto amoroso para com os outros. Símbolo de trazer bons sentimentos, boas novas!
Então,  Natal, Papai Noel, presentear e festejar em conjunto não são mérito de uma religião...e sim, um momento de somar forças de amor, solidariedade e paz e distribuir todo de melhor que há em nós, para fazer desse, um mundo melhor!
 
FELIZ NATAL E UM EXCELENTE FINAL DE ANO PARA TODOS, COM AMOR E PAZ

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus