F L X G Instagram

Por que praticar Yoga?

- Por que praticar Yoga?
Yoga faz bem pra quê? Yoga emagrece? Enrijece? Acalma? Relaxa?

Bom, são muitas as questões sobre Yoga e as explicações também não são poucas. Fazer uma aula e sentir o estilo que melhor lhe cai bem é uma boa opção para que você tire suas próprias conclusões.

Existem diferente linhas de Yoga e cada uma faz bem  para um certo biotipo. Assim como cada professor tem também sua maneira de conduzir a aula. Mas todas as aulas devem conter os ásanas (exercícios psico-físicos), pranayamas (controle da bio-energia) e relaxamento com atenção plena, que requer o “estar consciente ”.

Uma aula de yoga deve lhe trazer bem-estar após a prática!

Você não vai apenas gastar energia, e sim, direcionar essa energia aos pontos corretos de seu corpo e relaxar a mente.

A prática contínua faz com que você pare um pouco a correria do dia a dia e ganhe mais se conhecendo...e ficando consigo mesmo!

Quando você se conhece melhor você consegue perceber os sinais que seu corpo físico lhe fornece, antes que alguma doença se instale! Você conseguirá perceber a cada dia mais, se sua postura está correta ou não, se sua respiração está curta e ofegante (o que aumenta o nível de cortisona no corpo, aumentando o stress), ou se está calma e profunda...como deveria ser sempre!

Através da atenção total que você deve ter em cada movimento e aprendendo a conduzir sua respiração, você já vai começar a sentir os benefícios dessa prática milenar!

O processo vai se intensificando. Quanto mais você praticar mais facilmente vai  encontrar de volta seu próprio eixo, respeitando seus limites, percebendo suas qualidades e  desbloqueando alguns pontos de energias que podem estar estagnados. Resultado: mais saúde!

Os ásanas são um meio de nos conhecermos mais. Existem posturas de equilíbrio, torção, flexões, extensões e todas elas requerem uma manutenção. O meio para que se chegue a cada postura é o passo mais importante, e não o resultado. Estar concentrado em fazer a postura (ásana +respiração) é de total relevância. Os resultados vem através da continuidade da prática.

Os pranayamas nos levam a manter esse “foco de atenção plena”. A capacidade respiratória vai sendo expandida e assim, nos tornamos mais calmos e com pensamentos mais lúcidos.

Com a mente focada deixamos os outros pensamentos, aqueles repetitivos e que apenas nos atormentam, cada vez mais de lado, para que nossa concentração esteja 100% no momento presente.

Numa aula de Yoga trabalhamos o corpo físico,  o corpo energético, o emocional e a mente: consciente e inconsciente, então, achar que o Yoga apenas emagrece ou enrijece os músculos é subestimar essa prática!

O Yoga faz muito mais do que isso!

Mas nada melhor do que você mesmo comprovar!


Namastê e boa prática!


Adriana Vieira- instrutora de Yoga, jornalista e tradutora. Pós-graduada pela Uni-FMU (S.P)

blog comments powered by Disqus