F L X G Instagram

Final de ano com surpresas para as voluntárias  do Projeto Menina-Mãe



por Adriana Vieira
Sexta-feira 17-12-2010
Como todas as sextas-feiras, nós, voluntárias do Projeto Menina-mãe estávamos por lá, cada uma cumprindo sua tarefa da semana! O entusiasmo era o mesmo que da primeira vez, e o empenho de cada uma é único e de grande importância!
Algumas voluntárias davam aulas, outras atendiam ao telefone e checavam documentos, outras davam palestras, e as psicólogas faziam os atendimentos das novas gestante, que chegam ao projeto toda semana.

Projeto Menina-Mãe
voluntárias 2010


A palestra do dia foi com a psicóloga especializada em sexualidade, Aparecida Favoreto, que com genialidade conduziu o assunto, que interessou e esclareceu muito ‘a todas as participantes! As meninas-mães adoraram, tiraram dúvidas e aprenderam mais.
E então, na hora do lanche, as meninas nos chamaram, sob o comando da artesã Rosana Lopes. Uma a uma foram se sentando na sala de palestras e nos pedindo para que fizéssemos o mesmo! Nesse dia, reunidas, estavam mais de 25 meninas. Algumas, como Dalila e Elizabeth já estavam com seus bebês. Outras, como Érica, ainda estão grávidas, aguardando a chegada de seu filho.
Todas a postos, sentadas. Nós, voluntárias, aguardando! Ainda não sabíamos o que estava prestes a acontecer. E então, nos chamaram...uma a uma, cada menina-mãe se deslocava em direção a uma de nós para nos presentear com um ímã, num belo formato de estrela de Natal! Foi um momento de muita emoção!

Projeto Menina-Mãe


A ideia partiu das meninas em conjunto com nossa querida voluntária Rosana, artesã de mão cheia, que nos traz além da sensibilidade da arte, todo o amor em seu coração!
Essa estrela vai ficar em nossos corações, eternamente! E a imagem das meninas nos entregando...e depois, da nossa emoção ao ouví-las falar sobre o projeto, sobre a vida delas, sobre suas dificuldades e seus novos caminhos, também ficará conosco para sempre!
Érica (16) acaba de chegar ao grupo, e muito emocionada falou o quanto é complicado estar grávida na adolescência, e enfatizou, a importância de poder contar conosco nessa fase da vida!
Dalila (18),  que em dezembro terá alta do projeto, também deu seu depoimento amoroso e corajoso: “existia uma Dalila antes do projeto, e agora tem outra. Vocês, do projeto, me ajudaram a crescer, como pessoa, mulher e mãe. Em breve vou estar com vocês aqui novamente, mas como voluntária, pra ajudar outras meninas, como vocês me ajudaram...”
Nós, voluntárias, só temos a agradecer essa parceria. Damos um pouco do que podemos, e recebemos um retorno maravilhoso.

Projeto Menina-Mãe


Para todas nós, fica a lembrança eterna, a lição de amor que essas meninas nos deixam...
 “ Aprendemos muito, amadurecemos como cidadãs, lidamos com situações bem diferentes do nosso dia e verificamos como complicamos nossa existência. A vida é simples, tudo depende de nossa atitude diante dos fatos…”
Dra Lourdes Henriques Teixeira” – coordenadora do Projeto Menina-mãe
 “...a sensibilidade da nossa incrível Rosana em motivá-las a fazer uma lembrança para nós…isto também é ensinamento, aprender viver em sociedade, a agradecer tudo que somos agraciados. Este traballho que fazemos é uma troca constante de aprendizado…”
Dra Ana Beatriz Soares - pediatra

Projeto Menina-Mãe


 “Fiquei muito comovida com os depoimentos, mesmo de algumas meninas recém-chegadas ao grupo…elas saberem que podem contar conosco!!! Elas falaram de coração aberto, senti isso...
Carolina Bulhões – secretária do Projeto Menina-mãe
 A surpresa foi maior do que eu esperava! Dei a idéia e gostaram, quiseram embrulhar, levaram pra casa, colocaram o nome dos filhos, enfim, o entusiasmo foi grande. E aí rolou a muita emoção!
Elas também puderam sentir o que é doar um pouco de si, levantar a auto-estima ,aprender a agradecer…”
Rosana Lopes- artesão e voluntária do Projeto Menina-mãe


Projeto Menina-Mãe


“... foi uma tarde inesquecível! O inesperado da vida sempre é a melhor parte! E foi assim que me senti em meio a’ essas meninas, pessoas especiais...recebendo da vida uma lição de amor ao ouvir as meninas relatarem o quando aprendem umas com as outras, e quanto esse convívio com outras gestantes pode trazer para elas um porto seguro, melhorar a auto-estima para que elas sintam-se capazes de serem mães, mulheres, que com certeza, também mudarão o futuro de outras pessoas, a começar pelos seus filhos...que estão sendo gerados nesse ambiente amoroso...
 Adriana Vieira – instrutora de yoga voluntária do Projeto Menina-mãe
E fica aqui para todos, nossa frase de reflexão: " Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas" !

Projeto Menina-Mãe


www.projetomeninamae.com.br
newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus