F L X G Instagram

Dia da Gestante - 15 de agosto


Dia da Gestante - 15 de agosto

Dia 15 de agosto comemoramos o dia da gestante, e temos muito o que celebrar nessa data! É um dia especial demais pra mim e para muitas mulheres que apreciam esse amor incondicional que é ESTAR GRAVIDA E SER MÃE. Uma oportunidade divina de nos expressarmos como seres capazes de gerar, de criar, de ensinar, de aprender...e então, aqui vai meu Parabéns para todas que são mães ou que desejam ser!

Como doula tenho aprendido a cada dia, com cada mulher que me proporciona essa maravilhosa experiência de acompanhá-la em seu momento tão divino e especial, seu parto! E é com muito amor que dedico esse dia pra cada uma de VCs: Alexandras, Alessandras, Anas, Giovanas, Carolinas, Patricias, Thalitas, Maíras, Marilhas, Ericas, Sabrinas, Marias...Mulheres maravilhosas que se doam e seu deixam levar nas ondas da gestação, nas ondas das contrações, e fluir na vida com naturalidade, magnitude e plenitude!!!

A chegada do bebê é um momento muito esperado na vida das futuras mamães que programaram a gravidez! Gera mudanças na vida do casal, da nova família que ser forma. Marca ainda o início da vida da mulher como mãe, ocasionando grandes transformações: físicas, psicológicas, mentais, emocionais, hormonais. É holística. É uma junção!

Um bom preparo para uma gestação saudável requer sim muitas informações, conhecimento sobre o assunto, a confiança no médico com quem você faz o pré-natal, esclarecimentos, exercícios físicos especialmente elaborados para esse período e um bom preparo mental também.

A primeira dica que dou para as mamães é pensar no parto que você quer ter, pois será parte da sua história de vida. Como doula vejo muitas mulheres experimentarem partos maravilhosos, após perceberam quantos mitos são passados pra elas, pela mídia, por histórias infundadas. Fazendo sua escolha consciente, fruto de suas próprias decisões, juntamente com seu parceiro e também com seu médico e doula, a grávida tem como se preparar  muito bem física e mentalmente e vai ganhando confiança no processo da gestação, e em si mesma. Isso mesmo, o parto requer preparo físico e mental, força interna e externa. APOIO, CONFIANÇA, SEGURANÇA, PRIVACIDADE E ENTREGA são palavras chaves durante a gestação.

Hatha YOga, filosofia que preconiza essa união do corpo e mente, nos fornece algumas ferramentas para que possamos estar conscientes de nós mesmas. O ioga pré-natal é uma cuidadosa adaptação de ásanas do hatha ioga para esse período da gravidez, gerando momentos saudáveis física e mentalmente, pois cada vez que se pratica um ásana (exercícios psico-físico) é nescessário estar ali, corpo + mente!

Nas aulas de ioga pré-natal deve-se praticar um relaxamento inicial, para que a gestante volte-se para si mesma e para o esse momento com seu bebê. Depois praticamos alguns ásanas que irão fortalecer seu corpo físico internamente, dando suporte para a musculatura pélvica e abdominal para que esta não fique frouxa mesmo com o peso de bebê aumentando. Praticamos então outros exercícios para fortalecer coluna, pernas, peito e braços. E muitos alongamentos, principalmente laterais, para que se criem espaços para o bebê crescer e virar-se na posição correta para o nascimento.
Então, vamos lá. Hoje vamos ensinar uma série que você pode praticar a partir de 12 semanas (sempre consulte seu médico antes de praticar)

1- Respirando fundo:
 Sentada com as pernas cruzadas e a coluna ereta, comece a perceber sua respiração. Vá se aquietando e aos poucos comece a dar um ritmo para sua respiração. Inspire pelas narinas contando até três e exale lentamente contando mais de quatro tempos. Repita  dez vezes, ou até você perceber que se matem focada somente na respiração, sem deixar que outros pensamentos interfiram.

NamaskarYoga - Aluna: Ana Paula Savassi
Aluna: Ana Paula Savassi

2- Alongamento lateral (criando espaços para o bebêWinking
Sente-se confortavelmente mantendo a coluna ereta. Deixe os braços na lateral do corpo. Eleve apenas o braço esquerdo para o alto e alongue como se fosse tocar o teto. Desça o tronco para o lado direito mantendo o alongamento. Depois, volte devagar. Faça o mesmo com o braço direito, e repita para os dois lados.

NamaskarYoga - Foto: Adriana Vieira - cedida pela gestante Lari Saba
Foto: Adriana Vieira - cedida pela gestante Lari Saba

3- Postura do Gato - Mayurasana  (fortalecendo a coluna)
Fique em quatro apoios. Deixe a coluna paralela ao chão. Inspirando leve o queixo em direção ao peito e alongue a coluna para o alto. Exalando relaxe a coluna e olhe para a frente a para o alto, como se fosse um gato se espreguiçando. Descanse e repita mais cinco vezes.

NamaskarYoga -Foto: Adriana Vieira - cedida pela gestante  Beatriz Von Kruger<br />
Foto: Adriana Vieira - cedida pela gestante  Beatriz Von Kruger

4-    Ponte da Ponte - Setu Bandha Sarvangasana  (fortalecimento pélvico, pernas e coluna)
Deite a coluna no chão e flexione os joelhos mantendo os pés firmes no chão e abertos na largura do seu quadril. Deixe os braços alongados no chão, na lateral do corpo. Inspire com a coluna ainda lá no chão e ao exalar você faz a força dos pés contra o chão elevando seu quadril até uma altura confortável para sua coluna. Sinta pernas e glúteos firmes. Permaneça entre 4 a 6 segundos com o quadril no alto e depois desça devagar desenrolando a coluna, sentindo cada vértebra, desde a nuca até o quadril sendo recolocada no solo.
Repita mais cinco vezes a ação, conscientemente.

NamaskarYoga - Foto cedida pela gestante Elizangela Freire
Foto cedida pela gestante Elizangela Freire

5- Relaxando profundamente:
Deite-se sobre a lateral esquerda do seu corpo. Encontre uma maneira de ficar bem confortável e então não se mexa por alguns minutos. Volte a perceber sua respiração e mantenha a mesma contagem inicial. Inspire em três e exale em quatro tempos. Depois, tente estender a exalação, inspirando em três e exalando até seis tempos, mas você precisa sentir-se confortavelmente exalando longa e profundamente.

NamaskarYoga - Foto cedida pela aluna Patricia Graccho Simões<br />
Foto cedida pela aluna Patricia Graccho Simões

Adriana Vieira – Instrutora de Hatha Yoga especializada em Ioga Pré-Natal e em Parto Ativo. Educadora Perinatal e Doula, acompanha gestantes durante o trabalho de parto e no pós parto. Especializada em massagem Garbhini Abhyanga (para gestantes) e Shantala (massagem em bebêWinking.
Idealizadora do site: www.namaskaryoga.com.br e da Roda de Mães da Baixada
Próximos cursos Namaskar Yoga vc confere AQUI
*Técnicas de yoga para “casais grávidos”- A Caminho do Parto =  17 agosto 2013
* Shantala - massagem em bebês = 14 setembro 2013

Cursos
Clique AQUI para ler os relatos de Parto de alunas Namaskar Yoga
Blog

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus