F L X G Instagram

Yoga pós-parto: recuperação com diversão!


Depois do parto, seja ele normal, natural ou uma cirurgia cesariana, as mamães logo querem voltar à mesma forma que tinham antes de engravidar! Mas assim como o bebê levou nove meses crescendo e todo seu organismo também foi se adaptando ao novo momento lentamente, a volta à forma também leva alguns meses, tanto interna, como externamente (esteticamente).

NamaskarYoga Shantala

Mamães que optaram pelo parto normal podem voltar a praticar Yoga após um mês. Isso mesmo! Quatro semanas é o tempo necessário para que a mulher possa praticar novamente. Já as mulheres que passaram pela cesária devem aguardar entre dois e três meses, e obter a liberação do médico para a prática física, seja ela qual for.
As aulas pós-parto podem ser feitas com e sem os bebês! O meu conselho é que tragam os bebês, já que a maioria das mães ainda está de licença maternidade. Isso é de extrema importância para ambos. Durante a prática, os asanas (exercícios psicofísicos do yoga) são adaptados para que a mulher possa ir reiniciando juntamente com os bebês. Eles devem já estar mais durinhos (ou seja, entre dois ou três meses). O mais importante é que ambos estejam bem para curtirem as aulas. A duração é de uma hora, e contém exercícios de alongamento, fortalecimento do assoalho pélvico, que sustentou o peso do bebê durante os nove meses de gestação, trabalho do core, ou seja, o centro do corpo (abdômen e coluna lombar) e claro, uma dedicação maior a toda coluna, pois durante o período de amamentação é importantíssimo manter-se ereta, de peito aberto, para que não haja problemas futuros. Com a coluna fortalecida, você terá menos dores e uma respiração melhor, o que influenciará num melhor bem-estar e humor! Ombros caídos e curvados à frente geram tristeza e depressão. Por falar em depressão, estudos feitos no Canadá comprovam que as praticantes de aulas com bebês e em grupos pós-parto, que se sociabilizam, dividem suas dúvidas, trocam informações e se exercitam, sofrem menos de depressão pós-parto! É importante frisar que as aulas aconteçam em ambientes arejados, frescos, sem barulhos, e sim, com um odor agradável, música relaxante e tranquila. Yoga significa união, e o yoga pós-parto, ou baby yoga traz essa religação entre ambos: mães e bebês num momento especial e somente para os dois:
Aulas de Baby Yoga para mãe e bebês juntos:
 terça-feira, 'as 18h30 . Av Ana Costa, 388 (Gonzaga)
Adriana Vieira é instrutora de Yoga e doula, especializada em Yoga Pré-Natal e Yoga para Crianças.
Fone: (13) 9787-6693
E-mail: yoga@adrianavieira.com.br

newsletter Namaskar YogaNewsletterClique para receber nosso newsletter

blog comments powered by Disqus