F L X G Instagram

O Yoga previne má postura fetal:

- Duas especialistas neozelandesas em gestação revelam que os exercícios de Yoga são ferramentas eficazes para evitar que o bebê se posicione no útero com o dorso à direita, situação que pode levar a partos difíceis e demorados, e diante da qual a maioria dos médicos acaba optando pela cesariana.
A parteira Jean Sutton e a orientadora pré-natal Pauline Scott observam que, nas últimas décadas, verifica-se um crescimento nos índices de partos com bebês nesta à má posição ( mais de 50% dos casos) e, após vários estudos, concluíram que isso se deve má postura da mãe moderna, que passa várias horas diante do computador, dirigindo e assistindo TV em sofás confortáveis, sentada coma a região lombar projetada para a frente ( o que fica em contato com o encosto da cadeira ou sofá é apenas a região dorsal) e, muitas vezes, com os joelhos elevados acima da altura da região pélvica. E isso sem falar no índice de sedentarismo atual, que contribui para o problema.
Sutton e Scott alertam que a gestante precisa ficar muito atenta à sua postura ao longo da gravidez, principalmente nas seis semanas que antecedem o parto. Dessa maneira, podem levar à condição que elas denominam de Optimal Foetal Postitioning, que seria a posição fetal perfeita para o nascimento.
Para reverter esse quadro, as especialistas indicam – entre outras ações – a prática do YOGA. Os exercícios de Yoga colaboram para a conquista e manutenção da boa postura da gestante. Assim, as gestantes que pratica Yoga durante a gravidez ( e não apenas nas últimas semanas) têm muito mais chances de evitar o mau posicionamento do bebê no útero. O resultado da boa postura não beneficia apenas a hora do parto, mas ao longo da vida e na recuperação pós-parto. Mulheres que tendem a projetar a lombar pra frente costuma ficar, apos a chegada do filho, com a barriga saliente.  Postura é uma questão de saúde e de estética, afirma a publicação.

*** Trabalho das especialistas está publicado em: SUTTON, Jean & SCOTT, Pauline. Understanding and Teaching Optimal Foetal Positioning. New Zeland: Birht Concepts, 1995


blog comments powered by Disqus