F L X G Instagram

Uma conversa sobre meditação

- Ultimamente muita coisa tem se falado e escrito sobre meditação.  Mesmo assim muitas 
dúvidas  ainda ficam,  por  ser este um tema que não fez parte do nosso “currículo” de vida. 
Lemos, lemos e lemos e ainda perguntas  ecoam em nossas mentes. 
É  importante  saber, por exemplo, que  quando nascemos a meditação já está em nós. O que    acontece  é que vamos perdendo o contato com nosso interno,  às vezes meditamos e nem sabemos, não percebemos  porque estamos mais acostumados a usar a razão, e não nos apercebemos do que é mais sutil. 
Ninguém ensina você a meditar, e sim facilita o encontro do seu próprio caminho,  ajudando você  a entrar em contato com algo que você já tem.
Não existe uma prática  boa para todos, é preciso que cada um avalie qual lhe é apropriada, depois persistir vencendo os obstáculos, procurando ser fiel em seus propósitos.  Para isto existem técnicas que podem ajudar  você  a  superar as “armadilhas” colocadas pela sua mente para  impedir seu sucesso nesta jornada.

Precisamos também saber que meditação e relaxamento são coisas diferentes. Ambas são boas, mas diferentes.

Meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta, não é apenas uma técnica ou disciplina para simplesmente  permanecer quieto, ou ainda algo religioso ou científico.
Na meditação é necessário  esforço para reeducar primeiro os sentidos e depois a mente, aumentando sua capacidade de concentração. 
Meditar é aquietar a mente, esvaziando-a de pensamentos que nos distraem e que impedem sua estabilidade, e é com esta estabilidade que desenvolvemos a atenção interior, essencial para uma vida mais tranqüila e estável. É por meio do pensamento concentrado que organizamos nossa vida, dirigimos nossa vontade, enfim nos posicionamos no mundo.

O “não fazer” nos prepara para o que deve ser feito.

A única maneira de realmente entendermos o que significa meditação é... meditando.
Então procure tirar todas as suas dúvidas e sucesso!

Maria Cecília de P. Mazzetti


Naturóloga, instrutora de práticas meditativas

formada pela Associação Palas Athena - SP 
Pós graduanda em Psicologia Transpessoal pela
Facis- SP


blog comments powered by Disqus