Relato de Parto - Thaísa + Felipe = Alice (04-10-13)
Meu relato de parto (por Thaísa)
Minha barriga estava enorme e não aguentava mais ouvir os famosos comentários: e esse bebê.. nasce quando? Já passou da hora! E eu respondia: já já nasce… ainda tem tempo… rs rs, com toda calma do mundo, e eu realmente estava tranquila, pois tinha plena confiança na minha “equipe de parto”: meu marido Felipe, minha doula Adriana Vieira, minha médica Dra. Izilda Pupo, Deus acima de tudo e minha pequena Alice, que eu já tinha certeza ser corajosa e determinada que nem a mamãe…
Desde o começo da gravidez eu sonhava com o parto natural, graças a minha mãe que sempre me incentivou e disse que seria o melhor para mim e para minha filha e também pelos conselhos e ensinamentos valiosíssimos da Adriana Vieira, através de livros, filmes, conversas, exercícios e aulas de yoga, estava decidida: queria meu parto natural !
Quando completei 38 semanas já tinha começado a ficar um pouco ansiosa e já me imaginava com a minha bebê no colo. Mas com 39 semanas a ansiedade aumentou e um dia depois assim que o Felipe saiu para trabalhar, por volta das 22 hs (desde o começo nos sabíamos que ele estaria trabalhando no turno da madrugada quando a hora chegasse rs rs.. ) como de costume, na hora de dormir, comecei a conversar com minha bebê e disse que ela poderia nascer quando quisesse, que estava tudo pronto e que iria ficar tudo bem com a gente e que seria muito amada por todos! Acariciei minha barriga e me emocionei, chorei de alegria, como se pressentisse que a hora estava chegando…
Deitei e fiquei assistindo TV, esperando o sono chegar, se passaram 20 minutos e comecei a sentir uma cólica, uma dorzinha chata no pé da barriga, mas até entao, achei que tivesse com dor de barriga, afinal para mim, sentiria as dores das contrações nas costas, na região lombar… e a dor continuou, resolvi levantar e fui ao banheiro, realmente estava com dor de barriga… voltei para a cama.. e a dor continuou, fui novamente ao banheiro, voltei para a cama…e a dor continuou.. resolvi contar os intervalos, eram de 3 em 3 minutos.. bom.. comecei a pensar que minha bebê iria nascer.
Liguei para o Felipe, mas disse que esperasse, que não precisava voltar pra casa ainda, pois achava que ainda iria demorar para nascer!!! rs rs …
Como era quase 23h não quis incomodar a Adriana e resolvi escrever uma mensagem no celular.. bom… a cólica foi ficando chata e eu não conseguia mais levantar da cama, resolvi ligar para Adriana, que só de ouvir minha voz pelo telefone falou: a hora tá chegando… tenta tomar um banho quente e relaxa…liga para Dra Izilda e vai me mantendo informada de tudo que está sentindo. As dores nao paravam de jeito nenhum, não conseguia me mexer na cama e já estava ficando nervosa por estar sozinha em casa… liguei para Dra Izilda que me mandou ir para o hospital…mas eu liguei para o Felipe e pedi para ele voltar para casa urgente, liguei também para minha mãe que mora perto, meus pais e ele chegaram em casa juntos… fomos para o hospital e lá chegando já estavam me esperando a Adriana e a Dra.. rs rs.. dizendo que eu havia demorado !!!
Graças a Deus o hospital estava vazio e a equipe permitiu que fossemos para o quarto… eu, meu marido, minha mãe, a Dra e a Adriana.. tudo que eu queria era parir sossegada, longe daquele centro cirúrgico gelado e dos olhares de pessoas que nunca tinha visto na vida.
Estava com contrações de 3 em 3 minutos e 3 cm de dilatação… bom…era só esperar !
E lá ficamos.. curtindo o momento. Se estava com dores?? muitas dores !! Mas não era o fim do mundo, como havia tanto escutado !!! Eram dores suportáveis e só de pensar que logo estaria com minha filha nos braços, lá estava eu pronta para receber outra contração !! A cada contração, abraçava meu marido, que me segurava e me incentivava com todo carinho .
A Adriana me colocou na bola embaixo do chuveiro, fez massagens, conversou, me tranquilizou, me falava o que sentiu no parto dela, que tudo aquilo que estava sentindo era normal..que iria passar…
Dra. Izilda colocou música para eu ouvir, elas passearam comigo no corredor do hospital, sempre em movimento….o Felipe me segurava a cada contração.. minha mãe me dava força, me limpava, me dava água….todos estávamos muito juntos.. muito confiantes !!!
Aguentei a madrugada toda e lá pelas 05h da manhã a Alice estava pronta para nascer, apesar de minha bolsa nao ter estourado, já estava com 10cm de dilatação, então a Dra. estourou a minha bolsa e logo entramos no expulsivo.. comecei a fazer força para ela nascer, e nada… sabia que ela estava grande, que ia dar trabalho… rs rs .. mas nada… as contrações começaram a espaçar e eu estava exausta… não aguentava mais fazer força.. a Adriana sempre me lembrando da respiração, dos exercícios, dizendo que faltava pouco.. mas eu realmente não aguentava mais, queria dormir de tão cansada !!!
Falei que não aguentava mais.. mas o Felipe falou: você se preparou tanto, você vai conseguir ! A Adriana falou: eu sei o que você está sentindo.. eu senti tudo isso.. aguenta firme, vai passar, falta pouco, o pior já passou !!!
A Dra. Izilda me levou para sala de pré parto e falou: calma gatinha (sempre muito carinhosa !!!) .. vamos tentar de novo… como as contrações tinham espaçado, tive que tomar ocitocina, mas confesso que as dores não aumentaram em nada, pelo menos eu nao senti..rs rs …. enfim… lá pelas 09h30 da manhã ela coroou e o Felipe já começou a chorar em ver a cabecinha dela, sentiu o cabelinho e falou pra mim: agora vai!!!
Adriana colocou minha mão na cabecinha dela e eu senti e aquilo fez com que minhas forças se renovassem… e eu estava mais que animada em parir !!!!
Ele de um lado, a Adriana de outro e a Dra. na minha frente.. vamos Alice nasce, nasce, nasce… me lembro da Dra. falando para o Felipe: fala pra ela nascer papai, tá na hora…a mamãe ta cansada rs rs …
Segurei firme nas mãos do Felipe e da Adriana e enfim, após muita força… ela nasceu !
Alice nasceu às 10h06 da manhã, com 3,635kg e 49,5cm.. linda, gorda, veio direto para mim, cheirei, beijei, conversei, coloquei ela no seio, sugou, tiramos fotos, o papai cortou o cordão …o pediatra veio buscá-la, pedi pra deixar ela comigo mais um pouco… e juntos curtimos nossa filha.. momento único.. sem palavras !
Apesar de ter feito os exercícios para o períneo com o epi-no nas últimas semanas da gravidez, precisei de um “pique” na hora, ardeu bastante, mas eu já estava no auge da partolândia e só queria saber dela nascer logo !!! Foram 3 pontinhos e não incomodou muito para cicatrizar.. hoje está tudo normal e como era antes !!
Jamais duvidei que seria capaz de parir, tudo que li e aprendi durante a gravidez me deram muita confiança para seguir em frente e esperar pela minha filha, da maneira mais natural possível, com pessoas lindas e competentes ao meu lado… meu parto normal foi lindo !! Apesar de não ter sido natural, como tanto sonhava, acredito que foi o melhor para mim, e já comecei a me empoderar para o próximo… rsrsrs… quem sabe daqui há uns 2 anos…
Meu marido pariu comigo e disso eu tenho muito orgulho !!! Esteve ao meu lado em todos os momentos e isso me tranquilizou demais ….juntos nós recebemos nosso maior presente de Deus: nossa pequena Alice !!!
Obrigada Adriana e Dra. Izilda, por toda paciência, dedicação, carinho e compreensão !!! Juntas, como nossas doula e médica, além de amigas, é claro, fizeram toda a diferença em nosso parto e esse momento lindo será sempre inesquecível em nossas vidas !!!
Thaisa, Felipe e Alice
* Para assistir esse e outros relatos de parto vc pode clicar aqui e ver os vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=iAuMas9tuGc&list=UUmw6qs_BAJsvsI0Um_YWgnw
* Para ler mais relatos de parto, clique AQUI:
http://www.namaskaryoga.com.br/blog/files/category-relatos-partos.php
* Aqui você confere todas as datas das próximas Roda de Mães e Pais da Baixada (encontro mensal e gratuito)
http://www.namaskaryoga.com.br/index.php?id=78220947119
* Assista as Rodas via internet: http://www.namaskaryoga.com.br/webcast/webcastYOUTUBE.html