"Parto adequado" acontece no hospital São Lucas em Santos - nasce Laura
Em Santos, no hospital São Lucas, nasce Laura, dia 26 de junho, de tarde, e ela é a primeira bebê a inaugurar um novo sistema de parto, chamado “adequado”, que faz parte de um grande programa encabeçado pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS, bem como o hospital israelita Albert Einstein, com o propósito maior de diminuir o número de cesárias abusivas e desnecessárias, já que nosso país é campeão nesse processo de parto cirúrgico.

Visando baixar essas taxas e em prol de melhores nascimentos, 42 hospitais foram escolhidos pra fazer parte desse projeto. Apenas um em Santos.
O objetivo é mudar o atendimento á gestante e a maneira de nascer, permitindo que os bebês possam nascer em quartos adequados para um parto normal, bem como permitir a permanência do companheiro o tempo todo durante o trabalho de parto, e ainda após o nascimento, que se incentive o contato pele a pele mãe e bebê, e amamentação.
O projeto envolve ainda a adequação de recursos humanos para a incorporação de equipe multiprofissional nos hospitais e maternidades; capacitação profissional para ampliar a segurança na realização do parto normal; engajamento do corpo clínico, da equipe e das próprias gestantes; e revisão das práticas relacionadas ao atendimento das gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.

Santos - Hospital São Lucas
Em Santos já tivemos o primeiro parto normal acontecendo numa sala de parto adequado.
A obstetra responsável pela coordenação desse projeto, na Baixada, Izilda Pupo foi a responsável também por esse primeiro parto, que aconteceu sexta-feira, 26 de junho com sua paciente, Patrícia Curado que aguardava ansiosa pra ter sua primeira filha de maneira natural e com sua família por perto.
Laura nasceu assim, no quarto, depois que mãe e pai ficaram durante todo período do trabalho de parto juntos, com o apoio e orientação da doula, Adriana Vieira, que pode utilizar vários utensilios ideias para esse processo chamdo tp- trabalho de parto, que foram: bola suíça, banqueta de parto, essências e aromaterapia, massagens, banho etc. Tudo esta a disposição.

A médica teve toda liberdade para poder aguardar a bebê nascer naturalmente, e contou com uma equipe que incluia enfermeiras e técnicas de enfermagem, que estão capacitadas para o parto normal ou natural.
A enfermeira chefe do hospital, Vera Muto e a enfermeira Rafaela Brambilla participaram também desse grande momento e incentivaram desde o início esse projeto inovador, bem como o diretor clínico do hospital, Marco Cavalhero que desde o início da ideia desse projeto sempre foi grande incentivador, e agora comemora: “queremos sempre melhorar e inovar e com o apoio de obstetras e pediatras capacitados e toda equipe de enfermeagem e técnicas, vamos dar o melhor atendimento aos casais grávidos e gestantes que por aqui passarem”Izilda Pupo confirma: “temos um grande grupo de médicos aptos a fazer o parto adequando em Santos e somos um grupo destinado a colaborar com nascimentos amorosos, essa é nossa missão e faremos tudo pra conseguir com que os partos sejam sempre o melhor para o trio, mãe, pais e bebê”.
Leia aqui o relato de parto de Patrícia Curado, que teve a Laura, e foi a primeira gestante a dar á luz no quarto chamado PPP - pré parto, parto e pós parto - já instalado no Hospital São Lucas em Santos
“ Sempre acreditei que ter um filho de parto normal era o mais adequado, o
mais "normal”, aquele ir de acordo com a natureza do ser humano, mas
realmente não é a coisa mais fácil do mundo, quando todo mundo acha
estranho, errado e perigoso.
Não foi fácil ultrapassar todos os
preconceitos, todas as criticas e medos, mas, por eu sempre acreditar
que estava fazendo o melhor para o meu corpo e principalmente para a
saúde da minha filha, é que sabia que essa deveria ser a minha escolha.
Todo esforço da minha parte seria em vão, se eu não tivesse encontrado
no meio do caminho, pessoas que acreditam na humanização e têm toda a
experiência, paciência e amor naquilo que acreditam e fazem.
Laurinha nasceu de parto normal e foi diferente literalmente de tudo
daquilo que eu imaginava. Tive o privilégio de contar com a estrutura e
equipe adequada do hospital São Lucas, da assistência maravilhosa de
pessoas como a dra. IIzilda Pupo, Adriana Vieira e Rafaela Brambilla
sem as quais, tenho certeza, que eu não teria conseguido sozinha,
pessoas iluminadas, que me deram força até fim, quando eu mesmo achei
que as minhas forças eram inúteis ou tinham se acabado.
Agradeço
imensamente a toda a equipe do hospital São Lucas envolvida na minha
jornada, a sala de parto adequada e preparada, que me acolheu tão bem,
bem como todos do espaço Namaskar Yoga, Juliana, Rosa e Enrique Fernandes que me incentivaram e orientaram nestes últimos meses. Obrigada a todos". Patricia e Laura.
Leia o relato de nascimento de Laura, no blog Amor de Mães, de A Tribuna:
SAIBA MAIS sobre o projeto Parto Adequado: AQUi
Parto Adequado: ANS