Relato de amamentação por Janayna Mendes, mãe de gêmeas

No mês de maio, tivemos nosso encontro mensal e gratuito sobre aleitamento materno, com a enfermeira Sandra Abreu, do anjos do leite, que atua na Baixada Santista, dando consultoria em aleitamento para as mães. Ela veio participar gratuitamente da nossa Roda de Mães com bebês, e ensinou muitos detalhes para que as mães possam amamentar com muito mais tranquilidade e facilidade, e falou ainda sobre alguns mitos e deu boas dicas para a pega correta do bebê, dicas pra quando o leite desce, falou sobre a importância do colostro e o que as mães realmente precisam ter pra uma boa amamentação: tranquilidade, paciência, autoconfiança e pessoas ao redor que ajudem a apoiar o aleitamento.

Fotos by Henrique Teixeira

Nessa mesma tarde de terça-feira, tivemos uma convidada mais do que especial, que veio relatar sobre sua amamentação. Janayna Mendes, mãe de três filhos, veio ao Namaskar Yoga, dessa vez para falar sobre suas experiências de aleitamento, e com as gêmeas.

Confira aqui alguns detalhes de seu relato de amamentação - por Janayna Mendes

Meu nome é Janayna, tenho 34 anos e sou mãe de 3 filhos. O meu primeiro filho, Pedro Henrique, ganhei aos 19 anos. Sempre sonhei em ser mãe e amamentar os meus filhos. O Pedro Henrique mamou até quase 6 meses. Durante anos vivi a ilusão que ele, um bebê de 5 meses decidiu e desmamou sozinho e essa minha “verdade” me confortou por anos. Hoje tenho total consciência de todos os fatores que eu proporcionei para o desmame precoce. Por conta do meu despreparo segui conselhos errados… O Pedro Henrique chupava chupeta, porque afinal isso acalma o bebê, além disso como muitos falam, menino é mais esfomeado e o meu leite não dava conta… então eu dava mamadeira à noite para ele dormir a noite toda… Como eu voltaria a trabalhar o bebê tinha logo que se acostumar com outros alimento. Foi pensando assim, que com 4 meses, comecei a dar água e chá e aos 5 meses frutas amassadas. Resultado: com quase 6 meses ele desmamou… Hoje sei que tudo que fiz pensando ser o melhor para ele, na verdade foram uma coleção de erros…

Mas Deus foi dão generoso comigo que aos 30 anos engravidei novamente. Só que agora Gêmeas !!! Sim duas lindas meninas, Sofia e Pietra, que hoje estão com 3 anos e meio. Já com mais maturidade fui buscar conhecimento. Mesmo assim ao montar o enxoval cheguei a comprar mamadeiras e chupetas, pois ainda acreditava que com gêmeas não seria possível a amamentação exclusiva. Mas tudo mudou na primeira consulta com a pediatra, ela me deu toda a base que eu precisava para amamentar exclusivo as minhas filhas. Claro que foi difícil, afinal amamentar exclusivo requer muita dedicação e principalmente conhecimento para que você tenha argumentos com todas as pessoas a nossa volta que sempre vão dar “conselhos” ou dizer que o nosso leite é fraco. As meninas mamaram EXCLUSIVO até quase 8 meses, sem nem chupeta e estão no peito até hoje !!! Eu optei por respeitar o tempo delas em tudo, então as mamadas sempre a livre demanda, hora só uma, hora as duas juntas. E assim com a vinda das meninas descobri tudo que fiz de errado com o Pedro Henrique e pude me redimir agindo o mais correto possível com elas. Hoje me orgulho em servir de inspiração para que outras mães amamente exclusivo seus bebês. Durante muitos momentos no primeiro ano de vida delas eu me senti insegura… achava que não iria dar conta… cheguei a pensar que o meu leite estava acabando aos 3 messes… E nos picos de crescimento ??? Pensei que iria morrer, literalmente… Eu chorava desesperada. eu nunca tinha ouvido falar em saltos ou picos de crescimento, e mais uma vez a informação fez toda diferença. Com essas informações em mãos fui capaz de entender melhor as minhas bebês e a certeza que tudo seria uma fase fez com que eu me tranquiliza-se. Sim existia o cansaço físico e não é pouco, porém quando você tem as informações corretas e principalmente a consciência dos inúmeros benefícios que você e somente você pode proporcionar ao seu bebê com a amamentação exclusiva e prolongada, todo o resto fica pequeno.

Quer contar sobre seu relato de parto ou de amamentação, escreva pra gente: info@namaskaryoga.com.br 

ou deixe seu comentario aqui abaixo!