Os três hots - indução natural ao parto: banho, pimenta, sexo e chá

A gravidez dura em médica 9 meses, ou 40 semanas, ou ainda 10 luas, que é igual a 280 dias. Isso deve ser bem entendido: EM MÉDIA!!! Não há uma data realmente correta para o bebê nascer, pois em alguns países da Europa, o calendário gestacional vai até 42 semanas, enquanto que aqui no Brasil chega apenas até 40 semanas.

Isso tudo é muito cultural mesmo! Aqui há sempre muita pressa em ver o bebê nascer antes de 40 semanas, e precisamos entender que isso não é uma regra, e sim, está sendo imposta por uma cultura que preconiza cesarianas eletivas. Então, o que vejo por aqui é um stress tremendo em relação ‘a gestante que chega 'a 40, mas não deveria acontecer.

A gravidez pode sim chegar a 41, 42 e até 43 semanas. 

*Leia mais sobre parto prolongado AQUI e AQUI também

Mas vamos lá! Hoje vou dar umas dicas que aprendemos como doulas, pra que possamos induzir naturalmente o trabalho de parto, mas se quer saber no que acredito e vejo na minha experiência: o bebê só vai dar sinal que quer nascer, quando estiver totalmente pronto, isso é, assim que o pulmão dele está pronto (após 38 semanas) ele vai mandar sinal na corrente sanguínia materna e então, o trabalho de parto vai começar!

Mas aqui as dicas do que podemos fazer naturalmente…e bom TP

São eles:

Hot Bath - Banho quente. Pode ser banho de chuveiro, mas a banheira ou ofuró seriam ótimas opções pra ajudar num trabalho de parto. O corpo relaxa, a mente também…coloque essencias relaxantes, como alfazema, lavanda ou até um chá de camomila na água da banheira, e fique imersa por um tempo. Cuidado apenas, se tiver tendência a pressão baixa, pra não abaixar ainda mais! Encontre um meio termo e aproveite!

Hot Sex - Sim, SEXO NA GRAVIDEZ. Se você ainda não tiver bolsa rota, ou dilatação, o sexo está liberado até o final da gestação. E isso vai ajudar a dilatar o colo do útero, pois a prostaglandina (que têm no sêmen) funciona como indutor. Se você tiver orgasmo também, sua produção de  ocitocina vai ser maior, e isso também ajuda no trabalho de parto. E o bebê agradece também, já que se a mãe fica feliz, ele também ficará.  felizinho com os hormônios que a gente secreta na hora. 

Hot Food - Comida picante. A pimenta aumenta as contrações uterinas, então, pra quem já iniciou o tp, uma grande ajuda são as comidinhas apimentadas. Vale lembrar, que quem tiver hemorródias na gestação, não deveria utilizar essa opção! Então, bom senso! 

Aqui vou dar uma dica de um chá que uso muito quando minhas queridas gestantes, doulandas, já estão em trabalho de parto, mas as contrações ainda não estão tao ritmadas…aproveite a receita e experimente! Usamos no trabalho de parto da Rosani (10-04-14)  e ela aprovou…DE-LI-CIA!!!

image

Receita:

- 250 ml de água;

- canela em pau (4 pauzinhos)

- cravo a gosto

- um pedaço pequeno de gengibre

- maçã a gosto

- chocolate ao leite ou puro (a gosto)

Eu utilizo apenas um quadradinho dos tabletes grandes (tamanho de 1 bis)

Deixe a água ferver e quando estiver borbulhando acrescente os ingredientes, menos o chocolate. Deixe ferver tudo por 5 minutos. Desligue o fogo e então deixe esfriar por 5 minutos.

Coloque na xícara que irá servir o chá e acrescente o chocolate. Assim que ele derreter, saboreie bem…e aguarde as contrações!!!

e bom parto!

image

Outras dicas que já testei e aprovei:
* massagens no pé: tem um ponto que fica cinco dedos acima do maléolo que pode ajudar a otimizar as contrações, bem como um na mão e outro  acima da fibula, que induz contrações.
- aquecer o coccix e a barriga com bolsa de agua quente ou cobertor também ajuda a manter as contrações ritmadas.
- chá de canela com gengibre. Além de delicioso, esquenta muito…até a alma! Mas só funciona se o trabalho de parto já tiver começado. é ótimo!
bom, dicas não faltam, e se tiver alguma outra, escreve aqui nos comentários pra gente aprender!!!
Obrigada
Namastê
Adriana Vieira - doula, educadora perinatal, instrutora de ioga, jornalista, mãe de Aline (23), Thales (21), Dora (8 meses). Idealizadora do grupo “Roda de Mães da Baixada”, que promove todo mes encontros gratuitos pra falar de parto, gravidez, nascimento, maternidade".