Ontem (04 de outubro) nós fomos assistir ao filme O Renascimento do Parto, que está em cartaz aqui em Santos até dia 10. Cerca de 20 mulheres, mães com bebês, gestantes e casais, alunas do espaço Namaskar Yoga, em busca de mais informações sobre o assunto: tipos de parto e o excesso de cesárias desnecessárias em nosso país.
Um filme emocionante, real e de extrema importância pra sociedade, que pode sim mudar a forma de nascer no Brasil, se tiver informações corretas e coerentes, como o longa metragem mostra.
Depois do filme, algumas de nós nos reunimos pra conversar num café ali pertinho do cinema, e então postamos algumas das frases que ouvimos no filme. Você confere algumas delas abaixo.
E pra continuar esse bate papo, nós vamos ter um encontro dia 11 de outubro, 19h30 na Namaskar Yoga, um espaço em Santos dedicado ‘a assuntos ligados 'a maternidade, e ao bem estar físico e mental, onde há encontros gratuitos todo mês para gestantes e para as mães já com bebês.
Pra participar, você só precisa enviar um e-mail para: aline@namaskaryoga.com.br ou ligue para: 3345 2680.
Márcio Garcia: “Eu lembro que quando o Pedro nasceu, a mulher foi dar banho e pegou ele igual um frango pela perna. Eu falei, “pera, pera!”, e ela “calma, eu faço isso todo dia”. Eu respondi “mas ele nunca fez. Não interessa se você faz isso 20 vezes por dia, meu filho acabou de nascer, e ele é único”. (A forma tão desumanizada como tratam os bebês, deixando de trata-lós como seres humanos e sim como um objeto, um “frango”, uma coisa qualquer me deixou muito impressionada… a colocação do colírio (nitrato de prata??) também…
Katia Greiffo: Estava falando agora com meu marido que as fêmeas dos animais que têm parto cesárea rejeitam seus filhotes. A mãe humana não faz isso pq ela se comunica.
Éllade França: Naoli Vinaver falando: “nós mulheres sabemos parir! Nós gostamos de parir!” Com aquele sotaque lindoooo. Essa mulher tem uma luz especial. Sou tiete!!!
Vânia Marques: Logo na primeira cena, quando ela disse que a filhase sentiu abandonada… Minha Sabrina ficou no colo do papai aniversariante também louvo a Deus por este momento
Carol Monnerat: "Nós somos capazes de parir, nós mulheres gostamos de parir “. Eu amo!! Sou viciada na loucura e no hormônio do parto
Carol Monnerat: Para meu marido, sem dúvida, foram as palavras do fofo e magnifico Michel Odent ..”.Principalmente sobre os mamíferos não reconhecerem suas crias se não nasceram de parto normal"
Adriana Vieira: “parto é como se fosse uma montanha, o pré-natal é a mochila e vc começa a subir, subir, e lá no final, vc sente uma caimbra e entao quer desistir, mas pensa que quer também trancsender, e entao, vai alem do seu limite e consegue ter a vista de lá da montanha, mas não a vista vinda de um helicoptero, mas aquela que VC conquistou!”
Jéssica Nigra: Chorei o filme todo…deu vontade de ter outro só pra viver essa emoção, mas antes preciso curar meus traumas de 2 cesáreas
E nessa sexta-feira, dia 11 de outubro, 'as 19h30, na sede da Namaskar Yoga, vamos nos reunir para um bate papo especial sobre o filme, em que mulheres, companheiros, avós, médicos/as, enfermeiras, obstetrizes, entre outros, virão conversar sobre o tema, pra que possamos informar cada vez mais aqueles que ainda não compreenderam a frase e o verdadeiro sentido dela" Pra mudar o mundo é preciso mudar a maneira de nascer" - Michel Odent