Roda de Pais e Mães - evento gratuito todo mês - informações e conscientização
Mensalmente a Namaskar Yoga promove um encontro para levar informações aos casais que estão grávidos, tentando engravidar e as mulheres grávidas! Nosso objetivo é esclarcer mitos e levar a verdade sobre cada tipo de parto para que o casal possa fazer sua escolha consciente!
Nossa roda de pais e mães começou a acontecer em maio de 2013 ainda na sede a av ana costa, e agora, na sede atual, no canal 4, em Santos, continua a acontecer mensalmente, geralmente toda primeira segunda-feira de cada mês!.

FOTO: Roda de Mães sobre dores do parto, com Dra izilda Pupo, Doula Adriana Vieira e a fisioterapeuta Juliana Fernades.
Os temas abordados são sempre ligados ‘a maternidade, parto, conscinteização do corpo, da fisiologia do parto, uso do epi-no, amamentação, e muito mais.

FOTO: Roda de Mães com os médicos: Marcia Rodrigues, izilda Pupo, enfermeira Sandar Abreu, Gilberto Mello e Maria Virginia - 2014
Já fizemos algumas sessões de filmes de parto, e que abordem algum tema dentro desse contexto, também ajudando a esclarecer esses temas.

FOTO: Roda de Mães com enfermeira obstetra Viviane Nóbrega
Algumas rodas são ministradas por profissionais da área da saúde e outras pelas próprias mulheres e seus companheiros, que dão seus relatos de parto. No mês dos pais foi a vez deles darem o recado, e foi bom demais!

Dia 09 de novembro temos nova roda , as 20h30, e sempre há uma aula de yoga pré-natal, que antecede a palstra, ‘as 19h15. é preciso reservar vaga, mesmo sendo gratuito, e aceitamos doações de fraldas para as crianças carentes da Cidade.

No dia 09 a Roda será com as enfermeira Vera Muto e Rafaela Brambilla, que trabalham no hospital São Lucas, local que está com um projeto intitulado: Parto Adequado. Esse projeto do governo, através da Agência Nacional de Saúde Suplementar junto com o IHI- Intitute for Healthcare Improviment e o hospital Albert Einstein, em parceria com o hospital de Santos, São Lucas. Juntos, estão implantando salas específicas para parto, onde a gestante e seu companheiro não precisam ir para o centro cirúrgico na hora do parto, caso esse seja normal ou natural. A intenção é incentivar partos fisiológicos e fazer com que esse momento seja realmente do casal, e os profissionais estejam por lá para ampaara-los, dar segurança.
Assim que o bebê nasce também, é incentivado o contato pele a pele, ficar com o pai e a mãe nesse mesmo quanto, onde o/a pediatra faz a primeiro consulta nesse mesmo local.
O primeiro parto adequado aconteceu em 26 de junho, e a obstetra que está coordenando o Projeto é a Dra Izilda Pupo. E foi com ela que aconteceu o primeiro nascimento adequado de Laura, filha de Patricia Curado e Enrique.
relato de Patricia:
“ Sempre acreditei que ter um filho de parto normal era o mais adequado, o
mais “normal”, aquele ir de acordo com a natureza do ser humano, mas
realmente não é a coisa mais fácil do mundo, quando todo mundo acha
estranho, errado e perigoso.
Não foi fácil ultrapassar todos os
preconceitos, todas as criticas e medos, mas, por eu sempre acreditar
que estava fazendo o melhor para o meu corpo e principalmente para a
saúde da minha filha, é que sabia que essa deveria ser a minha escolha.
Todo esforço da minha parte seria em vão, se eu não tivesse encontrado
no meio do caminho, pessoas que acreditam na humanização e têm toda a
experiência, paciência e amor naquilo que acreditam e fazem.
Laurinha nasceu de parto normal e foi diferente literalmente de tudo
daquilo que eu imaginava. Tive o privilégio de contar com a estrutura e
equipe adequada do hospital São Lucas, da assistência maravilhosa de
pessoas como a dra. IIzilda Pupo, Adriana Vieira e Rafaela Brambilla
sem as quais, tenho certeza, que eu não teria conseguido sozinha,
pessoas iluminadas, que me deram força até fim, quando eu mesmo achei
que as minhas forças eram inúteis ou tinham se acabado.
Agradeço
imensamente a toda a equipe do hospital São Lucas envolvida na minha
jornada, a sala de parto adequada e preparada, que me acolheu tão bem,
bem como todos do espaço Namaskar Yoga, Juliana, Rosa e Enrique Fernandes que me incentivaram e orientaram nestes últimos meses. Obrigada a todos”. Patricia e Laura.

Doula Adriana Vieira, enfermeira Meire, Dra izilda Pupo, pai Enrique, mãe Patricia e bebê Laura - parto adequado Hosp São Lucas - Santos-SP