Epi-no ajuda no preparo para o parto prevenindo lacerações
Um aparelho criado na Alemanha vem fazendo sucesso agora no Brasil, após se constatar que ajuda a melhorar a flexibilidade da vagina e do períneo, muito útil para o parto natural ou normal, para que não haja lacerações, e nem seja feita a episiotomia, prática ainda comum no Brasil, mas comprovada na Europa que não deveria ser de rotina.
Muitos médicos obstetras ainda continuam fazendo a episiotomia, ou seja, um corte na musculatura da vagina, na intenção de “ajudar o bebê a nascer”, enquanto na Europa e outros continentes, essa prática não é mais utilizada rotineiramente, apenas, realmente, em casos extremos.
Por isso, o uso desse aparelho é muito comum na Europa, onde os partos naturais e normais são maioria e o índice de lacerações naturais é baixo.
As mulheres que procuram o epi-no precisam entendar melhor a sua própria anatomia e fisiologia do parto, para que o uso do aparelho seja otimizado, ou seja, para se obter o resultado necessário.
Para isso, temos uma consulta especial, feita em particular, para cada gestante, na Namaskar Yoga, com a fisioterapeuta especializada no assunto, e que ensina cada grávida a utilizar o aparelho corretamente. Após a primeira consulta, e depois de uma semana pelo menos de uso, a gestante retorna para ver se os resultados já estão sendo obtidos.
A fisioterapeuta e acupunturista, Juliana Fernandes é quem faz as consultas e avalia o uso do epi-no. O indicado é que as gestantes comecem a utilizar o aparelho por volta de 34 semanas, até o dia do parto.
Para agendar uma consulta e alugar o aparelho é só nos enviar um Whats app:
(13) 99787-6693

Entenda mais:
A pelve é constituida por um anel ósseo (em formato de bacia), unidos por juntas e ligamentos; normalmente essa é umanestrutura rigida mas durante a gestação com a liberação de alguns hormônios e ela torna-se maleável.
Dentro dessa cavidade está a bexiga, o útero e porção final do intestino. Esses órgãos são sustentados por ligamentos e fascias. O assoalho da pelve é revestido por músculos que se contraem rigorosamente, formando uma base se sustentação para os órgãos. Esse grupo é conhecido como músculos do assoalho pélvico.
Esses músculos merecem uma atenção especial e uma preparação para a hora do trabalho de parto, para isso usamos tecnicas como exercícios de kegel, massagem perienal e um aparelho alemão chamado de epi-no.
Todas essas instruções são dadas em uma consulta com a fisioterapeuta e acompanhadas com retorno.