Adriana Vieira - Namaskar Yoga

O trabalho da doula na gestação

- DOULAS
Ser  Doula não é simplesmente uma profissão, mas sim uma vocação. A Doula só vem a somar com sua valiosa ajuda. A parturiente precisa ser ouvida e necessita de atenção nesse momento tão importante de sua vida. A Doula estará ajudando-a, acompanhando-a e permanecendo ao seu lado para que ela tenha uma experiência enriquecedora.

Doula

A palavra vem do grego, que significa aquela que serve à outra mulher, e refere-se à acompanhante de parto especialmente treinada para oferecer apoio contínuo físico e emocional à gestante e a seu parceiro durante o trabalho de parto e parto, trazendo-lhes segurança e tranquilidade.


Quem são as doulas?

São mulheres que dão suporte físico e emocional à outras mulheres antes, durante e após o parto.


O que elas fazem?

Na gestação discutem as opções para o parto e o pós-parto. Durante o trabalho de parto vão auxiliar a gestante com massagens, técnicas de respiração, posições que ajudem no nascimento do bebê, além de informações sobre o que está acontecendo, servindo às vezes de intermediária entre a gestante e a equipe médica.

Após o parto a Doula pode fazer visitas à nova família oferecendo apoio para o período pós-parto, especialmente em relação à amamentação.


O que as Doulas não fazem?

Exames, procedimentos médicos, diagnósticos, prescrições, não cuida da saúde do recém-nascido, não ausculta o coração do bebê, não tira temperatura nem mede pressão.

A Doula não é médica, parteira ou acompanhante.


Desde quando a gestante pode contar com esse serviço?

Desde que a gestante sinta a necessidade de ter com ela durante a gestação, uma pessoa para que ela possa conversar e se informar sobre os caminhos que ela pode escolher para dar á luz da forma mais humanizada possível.


Quais são as vantagens?

Além do resgate do parto natural, há outras vantagens em se ter uma Doula durante o nascimento. Um fator essencial é que a Doula pode ajudar essas mulheres a vivenciar a gravidez com equilíbrio, além do apoio físico e emocional, ela estará constantemente ajudando a gestante a dar à luz de uma forma mais tranqüila e harmoniosa.

A OMS e o Ministério da Saúde também estão revendo sua forma de pensar, apoiando intensamente a participação da Doula em salas de pré-parto e parto.

As pesquisas tem mostrado que a atuação da Doula pode:

. diminuir em 50% as taxas de cesárea

. diminuir em 20% a duração do trabalho de parto

. diminuir em 60% o pedido de anestesia

. diminuir em 40% o uso de ocitocina

. diminuir em 40% o uso de fórceps


Já foi provado que mulheres assistidas no parto por uma Doula experimentaram maior satisfação com a experiência de dar à luz, elevaram a auto-estima, sentiram-se mais positivas com seus bebês e diminuíram as taxas de depressão pós-parto.

Esse é um trabalho muito enriquecedor e prazeroso. Acredito ser uma experiência única e uma alegria muito grande, estar podendo compartilhar e auxiliar a gestante em um momento tão profundo e marcante em todos os sentidos da sua vida.

Rosely Calixto Omizu

Psicóloga  e Doula (GAMA)- CRP 06/16426


Formada em Psicologia e pelo Curso de Formação de Doulas do GAMA.



blog comments powered by Disqus