Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Historinhas de Yoga Para Crianças

- A história do ladrão:
Há muito tempo, existia um ladrão que para se sustentar só sabia roubar. Porém, andava meio cansado da sua própria vida...
Acordou numa linda manhã e decidiu a mudar de vida. Resolveu então escolher um dos preceitos éticos do Yoga para colocar em prática e mudar sua vida. E pensou: vou começar com Asteya (não Roubar) mas minha  profissão é roubar, como posso praticar Asteya? Não...é melhor eu começar por Ahimsa (não-violência), isso mesmo...mas como vou fazer isso, pois ‘as vezes, quando roubo também sou violento! Então, é melhor eu esquecer isso, e começar pela prática de Satya (a Verdade). Isso mesmo! Não vou mais  mentir! Boa idéia! 
Naquela noite, havia planejado roubar o grande e belo palácio do Sábio  Sultão. Entrou por um buraco na cerca vida do palácio e correu se  escondendo entre as imensas árvores do belo jardim real.  
Nessa mesma noite o Sultão não havia conseguido dormir e resolveu caminhar pelo jardim do palácio. De repente os dois se cruzaram sob uma enorme árvore:

Pinte o castelo do Saltão
-       Quem é você? Perguntou o Sultão? 

O ladrão nem imaginava que aquele era o dono do palácio que ele iria roubar, mas ele pensou em mentir, e lembrou-se que decidiu mudar sua vida e praticar Satya, a Verdade, e então refletiu: 

-       Droga, justamente hoje decidi não mentir mais. E respondeu ao Sultão:

-       Na verdade eu sou um ladrão e vim aqui roubar esse palácio! 
Então o Sultão respondeu: 



-       Nossa! Que coincidência, eu também vim aqui roubar esse palácio! Que  tal trabalharmos juntos? Dividiremos igualmente tudo o que encontrarmos. 
Como o Sultão conhecia cada palmo do seu próprio palácio, chegaram   rapidamente ao local onde estava o cofre real, sem que ninguém os visse. O Sultão abriu o cofre com muita habilidade e sem que o ladrão desconfiasse de quem ele era realmente! Começaram então a dividir as riquezas do cofre: milhares de moedas de ouro, centenas de colares, pulseiras e anéis valiosos, esmeraldas, rubis...até que sobraram apenas três grandes brilhantes. E então o sultão perguntou ao ladrão:
-       E então, o que faremos agora? Têm 3 brilhantes? Como vamos dividi-los?
O ladrão parou, observou e respondeu: 
-       Minha sugestão é que fique um para mim, um para você e outro para o  Sultão, já que roubamos praticamente todo tesouro dele!   
Os dois concordaram e logo estavam de volta ao jardim e então o Sultão falou: 
-       Gostei muito de trabalhar com você, e queria poder encontrá-lo novamente , quem sabe podemos fazer novas parcerias?
O ladrão respondeu: 
-       Está bem, quando quiser me envie uma mensagem nesse endereço e nos falamos. Até mais, tchau! 
Na manhã seguinte o sultão mandou chamar seu Ministro da Defesa, de quem estava desconfiado, e então disse-lhe que havia tido um sonho que  dois ladrões haviam entrado no palácio e roubado todo o tesouro, e pediu que fosse verificar o tesouro real. 
O Ministro verificou e voltou lhe dizendo: 
Vossa Majestade, seu sonho foi real. Realmente roubaram todo o seu tesouro.
E então o Sultão perguntou:
Tudo mesmo? Não sobrou nada? 
E o Ministro voltou a afirmar:
       -    Sim Majestade. Roubaram tudo, não sobrou nada de seu tesouro. 
E foi assim que o Sultão teve a certeza de que seu Ministro era mentiroso e não poderia mais confiar nele. E então resolveu dar uma chance ao seu “novo amigo”, o ladrão! E então mandou chamar o ladrão e ele foi novamente até o palácio. O Sultão o convidou para ser seu novo Ministro da Defesa, e foi assim, que aquele homem, que tinha sido um grande ladrão, não precisaria  roubar mais para viver. Então, além de Satya (A Verdade), começou a praticar também Asteya (Não Roubar) e em sua nova vida! Aos poucos foi se transformando ainda mais e passou a ser mais gentil e respeitoso com as pessoas, tornando-se pouco a pouco uma pessoa não-violenta, desenvolvendo a prática de Ahimsa.
A história conta que ele se tornou um grande Sábio, e que pessoas de regiões distantes vinham até o palácio para ouvir suas histórias!
Por isso, não importa qual o Yama ou Nyama você comece a praticar, mas o importante é começar e levar sua prática como exemplo aos outros, que vão te observando e querendo fazer o mesmo...expandindo essa propagação do BEM!
 
Texto retirado do livro: Vamos praticar Yoga? 
Autora: Maria Ester Azevedo Massola - Phorte Editora
Link:
www.phorte.com.br
Pinte o castelo do Sultão:
PDF Namaskar Yoga Pinte o castelo do

blog comments powered by Disqus