Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Gestante: Sinta os benefícios das aulas de  Yoga Pré-Natal

- A maioria das futuras mamães já sabe que para ter uma gravidez saudável é necessário ter também um equilíbrio emocional e menos stress! Por isso, as gestantes estão procurando cada vez mais o Yoga como um meio para encontrar esse equilíbrio!
Yoga Pré Natal foto: Adriana Vieira
As aulas de Yoga Pré-Natal são SIM diferentes das aulas de Yoga para “não gestantes”! E não poderiam ser iguais, pois esse momento da vida da mulher é muito especial e há um enxurrada hormonal que diferencia esse, de qualquer outro período de nossa vida!

Então, essa ideia de que “gravidez não é doença”,  realmente procede, mas é sim uma momento diferente dos demais e bem especial.

Nos primeiros 3 meses iniciais da gravidez, em que o óvulo fecundado está se fixando na parede do útero para que o processo da gravidez continue ocorrendo, não é aconselhável que a mulher faça uso extremo de sua força muscular!

Ao exagerar e se esforçar demais, os vasos sanguíneos se contraem e o sangue tem mais dificuldade de levar o oxigênio ao feto...por isso...maneire!

Se quiser praticar exercícios nessa época, use o bom senso e escolha práticas moderadas, que deixem você mais revigorada do que estafada!

O corpo físico pede mesmo um descanso maior nesse período para que todo o processo das mudanças físicas e psíquicas possam acontecer e para que o óvulo realmente se mantenha fixo!

As aulas de Yoga Pré-Natal são elaboradas levando em conta todas essas mudanças. Então, aproveite pra encontrar seu novo ritmo e curta esse momento novo...de mudanças e muitas novidades!

Vá se interiorizando...e se conectando ainda mais com o seu bebê!

Vocês merecem!

Benefícios das aulas de Yoga Pré-Natal:

As aulas têm 3 pontos principais:

1- Posturas que equilibram (física e mentalmente), pois o eixo de equilíbrio do corpo da gestante vai mudando com o passar dos dias e o crescimento da barriga;

Ex.: Garudasana (Postura da Águia); Vrikshasana (Árvore);  Talasana (Palmeira); Natarajamasama (Dançarino Real), entre outras

2- Posturas que fortalecem e alongam: toda a musculatura exigida na hora do parto vai ser fortalecida, como o períneo, assoalho pélvico, coxa interna, pernas. A alongamento também é parte importante na hora de praticar os ásanas (posturas de yoga), para que haja uma expansão (parto) e o recolhimento (pós-parto);

- Posturas que fortalecem: Uthanasana (Cócoras); Lakadi Kadhana (Cortador de lenhas); Utkasana (cócoras);  Ponte (Setu Bandha Sarvangasana)

-Posturas que alongam: Mayurasana (Postura do gato), Janurasana (Postura de joelhos); Bhadrasa (Borboleta)

3- Respiração e postura correta: a caixa torácica pode se expandir para que a entrada e saída do ar se processe melhor, trazendo assim mais oxigenação para o feto. Uma postura correta melhora as dores na coluna e facilita a respiração, trazendo bem-estar para ambos!

Posturas que abrem a caixa torácia: Gamukhasana (Cara de vaca); Purnasana (Postura do arco); Meia Lua, e respirações como a da vela.

Há ainda as posturas que melhoram a digestão, a circulação, enjôos, azias, e o metabolismo.
E outras para o serem feitas durante o trabalho de parto!

Cada postura é ensinada em seu tempo correto.

Lembrando sempre que ao final de toda aula deve haver uma relaxamento com visualizações  (mentalizações) para que a mãe e o bebê sintam-se revigorados após a prática e ainda mais conectados!

Atenção: ao deitar-se em Shavasana (postura em ponto morto) a gestante deve ficar de preferência do lado esquerdo, para que haja uma melhor respiração!

É sabido que o vínculo que se forma entre os dois nessa época vai se refletir na vida futura de ambos!  Boa prática e feliz hora do parto!

***ATENÇÃO:  Gestantes não devem fazer posturas invertidas, torções fortes, e não devem reter o ar durante os pranayamas (exercícios de respiração), nem deitar-se em decúbito ventral.

Saiba mais sobre  nos ícones: ”Yoga Pós-Parto” ,  “Baby Yoga”  e “Pesquisas”

Namastê!

Adriana Vieira – Instrutora de Yoga em Santos, S.P, com especialização em Yoga Pré-Natal pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e Escola Carmen Perez. Doula certificada.
Pós-graduada em Hatha Yoga pela Uni-FMU (2005), praticante de Yoga há 18 anos. Jornalista, tradutora, casada, mãe de dois maravilhosos filhos e filha de duas preciosidades!



blog comments powered by Disqus