Adriana Vieira - Namaskar Yoga

Aulas de Yoga para Crianças

- Yoga para Crianças
É plantando uma nova semente que poderemos ver no futuro brilhantes arbustos...fortes, donos de si, mas com flexibilidade pra lhe dar com os imprevistos e frustrações naturais da vida, pessoas com mais agilidade física e mental, e que tenham discernimento e ética!


Namaskar Yoga Jean Piaget foto: Adriana Vieira
Pois é! A palavra ética anda meio fora de moda...mas ainda tenho esperança que ela volte a fazer parte de todas as rodas e círculos de amizade...bem, amizade também anda meio esquecida...tantos afazeres, compromissos de trabalho...

e os amigos ficam para os finais de semana, ou pior, ficam pra ....quando der!!!

Bom, mas se começarmos desde cedo mostrar o que é  ética (e não apenas falar, falar...) talvez nossos pequenos possam ter um futuro digamos assim, com mais ética na vida cotidiana!

E o que amizade e ética tem a ver com Yoga? Bom, tem tudo a ver!!!

As aulas de Yoga para Crianças são aulas elaboradas abordando os conceitos éticos e filosóficos do Yoga, que na verdade são conceito atuais e que servem para todos...de todas as idades!

Namaskar Yoga Jean Piaget foto: Adriana Vieira
Através das historinhas que contamos, dos jogos interativos, trabalhamos com nossos pequeninos: os asanas (posturas psicofísicas), os pranayamas (respirações) e ainda os conceitos éticos e morais....mostrando a moral de cada historinha, fazendo com que desde cedo eles comecem a se conhecer melhor, a se gostarem mais, e a respeitar as diferentes opiniões dos coleguinhas, dos professores, enfim, aprendendo a lhe dar com o futuro...as igualdades de direitos e as diferenças de opiniões, com respeito ao próximo e cultivando a amizade!

O “se conhecer mais” é algo vital para uma criança! Isso no Yoga é conhecido como  “Brahmavidya, que significa: Brhama é o Eu, e Vidya, Conhecimento!

Somente se conhecendo ela ( e nós também) começa a aceitar-se e amar-se como ela mesmo é, um ser único e especial!

As brincadeiras de estátua, duro-mole, cobra-cega....fazem com que elas percebam a diferença entre o agir e o relaxar, entre o movimentar-se e o parar, entre o inspirar e o exalar!

Eu sempre senti falta de ter uma aula na escola que me fizesse pensar e refletir mais...me entender melhor...então, espero que essas crianças crescem mais cientes de quem elas são...e do que são capazes de fazer....e que assim, possam com amor e prazer cumprir o papel delas cada vez mais e melhor, para o bem delas próprias, e de todos nós!

O amor a si próprio é fundamental para que possamos amar o próximo...primeiramente, o mais próximo...e depois...o próximo!!!

Namastê,

Adriana Vieira- instrutora de Yoga que se reencontra a cada dia, mais e mais!

blog comments powered by Disqus